fbpx
(51) 3909-7279

20/01/2022

Vale a pena o investimento em Energia Solar?

Apenas sete sistemas de geração distribuída estavam em operação no Brasil na época do estabelecimento das regras do país para a geração distribuída em 2012. Assim, os painéis solares podem agora ser instalados em residências, empresas, empresas agrícolas e outros tipos de estabelecimentos pela primeira vez graças as regras de 2012.

Para mencionar os milhões de outras pessoas ao redor do mundo que escolheram usar a luz solar como fonte de energia, o que é um número significativo. Vale ressaltar também que os recentes avanços tecnológicos reduziram o custo dos sistemas de energia solar, tornando-os mais acessíveis ao público em geral. Aliás, uma série de empresas que trabalham com energia solar foram criar para promover o uso desta fonte de energia renovável, tornando ainda mais fácil para indivíduos e empresas a aquisição do equipamento e da tecnologia necessários.

Neste artigo, vou demonstrar vocês a razão que vale a pena fazer um investimento em energia solar.

Como funciona Energia solar para casas e empresas?

A luz solar é convertida diretamente em eletricidade pela energia solar fotovoltaica, que é um tipo de energia renovável.
Isto é realizado através do uso de um conjunto de equipamentos conhecido como kit de energia solar, que é composto de dois importantes equipamentos:

• Painel solar: um painel solar é uma união de placas que recolhem a luz solar e convertem essa luz solar em energia elétrica
• Inversor fotovoltaico: um equipamento que converte a energia produzida por um painel solar no padrão que usamos em nossas tomadas elétricas e na rede elétrica.

Os sistemas fotovoltaicos são formados quando estes dispositivos são instalados em uma casa ou empresa. Devido ao fato de que estes sistemas só podem produzir energia (da melhor forma) quando expostos à luz solar direta, eles devem ser conectados à rede de distribuição local para que possam utilizá-la à noite.

É o resultado da regulamentação estabelecida pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2012 que estes créditos de energia foram disponibilizados ao público. Foram eles que tornaram possível aos consumidores economizar até 95% em suas contas de eletricidade e, como resultado, tornaram a produção de energia pelo consumidor economicamente viável.

É prática comum que todo o excesso de energia diurna gerada pelo sistema de energia solar de um cliente seja injetado na rede e calculada como créditos pelo distribuidor. Quando o mês chega ao fim, qualquer crédito remanescente é automaticamente aplicado ao consumo da rede do mês anterior. Os créditos, neste caso, são válidos por até cinco anos.

Motivos para saber se vale a pena o investimento em Energia solar

1. Obtenção de um rápido retorno sobre o investimento

Não é mais necessário mencionar que o custo da eletricidade no Brasil é extremamente alto. E a energia solar é apenas mais um fator que demonstra este ponto com uma clareza inconfundível. Hoje, o tempo médio que um sistema fotovoltaico residencial leva para pagar por si mesmo é de 4,5 anos em média. O período de retorno para as empresas é ligeiramente superior a três anos.

Tome um momento para considerar isto: um sistema fotovoltaico projetado e instalado por uma empresa de renome, a energia solar já atingiu um nível de investimento que proporciona um rápido retorno sobre o investimento. Existem poucas, se algumas alternativas no mercado financeiro que podem competir com a rentabilidade do investimento em energia fotovoltaica.

2. Prevê-se que a conta de eletricidade continuará a subir

Para começar, você sabia que o Brasil tem a quarta maior tarifa de energia do mundo, de acordo com a Bloomberg? Este fato, por si só, fornece uma justificativa convincente para considerar investimentos na geração de energia limpa. Mas vamos dar um passo adiante.

As contas de eletricidade dos consumidores em todo o país devem aumentar em média 2,42% em 2020, de acordo com as estimativas. O aumento é parte de uma consulta pública lançada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em outubro sobre o orçamento da Conta para o Desenvolvimento Energético (CDE), que é um dos subsídios pagos pelos consumidores de energia.

Dito isto, deve-se observar que se trata de um ajuste em nível federal. Além do CEEE, RGE e RGE-Sul, espera-se que as concessionárias que operam no Rio Grande do Sul aumentem suas tarifas nos próximos meses. A equação é simples de resolver: quanto maior a quantidade de dinheiro gasto em eletricidade, mais rápido será o retorno do investimento em energia renovável, certo?

Como o consumidor começa a gerar sua própria energia depois de comprar um sistema fotovoltaico, a conta de eletricidade – dependendo do tamanho do sistema instalado – pode ser reduzida ao pagamento do mínimo necessário.

3. Custos mais baixos e uma gama mais ampla de opções de financiamento

Outra boa notícia para aqueles que estão considerando fazer um investimento em energia solar. Desde a implementação do marco regulatório da geração distribuída em 2012, os equipamentos necessários para a instalação do sistema tiveram uma redução média de quase 50% no Brasil.

Como resultado, agora é um excelente momento para investir em um sistema fotovoltaico, pois o mercado prevê que os preços se estabilizem em um futuro próximo. Você quer ouvir mais algumas boas notícias? Recentemente, houve um aumento significativo no número de linhas de financiamento disponíveis no mercado financeiro. Tornar o sonho de gerar energia limpa uma realidade é agora muito mais viável. Há uma variedade de opções de financiamento disponíveis para acomodar todas as circunstâncias.

4. Aumento do valor do imóvel

Embora possa parecer impossível, há um benefício adicional ao investimento em energia solar que não deve ser negligenciado.
Uma propriedade que é equipada com energia solar vê um aumento significativo no valor de mercado. Além disso, segundo uma pesquisa feita pela empresa de consultoria imobiliária Zillow, a instalação de painéis solares em uma casa em alguns estados americanos não só ajuda a reduzir o custo da eletricidade, mas também ajuda a aumentar o valor da casa.

Por fim, de acordo com a mesma pesquisa, um sistema fotovoltaico pode aumentar o valor de uma casa em até 4,1% mais do que uma casa sem painéis solares – equivalente a um adicional de US$ 9.274 para a casa com valor mediano nos Estados Unidos.

5. Cuidado com o meio ambiente

Estamos todos conscientes de que o sol é uma fonte de energia renovável – na verdade, é a fonte de energia renovável mais abundante atualmente disponível para nós humanos. Estima-se que a quantidade de energia emitida pelo sol em um único segundo é muito maior do que a quantidade total de energia consumida pela humanidade desde o seu início na face da terra até hoje.

A conversão da luz solar em energia, que ocorre dentro das células fotovoltaicas de um painel solar, é feita de forma totalmente limpa, sem emissões de poluentes ou outras consequências ambientais negativas.

Conclusão

A Energia solar vale a pena porque oferece uma variedade de benefícios, não sendo o menor deles a capacidade de economizar até 95% nas contas de eletricidade. Além disso, este método de geração de energia tem se mostrado resistente à inflação de energia por mais de 25 anos. Como resultado, está se tornando cada vez mais comum ver este tipo de energia sendo utilizado em um número crescente de residências.

A energia Solar residencial se paga porque, além dos benefícios normalmente proporcionados por um sistema fotovoltaico, ela é capaz de suprir todo o consumo de eletricidade do residente, reduzindo simultaneamente, através do uso de créditos de energia, a conta de energia de outro imóvel sob a mesma propriedade.

Obrigado por ler este artigo sobre “Vale a pena o investimento em energia solar?”. Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.

Mais vistos

Energia Solar é sinônimo de economia

Energia solar é a chave para economizar, ser mais eficiente fazendo mais com menos e viver [...]

Energia solar no Brasil estará presente em mais de 10 milhões de telhados

O potencial de aproveitamento da energia solar é enorme no Brasil e países com grande população [...]

Por que investir em energia solar?

Com um tempo médio de retorno de aproximadamente 5 anos, energia solar é um investimento no [...]

Como funciona a energia solar

Painéis solares aproveitam a energia solar em um processo envolvendo alta tecnologia que já está disponível [...]

Supermercado Zanetti – Sustentabilidade

Supermercado gera sua própria energia com o uso de painéis solares fotovoltaicos em formato de micro [...]

Casa de Carnes Villa – Case de Sucesso

Buscar rentabilidade financeira e redução de custo fixo é o ponto motivador de decisão da Casa [...]