O assunto deste artigo é extremamente importante, pois oferece uma alternativa viável para muitas propriedades rurais, empresas e residências que desejam instalar energia solar: a diferença entre a Usina solar no solo X Usina solar em telhado. Nesse caso, você tem uma grande demanda de consumo de energia, e deseja instalar energia solar para reduzir custos, mas não tem espaço suficiente no telhado para acomodar equipamentos de energia solar.
O que você faz?
Um bom número de pessoas sentem que não é viável colher todos os benefícios de um sistema solar nesta situação. No entanto, isso pode depender do sistema que eles escolheram: Usina solar no solo ou Usina solar em telhado.
Se você deseja saber qual a melhor opção para você, então acompanhe as próximas linhas.
Boa leitura!
O que é uma usina solar no solo?
A usina solar no solo além do termo “estrutura do solo”, a usina solar no solo ambém é referida por outro termo, como “parque solar”. O princípio da usina solar no solo é bastante simples, os painéis solares ficam no chão e não no telhado da casa ou outro edifício.
Tomemos, por exemplo, uma situação do mundo real.
Imagine que você administra uma padaria, que quase certamente tem um alto consumo de energia. O que você faria?
Afinal, existem vários aparelhos elétricos que devem ser ligados em vários horários durante o dia e a noite.
Como resultado, você está considerando a instalação de um sistema fotovoltaico para a produção de energia solar, porque sabe que essa tecnologia proporciona uma produção de energia limpa, renovável e extremamente econômica. No entanto, devido à sua forma física, a padaria possui um teto minúsculo, o que impossibilita a instalação do número adequado de painéis solares que, combinados, forneceriam a quantidade de energia mais aceitável para atender a demanda.
A planta térrea é trazida especificamente para compensar a escassez de área disponível na própria propriedade. Em termos de praticidade, você pode instalar energia solar em uma propriedade localizada a poucos quilômetros da distribuidora de energia de sua região, permitindo que seu sistema seja conectado à rede pública e, assim, gere uma economia ainda maior.
Instalação no solo
Se, por algum motivo, as dificuldades descritas acima não se aplicarem ao seu imóvel, não se decepcione; você ainda tem a opção de ter os sistemas instalados em solo.
Como resultado, embora ocupe mais área, a instalação no solo é muito mais simples. Isso exige a disponibilidade de espaço, bem como a garantia de que não haverá sombra no local escolhido. A fixação dos sistemas é mais prática, requer menos perigos e permite ajustar a inclinação do sistema ao nível adequado.
Em comparação com as instalações em telhado, as instalações montadas no solo podem acomodar um número maior de painéis, tornando-as uma opção viável em áreas com alto consumo de energia. Na realidade, eles ocupam muito mais área. Para enfatizar a necessidade de atenção às propriedades do bairro, a construção de um segundo nível pelo vizinho pode sombrear seu sistema, reduzindo sua capacidade de geração de energia; no entanto, isso pode ser remediado com a realocação de parte da energia gerada. Para resumir, ambas as configurações oferecem seu próprio conjunto de vantagens.
Uma investigação será realizada por pessoas capacitadas e treinadas que irão então realizar o projeto mais adequado às suas necessidades para identificar qual será o mais adequado.
O que é usina solar em telhado?
A usina solar em telhado é uma coleção de painéis solares, também conhecidos como módulos fotovoltaicos, que criam energia convertendo diretamente a luz solar em eletricidade. Para gerar eletricidade, são utilizadas células fotovoltaicas, unidade geradora da tecnologia, para construir cada uma dessas placas. Essas células são responsáveis pela geração direta de energia através da conversão da luz solar.
Dessa forma, se você quiser usar um painel solar para gerar eletricidade, tudo o que você precisa fazer é colocá-lo sob luz solar direta, em demais equipamentos conforme citamos em outros conteúdos.
Instalação no telhado
A princípio um dos métodos mais populares é a instalação de painéis solares em telhados. Isso se deve ao fato de que não ocupará nenhuma área de circulação em seu terreno. No entanto, existem várias dificuldades que precisam ser consideradas.
A posição da instalação deve ser determinada primeiramente determinando onde a incidência do sol é maior para escolher a melhor colocação.
Devido ao peso dos painéis, é vital avaliar a integridade estrutural da cobertura depois disso.
É vital confirmar que não exigirá nenhuma modificação de curto prazo, porque os sistemas solares têm uma longa vida útil e instalá-los e removê-los para uma restauração do telhado resultaria em um preço adicional para o proprietário. Outra consideração importante é determinar se o seu telhado tem ou não espaço suficiente para instalação de acordo com os requisitos de energia da sua casa.
A quantidade de energia gerada pelo seu painel solar também é influenciada pela inclinação do seu telhado.
Esta instalação é apropriada para você depois de examinar minuciosamente todos os fatores e determinar que todos são viáveis.
Então, qual a melhor opção, Usina solar no solo ou Usina solar em telhado?
Independentemente da escolha, lembre-se de que os sistemas solares atendem aos clientes e ao meio ambiente. Portanto, esses investimentos são bons para a propriedade e para o meio ambiente. Para escolher a opção ideal, é preciso primeiro entender os objetivos e as demandas do projeto. Certamente, a economia influencia os consumidores brasileiros a produzirem sua própria eletricidade. Embora a energia solar seja um investimento de longo prazo, a economia de energia é enorme.
Portanto, os painéis fotovoltaicos são a melhor opção para quem deseja começar a usar a energia solar. Ao contrário das telhas, que devem ser colocadas durante a construção, os painéis solares podem ser simplesmente instalados em obras concluídas. Em termos de estética, os painéis solares são mais discretos que os painéis solares que se encontram no solo, mas precisam de uma configuração mais sofisticada.
Aliás, a tecnologia em empregada nos módulos solares no solo é mais versátil se compararmos com a tecnologia dos módulos solares em telhado. Assim, os módulos solares no solo podem ser montados em telhados, jardins e quintais. No entanto, as normas de construção devem ser observados para painéis solares e telhas. Bem como a instalação das peças e equipamentos exigem uma empresa especializada e pessoas treinadas.
Enfim, tanto a usina solar no solo quanto a usina solar em telhado geram eletricidade, por isso para escolher a melhor opção, é preciso considerar as características do produto, os requisitos do projeto e o seu perfil.
E ambos os métodos são fontes renováveis de energia que aumentam significativamente o valor de mercado dos imóveis. Em virtude disso, também é recomendado ter ao seu lado um empresa para auxiliá-lo na decisão “usina solar no solo ou usina solar em telhado”, pois a empresa será capaz de oferecer os melhores conselhos e orientações em razão de ter uma série de especialistas à disposição
Por fim, gostou de acompanhar este artigo sobre “qual a melhor opção, Usina solar no solo ou Usina solar em telhado?” Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.
- Sistema Solar WEG: o futuro da geração de energia limpa - 17 de dezembro de 2024
- Energia por assinatura: a nova tendência no mercado solar - 17 de dezembro de 2024
- Placas solares WEG: qualidade e inovação em energia solar - 17 de dezembro de 2024