fbpx
(51) 3909-7279

19/01/2022

Quem tem Energia Solar paga conta de luz?

Quem utiliza energia solar paga uma conta de eletricidade, mas o valor da conta é significativamente menor, com uma redução de até 95%.
Mais informações podem ser encontradas neste post!

Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que aqueles que utilizam a energia solar são responsáveis pelo pagamento de sua conta de eletricidade. Segundo eles, a geração de energia através de placas fotovoltaicas elimina completamente a necessidade de um sistema de distribuição de energia. Esta, no entanto, não é a forma como o sistema funciona.

De fato, a instalação de um sistema de energia solar pode reduzir a quantidade de dinheiro que um consumidor gasta com eletricidade. Dependendo da situação, a economia pode chegar a 95 por cento. Entretanto, como o consumidor ainda deve pagar a tarifa mínima e imposto à distribuidora, a economia na conta não chega a um zero completo.

Dito isto, esta taxa é uma quantia muito pequena, fazendo com que o investimento valha a pena e produzindo um alto retorno (entraremos em maiores detalhes sobre isto abaixo!).

Interessado em saber mais sobre como funciona um sistema de energia solar e energia solar paga conta de luz?

Então leia este artigo para saber como funciona um sistema de energia solar e, principalmente, quem tem energia solar paga conta de luz até o final!

Energia solar paga conta de luz: como funciona um sistema de energia solar?

Para que as pessoas que utilizam energia solar entendam porque devem pagar as contas de eletricidade, é necessário primeiro entender como o sistema funciona. Um dos componentes mais importantes de um sistema de energia solar projetado para consumo local é o inversor solar. O inversor solar é composto de três componentes básicos:

• Placas fotovoltaicas;
• Cabos de transmissão de energia;
• O inversor solar.

Existem diferenças entre sistemas, bem como diferentes versões de cada componente, mas o esqueleto básico da estrutura é o seguinte. Os componentes deste sistema trabalham em conjunto para gerar a energia que será consumida pelo usuário final. Bem como os painéis solares coletam os raios solares e, através de uma reação química, convertem a luz em energia elétrica para uso pelo sistema.

Entretanto, ela é gerada em corrente contínua ao invés de corrente alternada, que é o formato frequentemente usado em edifícios residenciais e escritórios. Por esta razão, para utilizar a energia de maneira normal, ela deve ser encaminhada através de um inversor solar, que a converterá no formato adequado.

Depois disso, a energia da corrente alternada é alimentada na rede elétrica.

Lá, ela é distribuída de acordo com as exigências locais e utilizada por qualquer unidade consumidora que necessite de seus serviços. Os créditos de eletricidade são criados convertendo a energia gerada pelo sistema solar e enviada para a rede elétrica em créditos que são posteriormente deduzidos da conta de eletricidade. Mesmo que o indivíduo consuma menos do que produziu, ele será obrigado a pagar uma pequena taxa.

Como a conta de luz fica depois da instalação?

A conta de eletricidade para aqueles que têm um sistema de energia solar fotovoltaica na rede é ligeiramente diferente da conta para aqueles que não têm este recurso e dependem da rede elétrica. As modificações, por outro lado, são poucas e fáceis de compreender. As principais diferenças entre os dois modelos estão listadas abaixo.

Subclasse de consumo

Se você tem um sistema de energia solar, a primeira coisa que você notará na sua conta de eletricidade é uma mudança na categoria de consumo. As pessoas que instalaram painéis fotovoltaicos são referidas na conta como “Geração Distribuída Residencial” (se a unidade for residencial, é claro). Que uma casa gera energia com painéis solares e depois alimenta o excesso de energia de volta à rede elétrica é indicado por esta subclassificação.

Taxa mínima

Além do consumo de eletricidade para o período, que é calculado em kWh, há também uma discriminação do custo da disponibilidade, que é comumente chamado de custo de disponibilidade, no campo de valores faturados.

Por estar conectado à rede e ter energia disponível a qualquer momento, o usuário é obrigado a pagar uma taxa de algum tipo. Afinal de contas, quando o sistema não está produzindo energia, a casa faz uso da eletricidade que é fornecida pela rede de distribuição, que é cara.

Dados de produção de energia

Os dados para a produção de eletricidade do sistema solar são exibidos na fatura de eletricidade.
Ele fornece informações sobre o kWh total que a unidade injetada na rede, assim como a quantidade de energia que ela utilizou.

Dados de consumo

Ao olhar o campo de dados de consumo em sua conta, você verá informações sobre a “energia injetada” que foi usada para alimentar a rede elétrica. Essencialmente, isto lhe diz quantos kWh de eletricidade gerada foram “descontados” da quantidade total de eletricidade consumida durante o mês. Considere o seguinte cenário: o sistema de energia solar de sua casa produz 600 kWh em um mês, mas a unidade consome apenas 250 kWh dessa energia.

Os 600 kWh serão utilizados no campo da produção de energia, entre outras coisas. No entanto, nos dados de consumo, aparecerá como energia injetada somente os 250 kWh, que serão deduzidos da quantidade total de energia consumida.

Saldo acumulado

Finalmente, a conta de eletricidade mostra o número total de kWh não descontados que o consumidor tem à sua disposição. Se ele gera mais energia em um mês do que consome, ele ganha créditos que podem ser resgatados durante um período de até 60 meses (cinco anos). Como resultado, se o sistema gerar uma quantidade menor no mês seguinte do que a consumida, é possível compensar com créditos dos meses anteriores.

Então, quem tem energia solar paga conta de luz?

Sim, aqueles que utilizam a energia solar são responsáveis pelo pagamento de sua conta de eletricidade. Isto é verdade mesmo que a quantidade de energia gerada pelo sistema exceda a quantidade de energia consumida durante o mês. Entretanto, será necessário pagar a tarifa mínima e impostos.

Há dois componentes para este valor: o custo da disponibilidade de energia e a taxa de iluminação pública local, mais ICMS|TUSD. Como resultado, o valor total cobrado varia de um caso para o seguinte. Quando se trata do custo de disponibilidade, os valores variam de acordo com o tipo de fornecimento de energia que foi adquirido. Um sistema de energia solar é um investimento de longo prazo que irá gerar lucros a longo prazo.

Em curto e médio prazo, o sistema pagará por si mesmo e reduzirá a conta de energia da casa. O fato da energia solar, independentemente da burocracia proposta pelos municípios, apenas agrega valor, explica por que ela é a fonte de energia que mais cresce no Brasil e no mundo. Como resultado, é fundamental compreender as especificidades e reunir o máximo de informações possíveis para entender quem tem energia solar paga conta de luz.

Obrigado por ler este artigo sobre “Quem tem Energia solar paga conta de luz?“.

Espero que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.

Mais vistos

Energia Solar é sinônimo de economia

Energia solar é a chave para economizar, ser mais eficiente fazendo mais com menos e viver [...]

Energia solar no Brasil estará presente em mais de 10 milhões de telhados

O potencial de aproveitamento da energia solar é enorme no Brasil e países com grande população [...]

Por que investir em energia solar?

Com um tempo médio de retorno de aproximadamente 5 anos, energia solar é um investimento no [...]

Como funciona a energia solar

Painéis solares aproveitam a energia solar em um processo envolvendo alta tecnologia que já está disponível [...]

Supermercado Zanetti – Sustentabilidade

Supermercado gera sua própria energia com o uso de painéis solares fotovoltaicos em formato de micro [...]

Casa de Carnes Villa – Case de Sucesso

Buscar rentabilidade financeira e redução de custo fixo é o ponto motivador de decisão da Casa [...]