Hoje em dia o mercado de energia solar e de sistemas off grid estão bem aquecidos. Ao passo que lucratividade tornou possível muitos investimentos na área de energia solar, pois há cada vez mais empresas e pessoas físicas que procuram por ações sustentáveis que ajudam no crescimento da produtividade e na redução de gastos.
Quer saber quem pode instalar energia solar? Quem são os tipos de consumidores dessa energia que proporciona tantos benefícios? Então, veja este artigo, aqui vamos tratar sobre a importância da energia solar, bem como falaremos de forma minuciosa sobre os tipos de consumidores da energia solar.
Acompanhe!
Qual a importância da energia solar?
Antes de tudo, saiba que atualmente em praticamente todos setores a procura pela sustentabilidade está tendo muito destaque.
Por isso, a procura por energia solar está sendo grande, pois ela é uma maneira sustentável de gerar energia elétrica ao mesmo tempo que é possível reduzir gastos. Além disso, a energia solar é um sistema que é capaz de ser instalado em residências, comércios e indústrias. Ao passo que o Brasil tem o vasto território que é adequado para a geração de energia solar, porque há alta incidência de radiação solar.
Aliás, os painéis fotovoltaicos que são instalados nos telhados das construções possuem a função de captar e converter os raios solares em energia elétrica. Com isso é possível conseguir nas contas de energia uma economia de algo em torno de 95%.
Outro ponto interessante sobre energia solar é que ela é uma energia limpa, que pode ser renovada e infinita.
A energia solar também é capaz de permitir comunidades suprirem suas exigências de bens de consumo elétrico, além de que a energia solar reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, como resultado, a energia solar é vista como uma das formas mais sustentáveis de produção de energia. Por fim, vale dizer que o mercado de energia solar também está em contínuo crescimento, ou seja, há boas oportunidades de emprego.
Tipos de consumidores da Energia Solar
A energia pode ser usada por uma série de consumidores bem diferentes. A seguir, veja os tipos de consumidores da energia solar.
Residenciais
A energia solar residencial significa a instalação de placas solares e de sistemas de captação de energia fotovoltaica com o objetivo de assegurar uma certa independência energética para propriedades residências, além de garantir uma economia na conta de energia. A potência da produção de energia é a grande diferença entre o tipo de energia solar residencial em relação ao tipo de energia solar voltada para indústria e o comércio.
É bom pontuar que a indústria e o comércio necessitam de muita mais potência energética do que as casas, logo, têm um sistema que pode apanhar e conservar mais energia solar.
Como funciona a energia solar residencial?
A energia solar residencial funciona fazendo uso de painéis solares montados no telhado de uma habitação e produzindo energia elétrica assim que existe a luz solar. O inversor solar faz uso dessa energia capta e mudar a corrente elétrica, ou seja, corrente elétrica deixe de ser contínua e passa a ser alternada, a fim de existir correspondência com a corrente de uma casa, assim, a energia se torna concebida para uso do usuário da casa.
No entanto, caso a propriedade residencial que tem uma placa solar produzir mais energia do que está fazendo uso, se tornará créditos para a rede distribuidora e proporcionará para o usuário um “crédito de energia”.
Comerciais
A princípio empreendimentos comerciais que buscam fazer uso de uma energia solar serão capazes de terem um benefício estratégico em relação aos concorrentes. Ora, o controle de gastos é essencial para diminuir o preço dos produtos, ampliar o lucro e deixar seu negócio melhor. Além disso, investir em energia solar acaba trazendo muito mais benefícios, pois o Brasil possui uma das tarifas energéticas mais cara do mundo e grandes cargas tributárias, que deixa a conta de energia pesar bastante.
Por isso, um bom número de negócios seja grande ou pequeno estão fazendo uso da energia solar. Para você ter uma noção disso, o grupo Claro (combinação das empresas Claro, Net e Embratel), está instalando em suas unidades de Minas Gerais sistemas fotovoltaicos. A Magazine Luiza, por outro lado, fez um anúncio na metade do ano de 2020 que 214 lojas de sua rede farão uso da energia solar.
Por fim, vale dizer que emprego de energia solar resulta em diminuição de gases poluentes, bem como ajuda a poupar recursos ligados a conta de energia das empresas.
Como funciona a energia solar comercial?
A montagem de um sistema fotovoltaico ligado à rede (On-Grid) é preciso para que haja produção de energia solar para empreendimentos comerciais. Com isso a tecnologia de energia solar é capaz de recolher a luz do sol e transformá-la em energia elétrica funcional por intermédio de uma série de equipamentos e máquinas. Ao passo que esses equipamentos e máquinas são ligados à rede de energia da propriedade e atuam ao mesmo tempo com a energia de uma empresa de distribuição de energia.
A seguir saiba como são as etapas para o funcionamento da energia solar comercial:
1. Tudo se dá início com as placas solares, que são instaladas especialmente sobre os telhados para ser capaz de captar a luz do sol da melhor forma e realizar a transformação da energia da luz solar em energia elétrica;
2. A energia que vai ser convertida pelo inversor é introduzida na rede de energia comercial e distribuída para fazer funcionar todo tipo de dispositivo elétrico conectado na tomada;
3. A energia que sobra (energia que não é usada) produzida é encaminhada pelo inverso na rede elétrica da empresa que cuida da distribuição de energia da cidade;
4. Por fim, é bom destacar que o sistema de energia off-grid atua com bateria, onde obtém a energia que não é consumida e fornece essa energia em situações em que o sistema de energia solar não está promovendo muita energia, por exemplo, no período noturno ou período com pouco incidência de luz solar.
Industriais
A indústria pode instalar energia solar e buscar energia solar muito em razão do grande aumento do consumo de energia elétrica que ela necessita (o que resulta em uma alta tarifa de conta de energia), pois por meio dessa tecnologia é possível reduzir as despesas com contas de energia e diminuir os impactos ambientais. Bem como graças ao emprego da energia solar na indústria se torna completamente viável aumentar o desempenho de forma geral em uma fábrica, por exemplo. Como resultado, é possível ampliar a produtividade de ferro e aço. Além disso, a energia solar é uma maneira sustentável e barata de aquecimento de água, ou dos mais diversos líquidos em uma propriedade industrial.
Como funciona a energia solar industrial?
A produção de energia solar industrial funciona de maneira parecida as etapas de geração energia solar em propriedades comerciais e residências, mas, é realizada em grande proporção em razão do grande porte dos sistemas fotovoltaicos e conforme as demandas do edifício. Dado isso, a instalação do sistema fotovoltaico necessita de uma boa preparação, que leva em conta questões como:
• Diminuição de gastos
• Retorno sobre o investimento
• Montagem de equipamentos de qualidade (placas solares, baterias para armazenamento, inversor solar, etc.
Logo, a instalação e o funcionamento da energia solar industrial acaba por considerar muito mais a estrutura de uma propriedade para se adequar a um sistema fotovoltaico, pois as dimensões dos equipamentos que vão ser instalados são bem maiores se compararmos com os sistemas residenciais e comerciais.
Por fim, obrigado por ler este artigo sobre “Quem pode instalar energia solar?“. Espero que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.
- Como Calcular Bateria para Sistema Solar: Guia Prático! - 7 de outubro de 2024
- Quanto Tempo Dura uma Bateria Solar: Guia de Vida Útil - 1 de outubro de 2024
- Backup de Energia: A Importância de Sistemas Fotovoltaicos - 30 de setembro de 2024