Os princípios do desenvolvimento sustentável são, o social, o ambiental e o econômico. São 3 pilares muito importantes a se ter em mente para entender de uma vez por todas o desenvolvimento sustentável, de uma maneira mais clara e organizada.
Irei focar nesses 3 tópicos e ir um pouco mais a fundo nos detalhes e tudo que envolve o desenvolvimento sustentável, que é muito mais complexo do que pode parecer, é muito importante entender e se aprofundar. Boa leitura!
O que é desenvolvimento sustentável e quais seus princípios?
Desenvolvimento sustentável é um conceito que combina desenvolvimento econômico e social com proteção ambiental.
Ele é um processo contínuo que requer planejamento, monitoramento e avaliação regular de resultados, e deve ser baseado no comprometimento de pessoas, organizações e governos.
A percepção de que os recursos naturais da Terra são finitos e essenciais para a sobrevivência de todos os seres vivos exige encontrar maneiras de impedir que a crescente população mundial esgote esses recursos.
O desenvolvimento sustentável é mais do que a proteção dos recursos naturais. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, a justiça social e econômica e reduzir a fome e a pobreza.
Alcançar esses objetivos exigirá estratégias efetivas de respeito aos limites da natureza, bem como informação, comunicação e colaboração entre os diversos atores da sociedade para tornar os padrões de produção e consumo cada vez mais sustentáveis. É preciso investir em educação, inovação e colaboração.
Como já citei no início do artigo, o desenvolvimento sustentável possui 3 princípios:
Social
O princípio social está atrelado à capital que uma empresa, uma ong, um indivíduo ou um pequeno grupo de pessoas investe para que haja esse tal desenvolvimento. Desenvolvendo ações socialmente sustentáveis.
Esse princípio também promove boas relações no ambiente de trabalho, para que gere maior boa vontade da parte dos funcionários diretamente, ou indiretamente, ligados a esses projetos sociais, ou empresas que promovem serviços que colaborem com o meio ambiente também, como a empresa Solled Energia por exemplo.
Ambiental
O princípio Ambiental é quase que “óbvio” pelo seu próprio nome. Ele está ligado a todo tipo de ação que gere algum impacto no meio ambiente, que gere um desenvolvimento sustentável na prática mesmo, e não só na parte teórica.
Podem ser ações que zelem pelo bem estar da natureza, ações em prol da economia de água e energia, isso também reverbera na economia das contas no final do mês, que pode gerar um bom retorno pra você.
Esse é o princípio que está mais ligado à parte de evitar qualquer tipo de impacto ambiental e até trazer alguns benefícios em relação à mais em relação ao desenvolvimento sustentável como um todo.
Econômico
A empresa economicamente sustentável é aquela que consegue se manter, vender, oferecer um bom serviço e estar à altura de suas concorrentes, sem explorar a mão de obra trabalhadora e, muito menos, se utilizar de um desequilíbrio de ecossistemas.
Ela deve ter condições suficientes, estar preparada de fato, para oferecer o melhor serviço, com toda a capacidade possível e, claro, toda a boa vontade possível.
A Solled Energia, que está completamente disposta e é uma das empresas que está em destaque, promovendo ações que colabora, e muito, com o desenvolvimento sustentável.
Quais são os 4 pilares do desenvolvimento sustentável?
- Desenvolvimento Social: Capital Humano envolvido para ações relacionadas diretamente, ou indiretamente, ligada ao desenvolvimento sustentável.
- Desenvolvimento Econômico: Serviço de confiança e justo, em prol do desenvolvimento sustentável.
- Desenvolvimento Ambiental: É o principal pilar do desenvolvimento sustentável, serve de base para que possa ser evitado qualquer tipo de impacto ambiental.
- Desenvolvimento Cultural: O desenvolvimento surge a partir de um espaço de diversidade de ideias e opiniões.
O que é desenvolvimento sustentável e exemplos?
Desenvolvimento sustentável significa progresso, crescimento econômico e progresso científico para proteger o meio ambiente.
Desta forma, pessoas, governos e empresas podem tomar várias medidas para evitar danos aos animais, plantas e recursos naturais disponíveis na Terra. Só assim podemos garantir o desenvolvimento tão importante para a sociedade e ao mesmo tempo condições ambientais favoráveis para as gerações futuras.
A importância do desenvolvimento sustentável é garantir que os recursos naturais sejam melhor administrados para que não se esgotem.
O uso inadequado pode levar a fenômenos climáticos irreversíveis e afetar a qualidade de vida das pessoas.
A redução do impacto ambiental anda de mãos dadas com o progresso socioeconômico. Esse conceito é importante porque engloba grandes interesses públicos, como a saúde do ecossistema e o desenvolvimento econômico.
Exemplos:
- Reciclagem de diferentes tipos de materiais: Reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha, etc.
- Coleta de lixo.
- Tratar os efluentes industriais e domésticos para que não sejam lançados em rios, lagos, córregos e mares. – Por favor, descarte as baterias do telefone, celular e de outros dispositivos eletrônicos em um local dedicado. Não descarte essas baterias com o lixo doméstico.
- Produção de energia a partir de fontes boas para o ambiente, como a energia eólica, solar e geotérmica.
- Substituição de sacolas plásticas por sacolas de papel em supermercados e lojas.
- Uso racional de recursos naturais como água (sem desperdício).
- Reduzir o consumo de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) e substituí-los por biocombustíveis.
- É adotado um método de cultivo que não danifica o solo.
- Extração de recursos minerais sem impacto no meio ambiente. Um bom exemplo é a exploração de petróleo em alto mar, que deve ser feita com muito cuidado para evitar incidentes ambientais (como derramamento de óleo).
- Extração de recursos naturais das florestas (como castanhas) sem prejudicar a flora e a fauna locais. Isso já está acontecendo nas regiões norte do Brasil, onde os trabalhadores respeitam as florestas para coletar esses recursos.
- Substituir gradativamente os meios de transporte individuais (carros particulares) por meios de transporte coletivos (metrô).
- Criação de um sistema urbano (ciclovias) que permita o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e seguro.
Qual é a importância da sustentabilidade?
A sustentabilidade é fundamental para a qualidade de vida geral em todo o mundo. Confira 10 mitos sobre sustentabilidade aqui.
Sabemos que o uso de fontes poluentes e nocivas tem piorado rios, florestas, o ar e a temperatura média da terra. Escolher um ambiente mais sustentável que não contribua para a degradação atmosférica é muito importante hoje, mas ainda mais importante para o futuro.
Além de poder melhorar a economia, os recursos limpos, principalmente da produção de energia, geralmente podem reduzir em grande medida o custo de sua produção, de modo que os recursos sustentáveis podem economizar outros recursos e o meio ambiente, evitando grandes desastres. É claro.
As pessoas e as sociedades geralmente precisam desenvolver ideias e colocá-las em prática para moldar o desenvolvimento da sociedade de maneira que não prejudique a natureza. Por isso, o termo “sustentabilidade” também é chamado de desenvolvimento sustentável. Ou seja, sustentar a economia sem comprometer os recursos naturais.
Para que uma sociedade sustentável realmente exista, todos devem agir, tanto por parte dos governos que promulgam leis ambientais rígidas e garantem a devida fiscalização, quanto por parte das instituições responsáveis pela conservação dos recursos naturais.
Além disso, nós, cidadãos, também temos esta tarefa. Desta forma, devemos plantar árvores, economizar água, reduzir o consumo excessivo, reduzir o desperdício, reciclar e muito mais.
O desenvolvimento sustentável das empresas também deve servir às empresas que aplicam as políticas.
As ações e decisões corporativas devem ser sustentáveis para garantir o futuro. Demonstrar os resultados de desenvolvimento sustentável da empresa por meio de relatórios abrangentes.
Sustentabilidade não é apenas sobre o presente, muito pelo contrário, as ações que promovemos no hoje, sejam elas boas ou ruins, irão reverberar no futuro!
O objetivo é criar um futuro em que toda a cadeia produtiva, da empresa ao consumidor, funcione da melhor maneira possível.
Dessa forma, a sustentabilidade corporativa é vista como um fator chave na tomada de decisões estratégicas no ambiente corporativo em que está inserida.
O que não é sustentável?
A sustentabilidade ecológica é baseada no uso responsável dos recursos naturais. Dessa forma, eles têm a garantia de sobreviver e serem usados pelas gerações futuras. Por isso, é importante saber o que é sustentabilidade.
As preocupações com a sustentabilidade são primordiais para mitigar os problemas ambientais.
A água potável é abundante aqui, por isso é comum não prestar atenção na torneira ao lavar a louça, escovar os dentes ou tomar banho na banheira.
No entanto, embora esse hábito cause muito desperdício de água, ele pode ser facilmente evitado ativando torneiras com sensores de movimento ou certificando-se de que as torneiras estejam fechadas quando a água não estiver em uso. A mudança é gradual e, quando você percebe, ela muda automaticamente.
O esgotamento dos recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar o desperdício é sustentável, a corrupção não é sustentável, a ética é sustentável, a violência é insustentável, a paz é sustentável.
Ar limpo e água limpa são sustentáveis, encher cidades com carros não é sustentável, transporte público e a bicicleta são sustentáveis, a solidariedade é sustentável, individualismo não é sustentável, uma cidade dominada pela especulação imobiliária não é sustentável.
Cidades projetadas para garantir que todos os moradores tenham acesso a moradias, empregos, serviços e instalações públicas decentes são sustentáveis.
Quem deve praticar o desenvolvimento sustentável?
Em primeiro lugar, como todos sabemos, a necessidade de desenvolvimento sustentável em nossas sociedades é mais urgente do que nunca. Nesse sentido, principalmente os desastres ambientais causados pelo homem abalaram nosso meio ambiente.
O conceito de responsabilidade socioecológica surgiu na década de 1990 e ganhou importância nos últimos anos. São ações que respeitam o meio ambiente e políticas que fazem da sustentabilidade um dos seus principais objetivos.
Proteger o meio ambiente é responsabilidade dos governos, empresas e todos os cidadãos.
Hoje, muitas empresas atribuem grande importância à responsabilidade socioambiental e, por isso, a mantém, devido ao crescente número de pessoas que querem contribuir com empresas que não agridem o meio ambiente e investem no comportamento social.
Qualquer pessoa que tenha ou pretenda ter um negócio em construção ou que tenha recursos financeiros para realizar a obra pode solicitar um certificado de sustentabilidade.
Algo fundamental para ajudar o meio ambiente é usar os recursos com sabedoria. Sabemos que não existem recursos infinitos na Terra. Portanto, não tome banhos demorados, não deixe as torneiras abertas desnecessariamente, não deixe as luzes acesas quando não estiver em uso, ou deixe os aparelhos ligados quando não estiverem em uso.
O desenvolvimento sustentável é um dos grandes desafios do nosso tempo, apesar de já existir há muito tempo. Principalmente no Brasil devido à complexidade enfrentada com diferentes atividades, experiências e diferentes situações na sociedade.
Por fim, se você tem interesse em conhecer mais sobre energia solar e economia? Entre em contato com a nossa equipe e confira como podemos ajudar.
- Como Calcular Bateria para Sistema Solar: Guia Prático! - 7 de outubro de 2024
- Quanto Tempo Dura uma Bateria Solar: Guia de Vida Útil - 1 de outubro de 2024
- Backup de Energia: A Importância de Sistemas Fotovoltaicos - 30 de setembro de 2024