fbpx

O impacto das chuvas no sistema solar

A energia solar fotovoltaica é uma aposta segura no Brasil, um país com muitos dias de sol.

Apesar disso, muitas pessoas estão céticas sobre o desempenho do sistema e dos painéis fotovoltaicos quando estiver chovendo.

Antes de fazer um investimento, é importante saber como será sua geração em épocas de chuva e como uma empresa, com serviços de qualidade, calcula a produção nesses períodos, para que você não deixe de economizar.

Quer saber com detalhes o impacto das chuvas no sistema solar?

Confira abaixo!

O que é um sistema fotovoltaico?

A tecnologia que usa a energia do sol para produzir energia é chamada de sistema fotovoltaico.

O efeito fotovoltaico, um fenômeno físico, torna isso viável. Quando o silício, ou outro material semicondutor, é exposto à luz, desenvolve um potencial elétrico.

Além disso, quando o sistema solar está conectado à rede pública de distribuição de eletricidade, ele pode funcionar on grid, quando está desconectado da rede pública, pode funcionar off grid.

Como o sistema fotovoltaico funciona em dias de pouco sol?

Quando o sol está no máximo, como durante o verão ou na hora do almoço, a geração de energia solar é fácil de alcançar.

Dia nublado sistema solarEntão, novamente, existem outras alternativas que devem ser abordadas. O equipamento funciona mal durante o tempo nublado ou chuvoso, o que é um fato da vida.

Há uma boa notícia em que o conjunto e a geração de energia não precisam cessar por causa de tais condições. Por serem fenômenos naturais, a tecnologia do sistema antecipou essa questão com antecedência.

Mesmo quando está chovendo ou está escuro, o poder do sol ainda está em ação. Os painéis ainda podem captar radiação e clareza. Isso ocorre como resultado da geração estar ligada à iluminação e não à temperatura. É mais provável que um dia de inverno claro e claro supere um dia chuvoso de verão.

A única vez que isso não é possível é quando há dias com muitas nuvens ou muita chuva.

Os painéis solares podem ter dificuldades para absorver a luz em determinados momentos.

Por serem ocorrências incomuns e extremamente raras, seu significado é pequeno.

Como a energia solar é gerada nos dias de chuva?

Durante os dias em que o sol está obscurecido por nuvens espessas, muitas pessoas podem duvidar da eficácia da geração de energia solar para a geração de eletricidade.

Em dias escuros e chuvosos, assim como em dias ensolarados, os painéis solares funcionam, já que essa tecnologia está mais ligada ao sol do que ao calor.

Durante o tempo nublado ou chuvoso, a eficiência de geração é reduzida, pois a incidência solar é menor.

Os painéis solares, mesmo com pouca luz, manterão a área energizada durante todo o dia, portanto, não é uma queda total de energia.

Há pouca dúvida de que a cobertura de nuvens reduz a exposição solar e a produção de energia, mas a eficiência geral do sistema permanece alta. Investir em equipamentos de alta qualidade e painéis solares mais eficientes é fundamental.

A chuva, por outro lado, não é apenas um vilão neste ponto, na verdade, ela realiza a maior parte da manutenção do sistema solar, incluindo a limpeza dos painéis que possuem sujeira, poeira, folhas e fezes de animais.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em ficar sem produção quando chove se contratar profissionais qualificados que criam um projeto bem dimensionado de acordo com suas demandas.

E qual o papel do dimensionamento nessa questão?

Se você planeja construir seu sistema de painéis solares em um determinado local, deve prestar atenção na quantidade de energia que ele gera devido ao clima.

Os painéis solares captam a energia do sol e a convertem em corrente contínua, que os inversores podem então converter em corrente alternada e permitir o uso de energia em residências, empresas e outros locais.

O dimensionamento e orçamento de seu sistema deve ser feito por um especialista qualificado que considere não apenas suas necessidades, mas também onde seu sistema estará localizado para que o fator de insolação de cada mês do ano possa ser previsto com precisão.

Enquanto a precipitação no Nordeste variou de 400 milímetros a 2.200 milímetros em 2018, chegou a 3.400 milímetros no Norte. Isso mostra que se o mesmo sistema for instalado em dois locais diferentes, a estação chuvosa produzirá resultados diferentes devido à maior duração da estação chuvosa na região Norte.

Mesmo que haja uma pequena variação nas circunstâncias climáticas, o Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo para esse tipo de geração de energia.

É possível armazenar a energia que sobra nos períodos com mais sol?

Mesmo que os painéis solares produzem muita energia enquanto o sol está brilhando, se sua casa não usa toda essa energia, existe uma maneira de armazená-la para os dias de chuva?

Os clientes que desejam comprar um sistema de energia solar frequentemente perguntam sobre isso.

Obviamente, a resposta a essa pergunta é “sim!” Quando um sistema solar gera energia excedente, ela pode ser transferida para uma distribuidora local, onde os créditos podem ser utilizados posteriormente.

A ANNEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou o sistema de compensação de energia elétrica, que permite que a energia excedente gerada por meio de um sistema solar seja transferida para a distribuidora local, acumulando créditos.

Podemos usar eletricidade à noite quando o sistema solar não está produzindo energia como uma ilustração de como os créditos estão sendo usados.

Se você possui CPF ou CNPJ junto ao Ministério da Fazenda, pode utilizar esses créditos em qualquer outra unidade consumidora que possua o mesmo CPF ou CNPJ junto ao Ministério da Fazenda.

Se o seu distribuidor local tiver um problema com uma queda de energia, você não terá eletricidade até que eles consertem, por causa do sistema de compensação em vigor hoje.

Existem poucas organizações de engenharia especializadas em trabalhar com esse tipo de projeto, e o alto custo das baterias torna o investimento inviável na maioria das vezes.

Como as chuvas impactam a minha economia?

Normalmente, seja qual for o painel solar que você tenha, a empresa que forneceu ele leva em consideração a média pluviométrica da sua localidade nos últimos anos ao dimensionar um sistema para atender às necessidades energéticas de sua propriedade, principalmente se você deseja manter o custo de energia o mais baixo possível.

Isso significa que os dias ensolarados compensarão os dias de chuva ou nuvens, para que seu orçamento fique dentro do razoável.

No entanto, mesmo que seu uso permaneça constante, se seu sistema foi instalado perto ou durante uma estação chuvosa, sua conta provavelmente será maior do que a tarifa mínima.

O raciocínio é direto: se o seu sistema não passou por um período de seca, ele não terá créditos suficientes para descontar da sua conta de energia para compensar os chuvosos. No caso de uma seca, você pode ter certeza de que economizou e acumulou créditos suficientes para cobrir às vezes em que não pagou uma tarifa mínima.

A tecnologia fotovoltaica aprimorada pode resistir a quaisquer condições climáticas, incluindo dias úmidos e sombrios.

Não é nenhum segredo que contratar uma empresa com amplo conhecimento e serviço de alta qualidade, além de equipamentos de alta qualidade, economiza dinheiro e elimina dores de cabeça por mais de duas décadas.

E aí, achou bacana este conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo e me conta nos comentários sua opinião sobre ele!

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação