De inicio é importante destacarmos os dois tipos, solar e hidrelétrica, para geração de energia. As duas são fontes limpas e renováveis visto que utilizam a luz do sol e a força das águas durante o processo respectivamente.
Ainda que o planeta apresente em sua maioria fontes de energia fosseis e não renováveis, o Brasil se diferencia por apresentar uma matriz energética predominantemente atendida por fontes renováveis.
Diante disso, hoje, no nosso blog, iremos falar sobre os Impactos da energia solar nas usinas hidrelétricas.
A energia hidrelétrica é a principal energia renovável utilizada em território brasileiro, representando mais de 60% da produção energética do país. Porém, seus reservatórios sofrem bastante nas regiões mais afetadas pela seca.
Entre os vários fatores envolvendo uma nova fonte de energia renovável, surgiu energia solar para solucionar esse problema. O seu potencial energético vem sendo cada vez mais usada em projetos de usinas, empresas e casas.
Qual a diferença entre energia solar e energia hidrelétrica?
A energia hidrelétrica se dá basicamente através da força das águas para gerar energia. As barragens ou usinas hidrelétricas são alguns exemplos que podemos citar.
Cerca de 67% da energia gerada no Brasil vem das usinas hidrelétricas visto que o potencial hídrico brasileiro é muito grande e propicio para essa tecnologia.
A energia solar, por sua vez, é gerada através dos raios solares que são convertidos em energia elétrica através de painéis fotovoltaicos no que é chamado de efeito fotovoltaico.
Energia Solar ou Energia Hidrelétrica?
Dado esses esclarecimentos a respeito das duas matrizes energéticas e sua importância, qual seria a melhor alternativa? É importante destacar que ambas são energias renováveis com grande potencial para atender as demandas energéticas do nosso país.
Todavia, os painéis fotovoltaicos apresentam impactos ambientais muito inferiores às usinas hidrelétricas principalmente pela diferença de tamanho entre os projetos, além do mais, a energia solar é uma matriz energética mais segura do que a energia hidrelétrica.
Outro fator importante é que o Brasil vem sofrendo com grandes períodos de seca dificultando, o trabalho das usinas hidrelétricas que precisam de água para funcionar. A energia solar, por sua vez, utiliza os raios solares abundantes em todo território brasileiro para gerar energia elétrica.
Esses fatores se evidenciam pelo recente crescimento de projetos de painéis solares que já ultrapassam os seiscentos mil estabelecimentos entre casas e empresas utilizando dessa tecnologia.
Entre as principais economias geradas através da energia solar a economia de até 95% na conta de luz é um dos motivos dessa crescente no uso de painéis solares em casas, comércios, etc.
Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma ou uma sugestão, estamos à disposição.