fbpx

Fazenda solar: como funciona?

A energia solar não ganhou muita força no Brasil por causa da abundância de sol do país durante todo o ano. Uma fazenda solar é uma enorme região coberta por células fotovoltaicas. Uma pequena fazenda pode produzir eletricidade suficiente para abastecer uma casa, uma pequena empresa ou até mesmo uma grande indústria, dependendo do tamanho das placas da fazenda.

A Resolução 687/2015 definiu padrões para o funcionamento de redes de pequena e microgeração.

O mercado de eletricidade do Brasil foi aberto a consumidores que geram sua própria energia a partir de fontes renováveis, incluindo a capacidade de vender o excesso de energia de volta a uma rede de distribuição.

Portanto, sem mais delongas, bora conferir como funciona uma fazenda solar e outros assuntos relacionados.

Vamos começar?

Antes de tudo, o que é energia solar?

A energia solar nada mais é do que a energia originada da luz e do calor do sol, e que graças às tecnologias sustentáveis como placas solares fotovoltaicas, somos capazes de captar essa energia solar e convertê-la em energia elétrica para usarmos em residências, indústrias e no campo.

Aliás, a sociedade humana ao longo de toda sua trajetória precisou desenvolver energias para sobreviver, como energia provinda do carvão mineral e vegetal, energia nuclear, petróleo e gás natural, mas a energia disponível que há em maior quantidade e menos prejudicial ao meio ambiente é a energia solar.

Por muito tempo, inclusive, fomos dependentes de energias que são poluentes, mas que geram grandes quantidades de energia, neste momento temos tecnologias sustentáveis capazes de fazerem bom proveito da energia solar e expandi-la ao ponto que o uso de energia poluente será mínimo.

O que é uma fazenda solar?

As fazendas solares são enormes edifícios feitos inteiramente de painéis solares. Uma grande parte de uma região rural privada é coberta pela sinalização.

Essas fazendas geram eletricidade aproveitando os raios do sol e transformando-os em energia através do efeito fotovoltaico.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) promove ativamente o uso de fazendas de GD (Geração Distribuída) como essas. Os sistemas de geração de energia solar são montados por uma corporação para utilizar e distribuir a energia aos consumidores locais neste tipo de negócio.

Os clientes das casas vizinhas, por exemplo, podem lucrar com o uso de energia limpa e renovável como resultado dessa construção.

Créditos de energia também estão disponíveis para fazendas nesta categoria. Um excedente de energia elétrica é realimentado no sistema de distribuição se for produzido além do uso.

Por fim, essa energia é “devolvida” à fazenda na forma de um crédito que pode ser usado na proporção de um para um com a eletricidade que a fazenda bombeia para a rede.

Como funciona a fazenda solar?

Para começar, o local da instalação deve ser determinado de acordo com a quantidade de luz solar recebida pela área que garante que a eficiência dos parques solares seja aumentada, o que lhes permitirá gerar eletricidade suficiente para várias unidades consumidoras.

Isso permitirá que a eletricidade gerada pelo uso da luz solar seja transmitida à rede pública de distribuição, que registrará a quantidade de energia fornecida e a converterá em créditos de energia válidos por um período de sessenta meses de acordo com com as normas estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

E como funcionam as fazendas solares no Brasil?

O Brasil oferece uma série de benefícios para a produção de energia solar.

A maioria deles tem a ver com onde eles estão geograficamente e quão grande é o seu território.

Como resultado, existem inúmeros locais disponíveis para a instalação deste tipo de geração devido às extensões continentais.

Portanto, escolher um local é o primeiro passo na construção da fazenda solar. Na maioria das vezes, as áreas rurais remotas são escolhidas.

Eles têm painéis fotovoltaicos instalados dentro deles, que produzem eletricidade que é alimentada no sistema de distribuição pública.

Assim, ela captura essa saída e a transforma em créditos. Este processo também é usado para produzir energia solar por conta própria.

À medida que esta geração continua a correr, ela é dividida em “lotes” ou “cotas” que podem ser alugadas a vários clientes. A distribuidora deduz a diferença entre o consumo e os créditos produzidos, assim como na geração própria. Por isso, eles aumentam a economia do cliente no final do mês.

Diferenças entre uma fazenda solar e um sistema fotovoltaico residencial

A energia gerada por um inversor em uma residência ou empresa conectada à rede é usada inicialmente para uso local e, se houver excesso, é realimentada à rede pela distribuidora.

Existem transformadores que precisam ser instalados em parques solares para aumentar a tensão da energia gerada antes que ela possa ser enviada pelos sistemas de transmissão.

Os módulos em um sistema doméstico e em uma fazenda solar geralmente são os mesmos em termos de tecnologia, no entanto, muitas fazendas instalam dispositivos chamados “trackers” em seus painéis solares.

Para maximizar a quantidade de luz absorvida e, portanto, a quantidade de eletricidade gerada, os trackers são usados para apoiar os módulos que medem o “movimento do sol” e apontam a face do painel nessa direção.

A manutenção de sistemas maiores também precisa de automação, e muitas fazendas implantam limpadores de robôs em suas placas e até drones para verificar problemas no sistema de energia solar.

Diferenças entre uma fazenda solar e uma usina solar

Uma fazenda solar é composta por vários painéis fotovoltaicos que são projetados para coletar energia solar e transformá-la em energia elétrica.

Além disso, ela pode produzir muito menos energia do que as usinas solares, que podem ter edifícios que podem produzir centenas de megawatts.

Para você ter uma ideia, o Brasil abriga uma série de fazendas solares que produzem uma média de 1 megawatt de energia.

Essa energia é posteriormente vendida para concessionárias de energia elétrica e pode ser transformada em créditos de energia para parceiros em parques solares.

Como a fazenda solar pode ser utilizada por indústrias e empresas?

A sustentabilidade das fazendas solares pode ser vista de várias maneiras. O número de projetos de fazendas solares no Brasil está distribuído por todo o território nacional, com concentração no Nordeste.

Eles são colocados em áreas com muito sol. Será enviado para a rede pública de distribuição, onde será convertido em energia e reutilizado. Segunda a regulamentação da ANEEL, esses créditos são válidos por 60 meses.

O consumo mensal e os créditos disponíveis são deduzidos dos saldos totais dos clientes pelas distribuidoras ao final do mês. Ou seja, é possível economizar nas contas de energia sem precisar gastar muito dinheiro na instalação.

Ter um plano fixo sem ter que instalar uma usina solar fotovoltaica na propriedade da sua empresa é um dos principais benefícios da compra de uma fazenda solar. Isso elimina a necessidade de preocupações de implementação e manutenção.

Instalar sua própria fazenda solar pode ser uma opção para empresários que desejam diminuir drasticamente suas despesas com eletricidade. Em algumas circunstâncias, a economia final na conta de energia pode chegar a 95%.

Outra vantagem de investir em energia renovável é que você está ajudando a reduzir sua influência no meio ambiente. A energia solar é uma fonte de energia limpa e sustentável, tornando-se um investimento mais seguro e prático do que outras formas de energia.

Dessa forma, a energia solar é uma fonte de energia alternativa que promove a descentralização da produção e democratiza o uso da energia solar. Há muitas vantagens em usar a energia solar, incluindo que é uma fonte de energia mais acessível do que as outras.

E aí, achou bacana este conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo e me conta nos comentários sua opinião sobre ele!

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação