No Brasil, o mercado de energia solar vem ganhando cada vez mais força. Muito disso ocorre porque o Brasil tem uma boa concentração de incidência solar, por volta de 5,5 quilowatt-hora/metro quadrado. No entanto, você já parou para pensar na diferença entre energia solar e energia elétrica?
Se sim, você está no lugar certo!
O objetivo deste artigo é fazer com que você compreenda de uma vez por todas a diferença entre energia solar e energia elétrica.
Vamos então saber logo essa diferença!
O que é energia solar?
Para refrescar a memória, a primeira célula fotovoltaica foi exibida publicamente em 1954 para benefício dos interessados. Uma vez que a palavra se espalhou, a popularidade da energia solar disparou. Simplificando o funcionamento da energia solar, o Sol está sendo usado como fonte de luz nesse efeito fotovoltaico. Os painéis solares fornecem uma corrente contínua, mas a que usamos em nossas casas e empresas para conectar dispositivos elétricos é alternada, portanto, precisamos alterar a corrente.
Além disso, os inversores fazem toda a transformação necessária antes de fornecer energia elétrica utilizável. A quantidade de radiação solar que atinge a superfície de uma célula e é convertida em energia elétrica indica a eficiência da célula na conversão dessa energia. As células mais eficientes normalmente têm uma classificação de eficiência de 25%.
Como funciona a energia solar fotovoltaica?
O sistema de energia solar fotovoltaica funciona captando a luz e utilizando o efeito fotovoltaico para produzir energia elétrica, que é então transformada pelo inversor solar de corrente contínua para corrente alternada e distribuída.
Dependendo do modelo, um sistema de energia solar fotovoltaica pode funcionar de três maneiras:
● Sistema de energia solar conectado à rede (on-grid);
● Sistema fotovoltaico autônomo (off-grid);
● Sistema de energia solar híbrido.
Como os sistemas solares podem ser classificados pelo seu modo de operação, os sistemas on-grid e off-grid podem ser distinguidos por sua capacidade de armazenar e distribuir energia.
O sistema híbrido, por outro lado, é capaz de funcionar dentro e fora da rede ao mesmo tempo, permitindo que ele faça seu trabalho enquanto o banco de baterias está sendo carregado.
Quais os tipos de energia solar?
Vamos dar uma olhada em alguns dos métodos mais comuns de produção de energia solar:
Energia térmica
A princípio esta energia utiliza o calor do sol para aquecer outro meio, na maioria das vezes a água. São necessários coletores solares ou tubos de vácuo absorventes de calor.
Como resultado, o calor é absorvido por um líquido que permanece nos painéis e é transmitido através de tubos isolados para o reservatório térmico ou tanque de água quente. Em muitas residências e pequenas empresas, essa forma de energia é utilizada.
Energia heliotérmica
Essa energia é gerada por meio de uma técnica que coleta o calor dos raios solares e o concentra em um único ponto receptor. Alguns espelhos são empregados neste cenário para transmitir a energia a um tubo ou ao topo de uma torre. O calor retido em um fluido é transferido para a água, que se converte em vapor e gira as turbinas nesse tipo de usina heliotérmica.
A energia heliotérmica é empregada em operações industriais que produzem energia em altas temperaturas. A usina termelétrica é um exemplo básico.
Energia solar fotovoltaica
Este é o tipo de energia solar mais popular e amplamente utilizado, e pode ser usado em empresas e residências. Para entender como a energia solar funciona, você deve primeiro aprender sobre o sistema fotovoltaico.
E o que é e como funciona a energia elétrica?
A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica de converter energia através de diferentes combustíveis, seja a energia produzida pela água, vento ou luz do sol. O método mais popular de geração de energia no Brasil é através do uso de turbinas movidas a água (energia hídrica).
A água é represada dessa forma para criar um desnível e transportá-la para as turbinas, que transformam a energia disponível em eletricidade, que é então distribuída para uso. Existem muitas outras opções para a produção de energia, como o uso de fontes alternativas de energia.
A energia solar fotovoltaica, por exemplo, capta a luz solar e a transforma em energia de forma limpa e sustentável.
Transmissão e distribuição
Após a geração da energia elétrica, ela é entregue aos centros consumidores de carga, criando o processo de transmissão. O setor responsável por coletar energia das empresas de transmissão e transferi-la para os centros consumidores industriais e residenciais é conhecido como distribuição.
As redes primárias (redes de distribuição de média tensão) e as redes secundárias compõem a rede de distribuição elétrica (que possui baixa tensão).
Cálculo da energia elétrica
É necessário saber a potência do gadget e há quanto tempo ele está ligado para calcular a energia elétrica gerada pelos dispositivos. A seguinte fórmula é usada para fazer esse cálculo:
● E = P . t
● Em que,
● E = energia (em joule)
● P = potência (em quilowatt)
● t = intervalo de tempo (em segundos)
Métodos de geração de eletricidade
Além das usinas, há uma variedade de técnicas para fornecer energia elétrica, tanto esgotável quanto renovável. A principal fonte de energia no Brasil é a água dos rios, que é convertida em energia elétrica através da energia hidráulica.
No entanto, existem métodos adicionais para criar energia:
● A energia solar: é renovável;
● A energia eólica: é renovável;
● A energia hidrelétrica: é renovável;
● A biomassa: é renovável;
● A energia das ondas/marés: é renovável;
● A energia de combustível fóssil: não é renovável;
● A energia nuclear: não é renovável.
Como a energia elétrica chega a sua casa?
A energia gerada pelas usinas não é apropriada para consumo em sua residência ou empresa. Como resultado, a energia que sai da usina flui para as estações de transmissão, elevando a tensão dessas estações. Bem como com uma tensão maior, a energia percorre longas distâncias em linhas de alta tensão e depois através de transformadores para diminuir sua tensão e passar para a rede de distribuição.
À medida que a energia passa por transformadores para distribuição, a tensão é reduzida e a distância percorrida para chegar à sua casa é medida dessa maneira. A eletricidade, então, percorre os cabos dos postes, acima ou subterrâneos, até chegar às ruas.
É hora de distribuir quando todo o procedimento estiver concluído. Com isso, ele entra na sua casa pelas tomadas e pode ser utilizado assim que for produzido, operando em equipamentos elétricos e interruptores.
Principal diferença entre energia solar e energia elétrica
As fontes de energia são recursos naturais que os humanos usam para produzir energia que pode ser usada para tarefas cotidianas. Existem dois tipos de energia: renovável, o que significa que os recursos utilizados acabam não sendo utilizados, e não renovável, o que significa que os recursos utilizados acabam sendo utilizados.
As energias renováveis vêm de coisas como o sol, o vento e a água, bem como outras coisas como a biomassa. Essas coisas não são renováveis: petróleo, carvão e gás. Hoje, a instalação de painéis solares é muito mais fácil do que era há alguns anos, e o dinheiro que você economiza voltará para você na forma de economia de dinheiro.
No futuro, a energia solar poderá ser a mais importante fonte de energia do Brasil. Assim, o país terá mais recursos e poderá se manter ativo. É fácil notar que como o custo da eletricidade está subindo a cada ano, bem como quanto dinheiro você pode economizar usando a energia solar, é fácil.
Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.