O investimento em energia solar é uma forma de colaborar com o meio ambiente e poder gerar economia na conta de energia elétrica. Muitos empresários estão investindo no equipamento para geração de energia através do sol com o intuito de tornar suas empresas mais sustentáveis. A história de energia desta semana é do proprietário da Clip Graffite de Santa Cruz do Sul, Vilson Jorge Fengler, que considera o investimento como uma projeção de futuro.
O empreendedor estima que o retorno do investimento em energia fotovoltaica aconteça dentro de cinco anos, tempo de duração do financiamento. Entretanto, a aquisição das placas de energia solar faz parte dos seus planos para os próximos 20 anos, com foco na sucessão familiar. Jorge, como é conhecido por todos na cidade, administra a empresa junto com a esposa Margit Gressler, e o filho Gabriel Fengler, estudante de Administração e responsável pela área de logística.
Desde 2016, a Graffite passou a se chamar Clip Graffite, pois faz parte de uma rede de multilojas com o conceito casa, escola e escritório. Entretanto, a empresa tem uma história que completa 25 anos em setembro. “A vida de empresário não é fácil pra ninguém”, destaca Jorge, que se lembra de um caminho cheio de desafios e conquistas, como a maioria das histórias de sucesso. O investimento em energia solar aconteceu no ano passado, quando o empresário Josué Farias, lhe apresentou o sistema.
Sempre ciente de que o investimento é um grande aliado de preservação ambiental, a economia de energia foi o fator determinante. “É preciso pensar no lado financeiro”, diz Jorge. Desde outubro do ano passado, por meio de uma parceria inédita com a Solled Energia, 142 painéis solares foram instalados em um terreno para geração remota de energia solar, em virtude da empresa não possuir local com uma boa posição solar.
No projeto inicial da Clip Graffite, a economia era estimada em 70% e os créditos restantes eram transferidos para a residência do proprietário. Entretanto, os próximos créditos serão repassados para a filial, inaugurada em janeiro deste ano. Atualmente, o empreendimento possui duas lojas e conta com 40 colaboradores. A média de gasto com a conta de luz na matriz era de R$ 4 mil. Hoje, ela fica em torno de R$ 135,00, ratificando o acerto na decisão de investimento na energia fotovoltaica.
- Como Calcular Bateria para Sistema Solar: Guia Prático! - 7 de outubro de 2024
- Quanto Tempo Dura uma Bateria Solar: Guia de Vida Útil - 1 de outubro de 2024
- Backup de Energia: A Importância de Sistemas Fotovoltaicos - 30 de setembro de 2024