fbpx

Energia renovável é aliada da produção de tabaco

Nelci e Carlos Henrique
Crédito: Divulgação/Solled Energia

Os empreendedores dos mais diversos setores estão cada vez mais em busca de alternativas sustentáveis para fazer o seu negócio prosperar e conseguir alcançar melhores resultados. De olho também na preservação do meio ambiente e em uma melhor qualidade de vida, o investimento em geração distribuída abrange variados mercados. As fontes de energia renováveis são grandes aliadas no que diz respeito à economia. A produtora de tabaco Nelci Teresinha Weschenfelder, 44 anos, de Linha Hansel, em Venâncio Aires, investiu em placas fotovoltaicas para reduzir os custos da propriedade rural com energia elétrica, principalmente em função da estufa para secagem do produto.

A primeira instalação aconteceu em 2016, com a colocação de 13 painéis solares em cima do galpão da propriedade. Atualmente, o sistema fotovoltaico conta com 19 placas solares que geram uma potência instalada de 6,13kWp. O aumento do número de módulos ocorreu no ano passado, em virtude da necessidade de sobra de volume de energia, para garantir mais economia na conta de energia elétrica mensal. “Por enquanto estamos satisfeitos com a instalação das 19 placas solares. Aconselho para quem quiser instalar as placas, pois o resultado é muito bom”, destaca a produtora, que está muito satisfeita com o investimento.

Na propriedade, que possui sete hectares de plantação de tabaco, Nelci mora com o marido, Carlos Henrique Ruppenthal, 52, e o filho João Carlos da Silva, 17. A instalação das placas solares foi realizada pela Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, que possui oito anos no mercado e é referência em geração de energia solar fotovoltaica, com mais de 1.100 sistemas conectados na rede, somando mais de 27MW de potência instalada e uma economia de mais de R$ 25 milhões por ano para seus clientes.

plugins premium WordPress
Faça uma simulação