Para obter eletricidade para os dispositivos dos quais dependemos todos os dias, contamos com corrente alternada e corrente contínua.
O inversor solar converte corrente contínua em corrente alternada. Isso se deve ao fato de que somente esse tipo de eletricidade pode alimentar equipamentos.
Quer saber mais sobre o que é corrente alternada e contínua?
As qualidades da corrente contínua e alternada, bem como os contrastes entre elas e os métodos em que são utilizadas na geração de energia solar, serão explicadas aqui.
Afinal, o que é a corrente elétrica?
A corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas por meio de um condutor elétrico sólido ou por meio de soluções iônicas.
Esse movimento cria a eletricidade que conhecemos. Há histórias que falam que o filósofo grego Tales de Mileto descobriu sobre a corrente elétrica quando esfregou um pedaço de âmbar em um pedaço de pele de carneiro e viu que pedaços de palha e madeira eram imediatamente atraídos para o âmbar.
Essa simples descoberta foi muito importante porque levou a estudos sobre como o atrito poderia criar eletricidade no século XVII, o que possibilitou o avanço dos estudos da eletricidade em geral.
Como surge a corrente elétrica?
A diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica entre as duas extremidades de um condutor causa a corrente elétrica.
Por causa dessa diferença, os elétrons livres são empurrados para se mover através do condutor, criando uma corrente elétrica.
Como a tensão em um condutor é definida por um campo elétrico que se move através dele, esses diferentes níveis de energia potencial geram a tensão necessária para mover cargas elétricas.
O que é a corrente contínua?
Com uma tensão e corrente que só podem viajar em uma direção, a corrente contínua (geralmente chamada de CC) é usada para alimentar os dispositivos.
Por causa disso, o circuito CC possui pólos positivos e negativos que não afetam a direção do fluxo do circuito CC.
Para circuitos de baixa tensão, como eletrônicos, podemos usar essa corrente.
Baterias e células, por outro lado, dependem de energia CC.
O que é corrente alternada?
A intensidade e a direção da corrente alternada, conhecida como CA, estão em constante mudança.
A corrente alternada, ao contrário da CC, pode ser transportada por longas distâncias e usada em altas tensões.
Os transformadores nos permitem alterar facilmente a tensão dessa corrente para transmissão de eletricidade a longa distância.
Além disso, a corrente alternada sofre muito menos perdas de energia do que a corrente contínua.
Nossas casas funcionam com corrente alternada porque é mais eficiente que a corrente contínua na transmissão de energia.
Sentido convencional e real dos elétrons
Há duas maneiras de falar sobre corrente elétrica: no sentido verdadeiro e no sentido convencional. É comum supor que a corrente elétrica viaja em linha reta do maior potencial positivo ao menor potencial ao analisar circuitos elétricos.
A verdadeira direção de uma corrente elétrica é, como o nome indica, a direção na qual uma corrente elétrica flui de seu potencial mais baixo para seu potencial máximo.
Qual a diferença entre corrente contínua e alternada?
Tipos variados de eletricidade têm características diferentes, como direta e alternada, mas todos eles têm uma característica comum: os elétrons fluem apenas em um sentido.
Mas podemos afirmar que as correntes elétricas contínuas e alternadas diferem das seguintes maneiras:
- A corrente tem uma direção característica
- Some em algum momento a energia
- O espaço de passagem da corrente
Como pode percorrer grandes distâncias com pouca perda de energia, a corrente alternada é comumente usada em nossas casas.
Devido à capacidade da corrente alternada de manter sua potência ao longo de sua jornada, isso é um fato.
A batalha das correntes
O Thomas Edison, o inventor da corrente contínua, a vendeu e a defendeu até o final do século XIX nas poucas cidades que a possuíam.
Uma desvantagem significativa da corrente contínua foi a perda de energia nas linhas de transmissão. Como resultado, a transmissão elétrica de longa distância era impraticável.
Por isso, se quisermos naquela época ter mais gente com acesso à energia, era necessário construir uma usina de energia perto de todas as regiões em cidades em que se tinha uma grande aglomeração de pessoas.
Então Nikola Tesla, um ex-funcionário de Edison, surgiu com a corrente alternada como solução para esse problema.
A corrente alternada idealizada pelo Tesla foi capaz de ser transportada por grandes distâncias sem uma perda significativa de energia!
Assim, o Tesla e o Edison começaram uma batalha pelo direito de fornecer energia para as cidades americanas.
O Edison optou por uma estratégia mais agressiva porque não teve chance contra o rival.
A fim de desacreditar a corrente alternada de Tesla, ele lançou uma campanha de falsidades, alegando que a corrente alternada era perigosa.
No final, Tesla venceu a batalha e recebeu permissão para proporcionar energia para todas as cidades. Para isso, foram construídas turbinas hidrelétricas nas Cataratas do Niágara.
Corrente alternada e contínua: vantagens e desvantagens
A maior eficiência das correntes contínuas em circuitos de baixa tensão, como eletrodomésticos e eletrodomésticos, veículos híbridos, antenas de televisão, rádio, telefones celulares e células solares, é uma de suas vantagens mais significativas.
Uma desvantagem dessa corrente é que os transformadores não podem ser usados para ajustar sua tensão.
Os transformadores simplificam a redução ou o aumento da tensão elétrica de uma corrente alternada.
Devido à menor perda de energia, também é mais econômico empregar esse modo de corrente para passagem de grande potência.
Apesar dessas vantagens, a corrente alternada de nenhuma forma funciona com muita qualidade como a corrente contínua em microchips.
Exemplos de dispositivos que usam corrente contínua
A corrente contínua é usada em todos os dispositivos alimentados por baterias e pilhas.
A seguir, conheça agora os exemplos de dispositivos que usam corrente contínua:
- Celulares
- TVs de tela plana ( TV recebe a corrente contínua, que é convertida em corrente alternada)
- Lanternas
- Computadores
- Lâmpadas
- Veículos híbridos e elétricos
Exemplos de dispositivos que usam corrente alternada
Quando se trata de linhas de energia e tomadas domésticas, a corrente alternada é o padrão.
Veja abaixo alguns exemplos de dispositivos que usam corrente alternada:
- Máquina de lavar
- Aspirador de pó
- Ventilador
- Liquidificador
- Processador de alimentos
- Compressor
Para gerar energia cinética, esses dispositivos devem ser invertidos em polaridade.
Como as duas correntes atuam no sistema fotovoltaico?
As baterias e controladores de carga estão entre as muitas partes que compõem esses sistemas.
Quando a luz solar atinge os painéis fotovoltaicos, ela é imediatamente convertida em energia elétrica.
Isso é feito através da liberação de elétrons, o que gera uma corrente contínua.
Aparelhos convencionais podem ser alimentados por corrente alternada depois que a corrente contínua é gerada e passada por inversores.
Um medidor bidirecional é utilizado em sistemas fotovoltaicos que estão conectados à rede elétrica, acompanhando toda a energia gerada.
Direcionar o excesso de energia solar para a rede gera créditos para uso em períodos de baixa produção solar. Por isso, o usuário paga apenas a diferença entre a quantidade de energia produzida pelo seu próprio sistema e aquela consumida pela concessionária.
Os sistemas fotovoltaicos, por outro lado, oferecem uma ampla gama de vantagens e podem reduzir drasticamente os preços da eletricidade. O equipamento, no entanto, deve ser de alta qualidade e instalado corretamente para evitar danos e acidentes.
Continue nos acompanhando no blog, pois sempre trazemos um conteúdo novo relacionado ao universo da energia solar. Já pensou em instalar um sistema fotovoltaico? Tem mais dúvidas sobre o funcionamento, benefícios e payback? Fale com um dos nossos especialistas em energia solar e solicite seu orçamento sem compromisso.