fbpx

Consigo zerar minha conta de energia?

Muita gente acredita que após instalar um sistema de energia solar, a conta de energia vai ser zerada, mas isso é um engano comum. As pessoas que instalam um sistema de energia solar, independente que elas conseguem produzir a própria energia elétrica, essas pessoas terão que usar pelo menos um pouco de energia elétrica de uma distribuidora local, além de que há outros serviços cobrados pela distribuidora local como a taxa de manutenção da energia pública.

Logo a seguir você saberá com mais detalhes sobre a dúvida comum de quem tem um sistema de energia solar “consigo zerar minha conta de energia?”.

Dê então continuidade na sua leitura!

O que é e como funciona a energia solar?

Os raios solares servem como base para definir os tipos de energia solar que nada mais é do que um recurso infinito. Aliás, a luz e o calor gerados pelo sol podem ser convertidos de maneiras diferentes em energia. Dessa forma, não existe problema em falar que as tecnologias de hoje em dia conseguem gerar os mais variados tipos de energia solar.

Abaixo vejo as formas mais usadas de gerar energia solar:
● Energia solar fotovoltaica: permite converter a energia do sol em energia utilizável pelas pessoas por via de placas fotovoltaicas;
● Energia solar térmica: que utiliza água ou óleo para armazenar e logo depois liberar calor gerado pela radiação solar;
● Energia solar heliotérmica: cria energia concentrando a luz solar;

Sistemas fotovoltaicos

On grid

A rede pública é conectada ao sistema fotovoltaico em uma configuração on grid. A energia da rede será enviada para sua propriedade quando o sistema não estiver gerando energia (à noite, por exemplo). Durante o dia, o sistema gera mais energia do que o necessário para a propriedade, resultando em um crédito para a rede.

Além disso, durante a noite, esses créditos são utilizados para “pagar” a eletricidade da rede. Eles também podem sobrar, permitindo que você deduza o custo de energia elétrica de outro imóvel em seu nome, por exemplo.

Off grid

Os sistemas off grid são aqueles que não estão conectados à rede pública de energia. Com isso, é necessário um banco de baterias para armazenar a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos durante o dia para que a propriedade possa ser abastecida à noite.

Vale destacar que este sistema é apropriado muito bem para locais remotos sem redes públicas de energia.

A distribuição de energia pela distribuidora local é fundamental para o sistema solar on grid

Uma melhor compreensão dos sistemas de energia fotovoltaica on-grid é necessária antes de zerar minha conta de energia. Os painéis fotovoltaicos são o primeiro componente de um sistema de energia solar, e são responsáveis por coletar a radiação solar e direcioná-la ao inversor.

Pela manhã, quando há pouca luz solar, a rede convencional e o sistema fotovoltaico geram a eletricidade necessária para as residências. À tarde, quando o Sol está mais poderoso, a produção de energia solar atinge seu pico. Consequentemente, nesta hora do dia, é comum ter energia suficiente para abastecer toda a casa e ainda sobrar um pouco.

Bem como créditos de energia podem ser gerados como resultado desse processo. Além disso, o sistema fotovoltaico on grid não produz energia à noite, assim a rede tradicional irá abastecer a casa com eletricidade.

As contas de energia não podem ser zeradas no sistema on grid devido a taxa de disponibilidade

O consumo ou injeção na rede pública da concessionária é a única opção para as tecnologias on-grid armazenarem energia. A ANEEL estabeleceu a resolução 414/2010 porque o sistema on-grid está conectado à rede da distribuidora. Mesmo que você gere mais energia do que usa, ainda terá que pagar pela disponibilidade dessa energia.

Os sistemas de baixa tensão têm uma taxa mínima conhecida como custo de disponibilidade. O mínimo é tudo o que é necessário para manter o sistema funcionando. Uma parte dessa taxa é usada para pagar despesas com infraestrutura, para garantir que a energia esteja sempre disponível e para financiar a iluminação pública. Isso implica que, mesmo que você não use eletricidade durante todo o mês, ainda será cobrada a taxa mínima.

Porque mesmo que o sistema de painéis solares produza mais energia do que consome, ainda haverá um custo mínimo cobrado de acordo com seu padrão único, independentemente da quantidade de energia gerada. A conta não pode ser reativada ou redefinida.
Mesmo assim, não há risco envolvido em fazer um investimento financeiro em energia solar.

Os investimentos em energia solar têm gerado retornos maiores do que os investimentos em renda fixa, dada a situação atual do país.

Para zerar minha conta de energia necessito de um sistema off grid

Os sistemas fotovoltaicos off grid são o único método para evitar a taxa mínima. No entanto, você ainda seria responsável pelo imposto de iluminação pública, mesmo que estivesse isento. No entanto, o sistema off grid deve ter baterias para armazenar toda a energia solar gerada e poder fornecer energia quando não houver geração. Esta é uma necessidade.

Os sistemas fora da rede são atormentados pelo fato de exigirem uma bateria grande para funcionar. As baterias em sistemas off grid têm uma vida útil curta, são caras e requerem manutenção regular. Para indivíduos que só podem instalar um sistema on grid devido ter acesso à rede elétrica, um sistema off grid está fora de alcance.

Afinal, a energia solar é um investimento que vale a pena?

Embora a energia solar não possa ser usada para eliminar completamente a conta de energia (com exceção do off grid) , esse tipo de sistema ainda é extremamente útil! Além disso, a energia no Brasil está entre as mais caras do mundo, sem falar nas bandeiras adicionais que são postas nas contas de energia quando o consumo de energia do país é alto e as usinas hidrelétricas do país estão com pouca água.

Tudo isso é eliminado quando você usa energia solar, com exceção da taxa de disponibilidade e o custo da manutenção da luz pública. Além disso, um sistema de energia solar pode ter eficiência por até 25 anos seguindo as orientações de manutenção.

Isso significa que você economiza dinheiro em suas contas de energia durante esse período. E mesmo que seja necessário um grande gasto inicial, a energia solar se pagará ao longo do tempo e gerará um retorno monetário. No entanto, prevê-se que o retorno típico do investimento seja entre 3 e 5 anos, dependendo do tipo de sistema instalado e da quantidade de energia consumida.

Ou seja, se um sistema tiver uma vida útil de 25 anos, você conseguirá no mínimo 20 anos de energia assegurada e retorno do investimento (ROI).
Dessa forma, os custos que você economizar ao longo de 20 anos pode ser usado para financiar coisas que você realmente deseja realizar ou adquirir, por exemplo, aprimoramentos do conhecimento, investimentos imobiliários, carros e outros itens semelhantes.

Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação