Há muita discussão sobre como as fontes de energia renovável ou energia produzida pelo meio ambiente podem nos ajudar a viver uma vida melhor.
No entanto, quais são suas verdadeiras vantagens?
Existem vários benefícios imediatos para nós como usuários de energia dessas fontes, sendo o mais importante o menor custo de eletricidade.
Você sabe os tipos de energia do meio ambiente?
Veja, a seguir, como o meio ambiente produz energia e suas características.
Mas o que são as fontes de energia renováveis?
Em uma escala de tempo humana, definimos energia renovável (energia do meio ambiente) como qualquer energia derivada de uma fonte que é continuamente restabelecida por processos naturais.
Você também pode considerar o calor de suas mãos e a energia gerada ao andar de bicicleta como energia renovável em menor escala.
As fontes de energia renováveis têm uma série de vantagens sobre as fontes de energia não renováveis, incluindo sua abundância e acessibilidade, bem como seus níveis mais baixos de poluição.
No que diz respeito à sustentabilidade ambiental, um dos avanços mais significativos é a capacidade de utilizar recursos naturais prontamente disponíveis para conversão de energia sem a necessidade de um processo que gera gases nocivos.
Devemos contar com tecnologias capazes de traduzir essas fontes em formas úteis de energia para usá-las.
É o que está acontecendo agora, com alguns países concentrando seus esforços tecnológicos e científicos no desenvolvimento de equipamentos capazes de realizar essa tarefa.
Em geral, são países ricos como os Estados Unidos, e por isso há tanto debate e promoção da necessidade de transferência tecnológica e colaboração mundial para que todos possam desfrutar do que está sendo conquistado por nós, como humanidade, independentemente do limite territorial em que nos encontramos.
Tipos de fontes de energia do meio ambiente
A água de rios e oceanos, vento, luz solar, biomassa, ondas e marés e calor da Terra são as fontes de energia renovável mais comumente usadas.
Na Terra, temos acesso a tudo o que precisamos em abundância, e tudo é totalmente gratuito.
Enfim, veja a seguir os tipos de fontes de energia do meio ambiente.
1. Energia solar
A energia solar é transmitida por radiação eletromagnética, que pode ser descrita como pequenas parcelas de energia que saem do sol e chegam ao nosso planeta na forma de ondas.
O efeito fotoelétrico permite que ela seja transformada tanto em energia térmica quanto elétrica, tornando-a uma fonte de energia versátil.
Hoje em dia, os projetos de aquecimento solar de água (energia heliotérmica) e geração de energia mais proeminentes fazem uso dessa fonte de energia (energia fotovoltaica).
Para a energia solar, a energia fotovoltaica é um dos métodos mais comuns.
Ao contrário do sistema heliotérmico, ele converte a radiação solar diretamente em energia elétrica sem passar por uma fase térmica.
- Energia solar heliotérmica ou energia solar térmica concentrada
Um grande número de espelhos é utilizado para refletir os raios do sol de forma concentrada para uma grande torre central, onde aquecem materiais específicos a altas temperaturas, que, com sua expansão ou vaporização, movimenta turbinas que geram energia elétrica.
Além disso, essa tecnologia é restrita ao segmento de geração centralizada devido ao porte do projeto exigido.
3. Energia eólica
É possível gerar eletricidade usando turbinas eólicas para aproveitar a energia cinética obtida a partir da força do vento.
As turbinas eólicas são movidas pelo vento, que aciona suas pás e gera a força mecânica necessária para alimentar um gerador.
A saída da turbina eólica é diretamente proporcional à velocidade e consistência do vento, bem como ao tamanho e número de pás que contém e à área que cobre enquanto gira (pás).
Devido à diferença de temperatura e pressão atmosférica, as massas de ar quente próximas ao solo ou em locais ensolarados começam a deslocar as massas de ar frio, resultando em vento.
4. Energia hídrica
Grandes usinas hidrelétricas no Brasil oferecem mais de 60% da eletricidade do país, tornando-se a fonte de energia renovável mais utilizada.
A eletricidade é gerada com esse método por turbinas maciças construídas em barragens hidrelétricas, que são empurradas pela força das águas represadas dos rios e liberadas quando necessário para geração.
5. Biomassa
É a queima de materiais orgânicos, como bagaço de cana-de-açúcar, que é mais difundida no Brasil, assim como álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais e muitos outros tipos de biomassa.
Como resultado dessa absorção de CO2, esses materiais são considerados fontes limpas de energia, embora contribuam para a emissão de gases tóxicos na atmosfera quando queimados.
6. Energia geotérmica
A energia geotérmica pode ser gerada a partir do calor interior da Terra, colocando plantas perto de áreas onde esse calor é mais facilmente acessível à superfície.
Além disso, um grande volume de água é injetado no subsolo através de dutos especializados, e o vapor emitido desses tubos alimenta as turbinas que geram energia na usina.
7. Energia maremotriz
A energia maremotriz (ou energia das marés) é chamada assim porque é derivada das marés e correntes marítimas.
Como a fonte de energia das marés nunca se esgota e não há danos ambientais durante sua produção e uso, a energia das marés é renovável e limpa.
As marés oscilam devido à atração gravitacional imposta pela Lua e pelo Sol sobre a Terra, permitindo que essa forma de energia seja gerada. A eletricidade é gerada como resultado dessa mudança no nível do oceano.
As correntes marítimas também podem fornecer energia das marés, que pode ser aproveitada.
Existem várias maneiras de gerar energia das marés: convertendo o movimento das marés em eletricidade.
Na maré alta, a água do mar fica retida e retida em diques colocados no topo das barragens.
Assim, para gerar energia das marés, as correntes marinhas também podem ser usadas.
A força dessas correntes é convertida em energia elétrica por turbinas posicionadas no fundo do mar.
- Hidrogênio
Como fonte de energia renovável, ilimitada e não poluente que beneficiará a todos e ao meio ambiente, o hidrogênio é considerado o combustível do futuro.
Em circunstâncias normais, o hidrogênio é um gás claro, insípido e inodoro. Só produz calor e água quando é queimado com oxigênio puro.
Para gerar energia elétrica e veículos a motor, a indústria do petróleo está considerando o uso desse elemento.
No entanto, por que os veículos movidos a hidrogênio não causam poluição do ar? Saiba mais sobre o potencial desse produto químico comum e abundante para ser usado como fonte de combustível.
Os motores elétricos destinam-se a substituir os motores tradicionais de combustão interna, com o objetivo de reduzir a poluição.
A pesquisa sobre combustíveis alternativos e fontes de energia tem crescido rapidamente e em escala mundial como resultado da percepção de que os combustíveis fósseis são finitos e não renováveis.
Desafios da energia sustentável
Como mostramos, há um enorme potencial para o uso de energia sustentável em todo o mundo, e particularmente no Brasil.
As restrições econômicas desempenham um papel importante para impedir que sejam amplamente utilizadas, mas ainda há obstáculos significativos a serem superados.
Quando se trata de investir em energia renovável em larga escala, há muito espaço para erros.
A sazonalidade dos contratos de compra e venda, por exemplo, é influenciada pelas condições meteorológicas e geográficas.
Novas estratégias de negócios e gestão de risco financeiro são necessárias para atrair mais investimentos em geração de energia sustentável.
Por isso, é fundamental investir em iniciativas que enfatizem a necessidade de cada um fazer a sua parte.
Energia solar: solução de energia ideal para você
A forma de energia do meio ambiente que você pode ter sem muita dificuldade na sua casa ou empresa é a energia solar.
Ao investir em energia solar você ajuda a preservar o meio ambiente e reduz as despesas com energia elétrica.
Há benefícios também como aumentar o valor do seu patrimônio e não ter dor de cabeça com instalação do sistema para ter energia solar.
Se você gostou desse artigo sobre “como o meio ambiente produz energia?”, você provavelmente vai gostar de outros textos do nosso blog , não esqueça de visitá-los. Já pensou em instalar um sistema fotovoltaico? Tem mais dúvidas sobre o funcionamento, benefícios e payback? Fale com um dos nossos especialistas em energia solar e solicite seu orçamento sem compromisso.
- Como Calcular Bateria para Sistema Solar: Guia Prático! - 7 de outubro de 2024
- Quanto Tempo Dura uma Bateria Solar: Guia de Vida Útil - 1 de outubro de 2024
- Backup de Energia: A Importância de Sistemas Fotovoltaicos - 30 de setembro de 2024