O uso de sistemas de geração de energia solar é uma ótima opção para pessoas que desejam economizar dinheiro em suas contas de eletricidade e ainda buscar um estilo de vida ecologicamente correto. Ao longo de vários anos, o Brasil viu um grande aumento na instalação de sistemas de energia solar, o que impulsionou a expansão do mercado.
Dentro disso tudo, a manutenção da sua usina de energia solar é um serviço preventivo altamente essencial para a longevidade de painéis solares, geradores e conexões, e as empresas que fornecem esse tipo de produto também tem conhecimento disso. Então, quer saber como manutenção da sua usina de energia solar com mais detalhes e com algumas dicas?
Continue lendo para descobrir!
A importância da manutenção da sua usina de energia solar
Os painéis fotovoltaicos, inversores, baterias e cabeamento, como qualquer outro equipamento, requerem manutenção de rotina para garantir que continuem funcionando corretamente. No caso dos sistemas solares, isso é ainda mais crítico porque o componente principal (os painéis) fica exposto aos elementos durante o dia.
Também é fundamental que, além do monitoramento de possíveis danos aos componentes elétricos do sistema, os painéis recebam manutenções periódicas para que funcionem adequadamente. Além disso, folhagem, excrementos de pássaros, poeira e sujeira de poluentes urbanos podem ter um impacto negativo na capacidade do sistema de economizar energia.
De um modo geral, a manutenção dos painéis solares consiste em limpá-los com água e sabão pelo menos duas vezes por ano, ou mais frequentemente se necessário. No entanto, muitos clientes acabam delegando essa tarefa à própria chuva, o que pode agravar o problema, pois mesmo a sujeira mais persistente não será removida do solo. Além da limpeza, é sempre importante ficar atento ao estado físico do equipamento, principalmente após períodos de chuva forte e temporais, e fazer os reparos necessários
Apesar dos painéis serem extremamente resistentes a danos e colisões, chuvas de granizo, por exemplo, podem comprometer a integridade do vidro que reveste os painéis, colocando todo o sistema em risco.
O que pode sujar os painéis fotovoltaicos?
A poluição, poeira e outros tipos de partículas no ar e orvalho incluem folhas, galhos, fuligem, excrementos de pássaros e outros pequenos animais, bem como poluição, poeira e outros tipos de partículas.
Qual a consequência do acúmulo de sujeira nos módulos solares?
A princípio a poluição, poeira, folhas e até “cocô de pássaro” podem contribuir para que a luz do sol não atinja as células fotovoltaicas de seus painéis solares. Bem como quanto menos eletricidade a placa solar produz, mais suja ela se torna.
Assim, a produção de energia dos painéis solares é afetada por vários fatores, mas um dos mais comuns e fáceis de resolver é a sujeira.
Ao passo que os painéis solares que não são limpos não produzem tanta eletricidade quanto os painéis limpos, de acordo com especialistas. De acordo com o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL), essa perda pode chegar a 30% em algumas situações. Alguns clientes que nunca limparam seus painéis solares relataram perdas de até 30%, de acordo com empresas de energia solar.
Aprenda agora como manter a manutenção da sua usina de energia solar
A instalação adequada de sistemas solares fotovoltaicos pode minimizar significativamente a necessidade e a frequência de manutenção da sua usina de energia solar. Para começar, deve-se escolher o local e a técnica de instalação adequados, que devem permitir a drenagem adequada das chuvas, permitindo assim a limpeza natural dos módulos solares. Também é recomendado evitar a proximidade de árvores ou arbustos que possam impedir a captação de energia solar devido à sombra induzida pelas árvores ou arbustos, ou a queda de galhos e folhas.
A seguir, saiba mais detalhes sobre como fazer a manutenção da sua usina de energia solar.
Lavagem dos módulos
A limpeza manual de um sistema de energia solar (ou mais especificamente os módulos) não requer mão de obra especializada (mas é recomendado) e pode ser feita pelo próprio usuário, desde que siga as orientações de segurança do fabricante. Além disso, a diretriz de segurança mais importante e universal é limpar o sistema somente quando ele estiver totalmente desligado, principalmente, em dias com temperaturas amenas e sem chuva.
Periodicidade
A limpeza deve ser feita uma vez por ano, segundo nós. A cada seis meses em locais onde não chove com frequência e há muita poeira. Basta olhar para seus painéis solares e ver se eles estão realmente empoeirados. Se este for o caso, limpe-os com um pano úmido. A saída de energia dos painéis diminui à medida que ficam sujos.
Ao passo que uma pequena quantidade de sujeira, como uma fina camada de poeira, pode causar uma redução modesta na produção de energia do painel solar, de até 5%. Dessa forma, quando os painéis solares ficam “sujos”, como em uma casa perto de uma avenida larga, uma região agrícola ou um local que não recebe chuvas regulares, a perda de produção de energia solar fotovoltaica é capaz de ser acima de 20%.
Produtos
Desde já a limpeza deve ser feita apenas com água, um pano limpo e sabão neutro ou esponja com cerdas macias para não causar danos ao sistema. Dessa forma, para evitar danificar a superfície dos módulos solares, não utilize nenhum produto químico, abrasivo, objeto pontiagudo ou pressurizador com jato direto.
Posição
Não se apoie nos painéis solares nem exerça pressão sobre eles, não pise nos módulos. O os painéis solares devem ser limpos com suavidade e preferencialmente a partir do solo, ou mesmo fazendo uso de um acessório longo que possa atingir o telhado sem danificar os módulos.
Manutenção preventiva
Antes de mais nada a manutenção preventiva do sistema de energia solar consiste em inspecionar visualmente o painel regularmente quanto a arranhões, manchas, fraturas ou indícios de quebra. Além disso, para garantir que o sistema esteja operando adequadamente, é necessário monitorar regularmente os indicadores de desempenho da usina, como variação de potência de pico e energia total gerada em várias situações de chuva.
O usuário também pode realizar facilmente a observação e análise do sistema solar fotovoltaico, diminuindo os gastos com manutenção corretiva, detectando precocemente possíveis falhas.
Manutenção corretiva
A princípio se a eficiência do sistema de energia solar ficar baixa após a limpeza dos painéis solares, aconselha-se a contatar uma assistência técnica qualificada para realizar um diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema.
Além disso, o usuário nunca deve tentar subir no telhado e desmontar o sistema por conta própria.
A importância de ter à disposição mão de obra qualificada para a manutenção da sua usina de energia solar
A limpeza de painéis solares, por exemplo, é simples e pode ser feita por qualquer pessoa, certo?
Não. Os painéis são uma mercadoria cara e delicada que requer trabalhadores especializados para manusear. No entanto, a má manutenção pode ser muito mais prejudicial do que nenhuma manutenção, resultando em problemas mais significativos e até perdas financeiras.
Como resultado, certifique-se de que você e sua equipe tenham as habilidades e a conhecimento necessários para cumprir essa função.
Por fim, gostou de acompanhar este artigo sobre “manutenção da sua usina de energia sola”? Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.