Qual modelo e capacidade de inversor devo utilizar na definição da minha usina?
O primeiro ponto a ser avaliado é o consumo atual da residência/empresa (média dos ultimos doze meses). Após avaliar o consumo atual analisar se há intenção de instalação de novos equipamentos ou alterações no uso que irão aumentar ou reduzir o consumo de energia. Também leva-se em consideração o investimento desejado (% redução de consumo que se pretende conseguir com a usina). Superdimensionar um sistema pode levar a um custo elevado e retorno de investimento elevado. Da mesma forma um subdimensionamento também pode ser um problema, pois cada inversor suporta até uma determinada capacidade, logo, se inversor não for projetado para atender a demanda prevista haverá a necessidade de acrescer novo inversor para atender a demanda o que pode gerar um investimento maior do que o previsto.
A qualidade do equipamento também é muito importante. Atualmente o inmetro exige que inversores de até 10Kw tenham certificação, enquanto que inversores acima desta capacidade são aceitos pelas concessionarias de energia a partir da comprovação de certificações internacionais.
Exemplo de inversores:
Inversor 3Kw – suporta até 10 painéis de 315wp – gera em torno 378Kw média mês
Inversor 5Kw – suporta até 16 painéis de 315wp – gera em torno de 605Kw média mês
Inversor 10Kw – suporta até 32 painéis de 315wp – gera em torno de 1.210Kw média mês
Para sistemas de maior porte podem ser usados vários inversores que somados atendam a capacidade instalada ou somente um inversor de potência maior que também irá atender a demanda. Tudo isso é avaliado pela equipe de projeto junto com o cliente para que ele tenha o melhor custo/beneficio e buscando sempre a longevidade do sistema.
Veja caso de sucesso http://www.solledenergia.com.br/6/supermercado-zanetti-sustentabilidade
Solicite orçamento sem compromisso !!!
- Energia solar também é qualidade de vida - 14 de julho de 2017
- Empreendimento familiar movido a energia solar - 28 de junho de 2017
- Churrasco garantido com energia solar - 20 de junho de 2017