A eficiência das lâmpadas LED, o uso de módulos de energia fotovoltaica e a relação entre a energia e o meio ambiente são temas frequentemente discutidos.
A conta de luz aumentou de preço nos últimos anos em decorrência de uma medida assinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que realizou uma mudança completa nos valores cobrados e os motivos de tal mudanças. É em momentos como esses que o desejo de encontrar maneiras de aumentar a eficiência energética da sua empresa se torna ainda mais necessário.
Então, caso você tem interesse em saber como aumentar a eficiência energética da sua empresa, acompanhe as próximas linhas!
1. Aproveite ao máximo a luz natural para aumentar a eficiência energética da sua empresa
A limpeza regular das janelas, o uso de cortinas de luz e a instalação de portas e janelas de vidro são as formas mais eficazes de aproveitar a luz natural e, consequentemente, garantir um uso mais adequado e consciente da energia elétrica.
2. Faça a manutenção do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado para aumentar a eficiência energética da sua empresa
A princípio equipamentos como refrigeradores e condicionadores de ar devem ser reparados regularmente para evitar o desperdício de eletricidade. Além disso, algumas anomalias no sistema podem ter um impacto direto na eficiência energética do sistema. Com isso, a lei do PMOC recomenda que as manutenções sejam realizadas mensalmente, o que é o ideal.
3. Desligue todos os equipamentos de escritório aumentar a eficiência energética da sua empresa
Desde já normalmente, equipamentos de escritório, como impressoras e computadores, entre outros, operam em modo de espera. Este modo de espera nos dá a impressão de que estamos economizando energia, mas na verdade está desperdiçando energia.Como resultado, é fundamental treinar os funcionários sobre como desligar completamente o equipamento depois de terminar de usá-lo, desconectando-o quando terminar de usá-lo. Também será possível contribuir para a redução do consumo de energia dentro da organização desta forma.
4. Implementar um Sistema de Gestão de Energia (SGE) para aumentar a eficiência energética da sua empresa
Este sistema é definido como um conjunto de atividades realizadas por qualquer tipo de organização com o objetivo de melhorar a eficiência do consumo de energia e, como resultado, promover uma redução no consumo total de energia em geral. Além da redução das emissões de gases de efeito estufa, a empresa obtém economia financeira como resultado dessa iniciativa.
5. Faça um investimento em seu próprio sistema de energia solar para aumentar a eficiência energética da sua empresa
Antes de mais nada investir em sistemas fotovoltaicos, por exemplo, é uma das alternativas mais assertivas disponíveis atualmente. Ao produzir sua própria energia, você fica isento de reajustes de bandeiras tarifárias, o que permite economizar até 99% na conta de luz e, ao mesmo tempo, garantir maior segurança energética para sua empresa.
Além disso, como estamos falando de uma fonte 100% limpa, você está contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Quais as vantagens da energia solar para aumentar a eficiência energética da sua empresa?
Descubra como a energia solar pode beneficiar sua empresa nas seções a seguir.
Economia
Antes de mais nada um dos benefícios mais significativos da energia solar nas empresas é a economia de longo prazo que pode ser obtida com o uso dessa tecnologia. Quando um sistema de energia solar fotovoltaica é instalado, ele gera eletricidade e elimina a necessidade de outras formas de geração de energia em casa. A economia na conta de eletricidade é obtida desde o primeiro uso dessa maneira.
Bem como o valor dos descontos na fatura varia entre 50% e 95%, sendo que o consumidor só é obrigado a pagar a taxa da concessionária em alguns casos. Ao passo que para os consumidores domésticos, isso representa uma diferença significativa no orçamento da família; no entanto, para os consumidores empresariais, essa diferença é ainda maior.
Além disso, com computadores, lâmpadas, condicionadores de ar e equipamentos de trabalho especializados sendo usados na maior parte do dia, a eletricidade costuma ser um dos grandes vilões, consumindo grande parte dos lucros da empresa. Com isso, o capital economizado pode ser usado para melhorias internas e expansão da empresa.
Por fim, a longo prazo, a despesa de instalação de equipamentos fotovoltaicos se transforma em investimento, pois a economia de energia elétrica acaba por cobrir os custos de aquisição de energia.
Marketing verde
Antes de mais nada quando falamos de marketing verde, estamos nos referindo à técnica que as empresas adotam para construir uma imagem mais atraente para sua empresa. Empresas que, por exemplo, reciclam lixo, limitam o uso de água e economizam energia podem ajudar a conseguir isso.
Como resultado das iniciativas ecologicamente corretas implementadas pela empresa, consumidores ambientalmente conscientes são atraídos pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa, pois estão cientes de que os itens e serviços que compram têm menor impacto no meio ambiente.
Tendo isso em mente, promover o uso de energia solar nas empresas também pode ser uma abordagem de marketing bem-sucedida. O objetivo da corporação é cativar a preocupação do público com o futuro da terra, evitando o uso de fontes de energia nocivas, como combustíveis fósseis, ou aquelas que tenham uma influência significativa na instalação e geração, como as hidrelétricas.
É fundamental também ressaltar que a produção de energia solar não resulta na emissão de gases nocivos ou na formação de qualquer outro tipo de lixo. Bem como tem uma influência limitada e a estrutura do equipamento adapta-se facilmente às estruturas envolventes.
Programas com vantagens fiscais e linhas de financiamento
A princípio além da economia de custos associada a contas de energia mais baixas, há um benefício econômico adicional. A desoneração facilitou muito a aquisição de sistemas fotovoltaicos, uma vez que, na maioria das unidades federativas, os consumidores estão isentos de ICMS referente à energia solar produzida e injetada na rede, o que auxiliou consideravelmente na aquisição desses sistemas.
Além disso, existem linhas de financiamento específicas disponíveis para a compra de equipamentos solares. O BNDES Finame-Energia Renovável é um exemplo de programa de financiamento voltado à aquisição e venda de equipamentos de energia renovável, como aquecedores solares, eólicos e solares, na República Dominicana.
Bem como é um programa da Caixa Econômica Federal que financia materiais de construção. Por fim, o banco também inclui equipamentos como painéis de energia solar em suas opções de financiamento para materiais de construção.
Sustentabilidade
Desde já o fato de a implementação de medidas mais amigas do ambiente contribuir para a sustentabilidade a longo prazo é de importância crítica. Além disso, ter viabilidade econômica, ambiental e social de longo prazo é um requisito para a sustentabilidade.
Ao passo que as empresas que se preocupam em ser sustentáveis agora poderão garantir sua permanência no mercado no futuro. Em um mundo onde as necessidades de energia estão aumentando, usar formas alternativas de energia é uma boa abordagem para diminuir o efeito ambiental de várias instalações e a queima de combustíveis tóxicos, entre outras coisas.
Bem como usar uma fonte de energia aparentemente ilimitada, como o sol, garante que continuaremos a ter acesso à energia no futuro. Dessa forma, para pessoas físicas que investem em tecnologia solar, não haverá escassez de energia em decorrência da troca realizada com a concessionária.
Grande durabilidade e baixos índices de manutenção
A economia gerada pela energia solar nas empresas ao longo do tempo pode ser considerada uma espécie de investimento em suas operações futuras. No entanto, se o equipamento tivesse pouca resistência e fosse imprescindível substituí-lo todos os anos, por exemplo, isso não seria viável.
Bem como os componentes de um sistema solar são construídos com cuidado e submetidos a rigorosos testes de resistência antes de serem instalados.
Por fim, gostou de acompanhar este artigo sobre “aumentar a eficiência energética da sua empresa”? Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.