Estabelecimentos comerciais que trabalham com alimentos necessitam ininterruptamente da energia elétrica para manter equipamentos de conservação em funcionamento. Na Casa de Carnes Villa, em Santa Cruz do Sul, a realidade não é diferente, pois os produtos necessitam de refrigeração constante para manter sua qualidade e integridade. Na busca em reduzir este custo fixo com energia elétrica é que os proprietários, Vianei e Silvana Villa, investiram nas placas de geração de energia solar. Uma aposta para um futuro mais sustentável e rentável, que garante economia em diversos aspectos.
As placas de geração de energia solar foram instaladas na Casa de Carnes Villa há 15 meses. Como o açougue é um estabelecimento que consome muita energia, “uma das maiores despesas”, destaca Vianei, o primeiro objetivo com a geração de energia solar dizia respeito à economia, da redução dos gastos com energia elétrica. Entretanto, os propósitos ambientais também foram levados em conta na hora de investir em energia solar. Além disso, o investimento tem relação com o futuro das próximas gerações, o que inclui os três filhos do casal com idades escolares, Gabriel, Eduardo e Giovana.
A história dos empreendedores com a energia solar começou quando o assunto passou a ser notícia constante nos veículos de comunicação. Há dois anos, uma matéria de um jornal televisivo local sobre equipamentos solares em Santa Cruz do Sul despertou a atenção deles, que a partir deste momento, passaram a pesquisar e amadurecer a ideia de investir nas placas fotovoltaicas. A usina da Casa de Carnes Villa possui 68 placas fotovoltaicas e um sistema de monitoramento wi-fi, que gerencia a produção de energia diária para a comprovação de retorno do investimento. “Estamos bem satisfeitos. Quando a gente instalou estávamos cientes de que retorno viria em cinco ou seis anos. Está produzindo o que era esperado”.
A história da família Villa com os negócios completa 10 anos no próximo mês. A Casa de Carnes Villa sempre foi uma vontade de Vianei, que trabalhou durante 14 anos em um açougue como funcionário. Quando surgiu a oportunidade de abrir o próprio negócio, não hesitaram. “Começamos pequeno, trabalhando bastante, com dívidas, mas sempre superando. Hoje o negócio está bom, não temos do que reclamar”. Atualmente, o empreendimento está localizado na Rua São José, 854, em prédio próprio, que completa quatro anos em setembro. Com uma clientela fiel e sem funcionários, o açougue é referência em qualidade e bom atendimento.
- Energia solar também é qualidade de vida - 14 de julho de 2017
- Empreendimento familiar movido a energia solar - 28 de junho de 2017
- Churrasco garantido com energia solar - 20 de junho de 2017