A instalação do sistema gerador de energia é bastante simples e não exige grandes alterações na rede elétrica atual. Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados no telhado, enquanto a distribuição da energia utiliza a fiação já existente.
O sistema de energia solar fotovoltaica é modular, ou seja, se a necessidade da propriedade crescer, mais painéis podem ser adicionados.
No geral, a única manutenção necessária ao painel solar é a limpeza em caso de acúmulo de poeira ou excremento de pássaros. Uma mangueira e esponjas são suficientes para esse trabalho, mas lembre-se de nunca utilizar abrasivos, pois eles danificam as placas e prejudicam o seu potencial. Uma ou duas vezes ao ano é suficiente para que as placas solares permaneçam em bom estado.
A energia solar, além de ser considerada um recurso natural renovável, é a principal fonte de energia do planeta. De acordo com o Relatório de Energia Mundial das Nações Unidas, o Sol é capaz de produzir energia suficiente para suprir o consumo global.
Os painéis solares não agridem de qualquer forma o meio ambiente, seja na sua instalação ou utilização. Além disso, a geração de energia limpa evita a emissão dos gases que causam o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.
Durante toda sua utilização os painéis solares estão sujeitos às mais diversas condições climáticas, como elevadas variações térmicas, chuvas de granizo e neve. Por se tratar de um investimento a longo prazo e de alto custo, a alta durabilidade das placas solares representa um ótimo custo-benefício.
Embora possa variar de acordo com o fabricante, relatórios do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos mostram que a vida útil de um painel solar é de aproximadamente 25 anos.
Os reajustes das tarifas e impostos sobre a energia elétrica deixam a conta de luz cada vez mais alta. Em reflexo a isso, meios alternativos de geração de energia tornam-se indispensáveis na hora de equilibrar o orçamento.
A geração de energia através do painel solar proporciona autonomia, segurança e estabilidade econômica para sua casa ou empresa. Calculando corretamente o consumo mensal e fazendo a instalação que forneça a capacidade necessária, é possível até mesmo reduzir a quase zero o seu gasto com eletricidade.
Após a instalação do sistema de aproveitamento de energia solar, mantém-se conectado à rede de distribuição elétrica. Fazendo com que o potencial excedente gerado seja injetado diretamente na rede da empresa distribuidora.
Em outras palavras, a energia produzida e não utilizada durante um dia ensolarado, é transformada em crédito. Este saldo pode ser gasto, tanto para compensar dias em que seja difícil captar a luz solar, quanto para diminuir a conta de energia elétrica de outra propriedade.
Conforme o custo dos painéis solares diminuem, aumentam os investimentos em sistemas fotovoltaicos de geração de energia. No Brasil, o capital investido, chega a ser integralmente agregado ao valor do imóvel.
Um estudo realizado pelo laboratório Lawrence Berkeley, dos Estados Unidos, aponta que compradores estão dispostos a pagar um valor maior por um imóvel que tenha a instalação de placas solares. Apesar do alto custo da instalação do painel solar, a economia com a conta de luz traz o retorno do investimento a longo prazo.
A geração da própria energia torna você livre dos
aumentos contínuo do preço do quilowatt hora.
é possível gerar sua própria energia em um local
e de forma remota, utilizar os créditos em outra
unidade. Lembrando que para este rateio é
obrigatório os dois (ou mais locais), estarem no
mesmo CPF/CNPJ e concessionária