fbpx

Benefícios Econômicos da Energia Solar

Além de ser uma excelente energia limpa e renovável, a energia solar proporciona mais economia para aqueles que optam por consumi-la. Afinal, é através da luz solar, utilizada de maneira certa, que você consegue utilizá-la sem a necessidade da eletricidade, economizando na conta de luz para o final do mês.

Esse e mais outros benefícios pela energia solar, você confere aqui!

Qual é a economia da energia solar?

Um sistema fotovoltaico é composto por painéis fotovoltaicos ou solares e deve ser preferencialmente instalado no telhado. Cada painel solar é composto de células solares de material semicondutor.

Os materiais mais comuns em sistemas fotovoltaicos são alumínio, cobre e silício (monocristalino, amorfo e policristalino).

Quando um fóton, ou partícula de luz, atinge a placa, a placa entra em contato com os átomos do material semicondutor. Esse impacto faz com que os elétrons se movam, resultando em uma corrente elétrica.

Os inversores convertem a energia elétrica gerada por corrente contínua em corrente alternada e são utilizados em edifícios residenciais, industriais ou comerciais. Esta corrente alternada é distribuída por todos os pontos de consumo.

No primeiro caso, o sistema está conectado à rede pública de abastecimento. Quando a energia excedente é gerada em excesso  da demanda do consumidor, ela é fornecida à rede. Isso cria créditos ou bônus de energia. Esses créditos não podem ser convertidos em dinheiro, mas serão usados ​​para descontar as contas de serviços públicos do próximo mês. Os créditos são válidos por 5 anos. Portanto, a conta pode ser muito baixa ou até zero.

Não apenas as unidades que geram excedentes são elegíveis para bônus. As unidades consumidoras de um mesmo proprietário usufruem desse benefício desde que todas essas unidades façam parte da mesma área de concessão. Isso é chamado de autoconsumo remoto.

O principal atrativo da instalação de energia solar em sua casa ainda é a redução na sua conta de luz. Ao instalar um sistema fotovoltaico, você gera sua própria energia e o excedente é repassado à concessionária. Esta parcela será devolvida na forma de um crédito que será descontado da sua conta de luz.

Ao contratar uma empresa conceituada para implementar os projetos certos para atender às suas necessidades de consumo ao longo do ano, você pode reduzir significativamente sua conta de energia elétrica.

Por que a energia solar é mais econômica?

O custo da energia solar tem sido visto como um grande obstáculo para a instalação em massa nos lares brasileiros. No entanto, esta afirmação pode pelo menos ser considerada imprecisa. Além de custos significativamente menores, a amortização do investimento será realizada em breve.

Uma casa média em nosso país consome cerca de 250 kWh de energia por mês. São necessários oito painéis para atender a essa necessidade, com custo de instalação de aproximadamente 15.000 a 20.000 reais (em média).

O retorno estimado deste investimento é de aproximadamente 6 a 8 anos. Este é um período de tempo razoável dado o contexto de garantias de longo prazo dos equipamentos e a lógica da valorização do próprio ativo.

O período de amortização dos investimentos em energia solar é agora significativamente reduzido. Os painéis solares de silício cristalino, os mais comuns no mercado, estão se tornando cada vez mais acessíveis. Pesquisadores de várias universidades ao redor do mundo especulam que os preços se tornarão tão competitivos que a tecnologia logo terá ampla adoção.

Quanto maior o preço da eletricidade, mais lucrativo será o investimento no curto prazo, tornando mais rentável a instalação de energia solar. Dado que as tarifas atuais são muito altas e não há perspectiva de redução, é o contrário.

A transição para a matriz solar de energia limpa e ilimitada é a melhor maneira de economizar. A energia solar em sua casa não é apenas boa para sua carteira, mas também para o meio ambiente.

Diante da escassez de água, os governos têm incentivado cada vez mais a adoção desse método. Os incentivos são na forma de descontos de iluminação tradicionais, que muitas vezes podem chegar a 95% ou mais por mês.

Vamos supor que o preço normal da energia da matriz hidrelétrica chegue a 515 reais. Se sua casa puder gerar energia solar, sua conta de luz com exposição plena ao sol ficará em torno de 85 reais, economizando em média 430 reais por mês.

Quanto de energia uma placa solar economiza?

Quando você investe em um projeto de energia solar, normalmente paga a  conta de eletricidade mais baixa e obtém um retorno do investimento rápido e muito favorável. O processo de geração de energia solar é muito simples.

Os painéis solares captam a luz e reagem a ela convertendo-a em energia elétrica. Essa energia é enviada para um inversor solar, que converte a energia para a frequência da rede local e utiliza a energia solar como energia elétrica convencional.

As contas de serviços públicos podem ser até 8,6% mais altas durante esse período. No verão, a luz natural torna os dias mais longos, mas a falta de luz durante o dia torna-o mais quente e aumenta  a necessidade de ar condicionado.

Além disso, muitas pessoas saem de férias nesse período, e quem não sai o tempo todo fica em casa e consome mais energia elétrica.

Ao gerar sua própria eletricidade com um sistema de geração de energia solar, você poderá garantir a eletricidade necessária para  sua casa sem aumentar suas contas de serviços públicos e, pelo contrário, economizar ainda mais.

A produção de energia solar pode diminuir em até 30% devido ao acumulo de poeira, por isso recomenda-se a limpeza dos módulos periodicamente, saiba mais.

O que é cobrado na conta de luz com energia solar?

Acho que muitas pessoas ficam surpresas que as pessoas que têm geração de energia solar estão pagando suas contas de eletricidade. Para eles, a eletricidade gerada por módulos fotovoltaicos substitui completamente a rede  elétrica. No entanto, não é assim que o sistema funciona.

Para entender por que alguém com energia solar paga pela eletricidade, precisamos entender como o sistema funciona.

Ao contrário do que muitos pensam, a eletricidade gerada por um sistema fotovoltaico não flui diretamente para o autoconsumo, mas  é convertida em créditos para uso futuro. Uma taxa mínima também deve ser paga para a instalação de um sistema de energia solar.

A razão é simples, porque continua usando a energia da distribuidora. Acontece que os módulos só produzem energia durante o dia quando são expostos à luz solar.

Mesmo à noite ou  em horas escuras, a energia da rede é usada para cobrir toda ou parte do consumo.

Isso ocorre porque a energia elétrica é instantânea e deve ser direcionada em algum lugar se não estiver sendo usada quando for gerada. O sistema habitacional brasileiro atual tem um período médio de retorno de 4 a 5 anos.

O sistema tem uma vida útil de 25 anos ou mais, portanto, as contas de eletricidade são reduzidas por pelo menos 20 anos. Ou seja,  ao invés de continuar pagando sua conta de luz, você só paga a conta mínima por 20 anos.

Quais são as desvantagens da energia solar?

Embora a energia solar seja uma fonte de energia barata e limpa, o investimento necessário para adquirir o sistema fotovoltaico ainda é considerado alto. No entanto, trata-se de um investimento com retorno em 3 a 7 anos, dependendo dos padrões de consumo.

A energia solar pode ser coletada mesmo em dias nublados ou chuvosos, mas durante esses períodos o sistema solar se torna menos eficiente. Os painéis solares usam a luz solar para armazenar energia solar de forma eficiente.

Portanto, mesmo alguns dias nublados ou chuvosos podem ter um impacto perceptível no sistema de energia. Você também deve ter em mente que a energia solar não pode ser colhida durante a noite.

Encontrar instaladores solares confiáveis ​​que ofereçam uma solução completa, desde o planejamento do projeto até a instalação e aprovação com a concessionária local, pode ser demorado e exaustivo.

Se estiver em dúvida, você pode contar com uma empresa especializada em sistemas sustentáveis como a Solled Energia.

Consórcios de energia solar e empréstimos subsidiados, bem como bancos públicos e privados que oferecem linhas de crédito especiais para investimentos em recursos sustentáveis, são fontes extremamente benéficas para o setor fotovoltaico.

Além dessas instalações, é importante destacar aqui que a aquisição do sistema fotovoltaico se torna um investimento, pois trará um retorno econômico ao seu proprietário ao longo dos anos, na forma de desconto na conta de energia elétrica.

Consequentemente, se compararmos a compra do sistema com outros investimentos financeiros, podemos ver que a produção de energia própria é mais benéfica do que outros investimentos.

Em sistemas isolados, para aproveitar a energia do sistema à noite, é necessário utilizar um banco de baterias, que será calculado de acordo com o consumo local e será utilizado para armazenar a energia gerada durante o dia.

Por que energia solar é melhor?

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável que está muito bem distribuída pelo mundo. A instalação de um sistema fotovoltaico garante um fornecimento permanente de energia sustentável e contribui para a descarbonização da economia.

O dinheiro gasto no início é rapidamente recuperado graças às economias futuras. Isso ocorre porque você não precisa mais  se preocupar com o aumento do consumo e dos custos de energia.

Além disso, o módulo de célula solar possui longa vida útil (aproximadamente 25 anos), o que contribui para a redução de custos no longo prazo.

Todos os dispositivos em sua casa podem ser conectados com esta ferramenta sem exceção. Porque gera energia ao mesmo tempo que a rede de abastecimento. Desta forma,  a rede assume a distribuição à noite. Em caso de falha de energia, o sistema de bateria funcionará, caso optar pelo sistema off grid.

Ao investir em um sistema de energia solar, você incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo e evita o uso excessivo de fontes de energia não renováveis, como diesel, gás e petróleo. Portanto, é uma solução 100% limpa e que não agride o meio ambiente.

A energia solar é uma fonte limpa e renovável de eletricidade produzida pela captura de calor, radiação e luz. A redução de custos, a economia e a busca consciente por energia fizeram com que as pessoas considerassem esses tipos de investimentos de médio a longo prazo, e seu uso aumentou significativamente.

Principalmente no Brasil, onde o sol brilha quase o ano todo. Propriedades equipadas com tais sistemas são altamente valorizadas no mercado. A energia solar é muito valorizada no Brasil.

Os sistemas de energia solar são muito fáceis de instalar em sua casa e têm pouca ou nenhuma interferência com os componentes elétricos existentes. Sendo uma ferramenta modular, pode sempre ser ajustada e aumentada em capacidade à medida que as necessidades de energia elétrica da sua casa crescem.

É possível zerar a conta de luz com energia solar?

Não, todos os consumidores de energia, sejam eles consumidores de energia elétrica ou solar, devem pagar as contas mínimas cobradas pelas distribuidoras para cobrir os custos de infraestrutura e garantir que a energia esteja sempre disponível.

Um sistema de energia solar pode até ter consumo zero de energia das distribuidoras, mas não pode ter contas zero de energia elétrica.

O motivo disso é o chamado custo de disponibilidade, também conhecido como tarifa mínima de luz. Também no caso de sistemas de energia solar, as propriedades devem pagar uma taxa de entrega ao usar o sistema  de uma concessionária para garantir o fornecimento de energia. Isso é comumente chamado de “taxa mínima de luz”.

Esse é o custo de acesso à rede elétrica que todos os consumidores devem pagar além de suas contas de iluminação pública

Outro ponto a entender é que quando um sistema fotovoltaico está conectado à rede e não está consumindo toda a energia produzida, o inversor realimenta a energia excedente na rede e fornece energia para a propriedade para gerar créditos.

Observe que os valores associados às cobranças de energia variam de acordo com a região do país. Portanto, antes de fazer qualquer cálculo, verifique sua conta de luz para ver o que seu fornecedor de energia cobra.

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação