A forma como as pessoas utilizam a energia tem um impacto direto na sua qualidade de vida. A opção ideal para o meio ambiente e bem-estar geral é empregar uma fonte inesgotável de energia para fornecer a todos sem causar danos ambientais e com base no crescimento a longo prazo. Esses são apenas alguns dos benefícios da energia solar.
Ele pode ser implantado e utilizado em uma variedade de ambientes. Uma propriedade rural, por exemplo, precisa de alternativas que possam aumentar a produção e, ao mesmo tempo, melhorar o padrão de vida das pessoas que residem em áreas com energia insuficiente.
Continue lendo este post para saber mais sobre por que a instalação de painéis de energia solar em propriedades rurais traz tantos benefícios, bem como para saber os benefícios da energia solar no campo.
Acompanhe!
Como é o processo de instalação?
A princípio devido aos processos de instalação, que muitas pessoas consideram difíceis e caros, o uso da energia solar pode ser considerado limitado. No entanto, com a ajuda da tecnologia moderna, esse conceito foi suavizado. Os painéis fotovoltaicos podem ser colocados em telhados e até mesmo no solo em propriedades rurais. É imprescindível determinar o tamanho da área necessária para que a energia atenda à necessidade do imóvel.
Aliás, o fornecedor de instalação de equipamentos deve avaliar o uso da fazenda, bem como o espaço necessário para a instalação de equipamentos como painéis e inversores. Ao passo que a placa solar e inversor, estrutura de ancoragem, cabeamento, conexões, disjuntores e outros elementos elétricos são necessários para o funcionamento do sistema.
Por último, toda a instalação deve ser feita por uma empresa qualificada, com engenheiros e especialistas em eletricidade treinados para o trabalho.
Sistema off-grid
Os sistemas solares off-grid são fotovoltaicos mais vantajosos para as propriedades rurais que não possuem energia elétrica.
O fornecimento de energia em áreas mais remotas pode ser difícil. Como resultado, este sistema funciona independentemente da rede de energia, com alimentação própria. Não é obrigatório o pagamento de tarifas à distribuidora de energia da região, e o equipamento não é suscetível a quedas de energia.
O sistema também inclui um banco que armazena a energia gerada ao longo do dia, tornando-a adequada para uso noturno ou em dias nublados. Além disso, estender o sistema elétrico regular para áreas periféricas é caro, e o governo frequentemente se recusa a financiá-lo. Como resultado, embora o sistema off-grid exija um gasto inicial maior devido ao seu banco de baterias, é uma opção realista com várias vantagens.
Sistema On Grid
Este sistema está conectado à rede convencional, estabelecendo uma troca com o produtor de energia fotovoltaica: nos períodos de sol, o excesso de eletricidade produzido pelos painéis abastece a rede; durante a noite e dias nublados, quando não há painéis solares produzindo energia, a rede convencional fornece a energia necessária. Como resultado, a propriedade está sempre eletrificada. Mas quanto o produtor recebe pela energia que envia para a rede? Sim! E aí está o maior benefício do sistema.
O Sistema On Grid faz uso da Geração Distribuída a partir 2012. A energia extra que alimenta a rede é vendida pelo produtor, que recebe o pagamento em forma de crédito na conta de energia elétrica, como resultado, surge uma economia razoável. Algumas casas rurais começaram a pagar apenas o mínimo da conta de energia, economizando até 90%! Não é incrível?
Como é feito o armazenamento da energia solar rural?
O armazenamento de energia solar em propriedades rurais procura atender a uma demanda que nem sempre é atendida pela energia elétrica convencional, muitas vezes insuficiente nesses locais.
Além disso, o sistema de armazenamento de energia solar é construído com baterias apropriadas que armazenam a carga para uso posterior em atividades externas ou para operação de equipamentos internos.
Serve também como backup caso a energia fornecida pelo sistema seja insuficiente para atender as demandas do negócio. Além do sistema on-grid, o empresário rural pode empregar a armazenagem (sistema off-grid), que pode proporcionar benefícios como reduções tarifárias, por exemplo, ICMS, tarifas de irrigação subsidiadas, etc.
Veja abaixo os benefícios da energia solar no campo
Com o custo da energia no país disparando, vale a pena investir em fontes alternativas de energia para manter ou melhorar a eficiência de uma propriedade. Então, descubra os benefícios da energia solar no campo nas seções a seguir!
1. Economiza gastos e dura muito tempo
Aqueles que investirem neste conceito serão recompensados generosamente. Para começar, porque os painéis exigem menos manutenção e têm uma longa vida útil: em média, duram 25 anos. E, devido aos avanços tecnológicos, esse número tem muito espaço para crescer.
O segundo aspecto é que, quando a produção de energia excede o consumo, são produzidos créditos com a concessionária de energia, que podem ser utilizados nos períodos em que os raios solares não são tão fortes. Independentemente do tamanho da propriedade onde os painéis solares são colocados, o consumo de eletricidade é reduzido a um custo mensal muito baixo.
2. Preserva a saúde ambiental
A energia solar é que ela é ecologicamente correta. A energia solar não tem impacto negativo no meio ambiente, pois não é poluente. Da geração à captação e transformação para consumo, é uma energia limpa. Ao contrário do petróleo, gás natural, diesel e outros combustíveis fósseis, o método não produz emissões de gases de efeito estufa.
Bem como adotar uma prática sustentável e democrática é benéfico para a saúde e pode ajudar a “retardar” as mudanças climáticas, como a causada pelo aquecimento global. Ora, o sol pode ser encontrado em quase qualquer lugar e nasce para todos!
3. É possível em locais isolados
A energia solar ainda é uma boa opção para locais de difícil acesso. Por sua pequena escala, não necessita de um investimento tão grande em linhas de transmissão. Como o Brasil é uma nação tropical, a energia solar pode ser utilizada em quase todo o território, mesmo distante de polos produtores de energia não renovável (como hidrelétricas e termelétricas).
4. Cerca eletrificada
A cerca elétrica é amplamente utilizada em áreas onde o gado e outros animais são criados. O eletrificador transforma a carga de entrada em pulsos de alta tensão e curta duração usando energia solar. Quando um animal entra em contato com a divisória, a corrente viaja da cerca para o chão, fazendo com que o animal sinta uma “agulha” sem ser gravemente ferido. O mesmo pode ser dito para os invasores esporádicos do terreno
5. Bombeamento de água
O bombeamento de água é uma atividade generalizada nas regiões rurais (em pequenos fluxos).
Pequenas aldeias, instalações pecuárias, pequenos projetos de irrigação, habitações individuais e outras coisas são todas fornecidas por ele. A energia solar também pode ser utilizada para esta atividade se a energia fotovoltaica for distribuída adequadamente.
É possível também realocar as bombas de água dessa maneira. Esta é uma diferença significativa, especialmente se o local onde o bombeamento é necessário não tem um fornecimento elétrico confiável. Quando comparado às bombas movidas a diesel, o sistema de bombeamento movido a energia solar é mais limpo. Outra vantagem é que não precisa ser abastecido. Além disso, a bomba pode ser montada sem a necessidade de uma fonte de energia.
6. Iluminação adequada
A princípio investir em iluminação externa e interna é um projeto obrigatório. No entanto, ao utilizar a energia solar, é viável minimizar os custos sem sacrificar a eficiência. Devido ao seu grande brilho, as lâmpadas fluorescentes compactas também são recomendadas para reduzir o consumo e os gastos.
7. Irrigação
A água é escassa em algumas partes do país e os serviços de irrigação são proibitivamente caros. Em locais rurais, este recurso é fundamental para o cultivo e criação de animais. O dispositivo pode ser utilizado sem problemas quando a energia solar é empregada, proporcionando uma maneira menos dispendiosa e mais ecológica de irrigar todo o espaço necessário.
8. Autonomia de energia
A geração de energia pode ajudar tanto locais pequenos quanto grandes. Como isso proporciona autonomia, você não precisará mais depender da empresa operadora para ter energia em seu terreno (sistema off-grid). Como as baterias armazenam a energia criada pelo Sol, você não terá que se preocupar com interrupções de energia.
9. Alimentação de residências
A energia solar é fornecida através da utilização de painéis solares montados nos telhados das habitações. Bem como a energia gerada é armazenada em um banco de baterias que pode ser alojado em um abrigo adequado.
10. Colheita de grãos
Em conexão com isso, a energia solar rural auxilia em uma variedade de operações, incluindo secagem e armazenamento de grãos. Também pode ser utilizado em estufas para auxiliar o desenvolvimento de espécies vegetais de forma mais eficiente, bem como na colheita mecânica de grãos.
11. Redução do custo de energia na criação de frangos
As despesas com eletricidade costumam ser extremamente caras durante a produção de frangos de corte. A eletricidade contribui com cerca de 27,5% dos custos de manutenção agrícola. Como resultado, dependendo da capacidade de energia fotovoltaica instalada, os gastos mensais com energia podem ser reduzidos em até 95%. Essa diminuição significa que mais dinheiro está disponível para outros investimentos em uma base mensal e anual.
Por fim, gostou de acompanhar este artigo sobre “benefícios da energia solar no campo”? Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.