fbpx

AQUECIMENTO GLOBAL E A ENERGIA SOLAR

A energia solar pode ser uma grande aliada para frear o aumento do aquecimento global, por exemplo, ao gerar sua energia você deixa de emitir CO² para o meio ambiente.

O que a energia tem a ver com o aquecimento global?

Se a temperatura média global aumentar em relação aos níveis atuais, o consumo de energia para manter as casas climatizadas aumentará. O aumento da demanda de energia pode levar ao aumento das emissões de gases de efeito estufa e ao aumento da demanda de energia para ar condicionado. Isso porque essas novas emissões vão aumentar ainda mais o aquecimento global. Esse fenômeno é conhecido como feedback positivo.

Grande parte da geração de energia é baseada no uso de combustíveis fósseis como carvão  e derivados de petróleo, e o uso desses materiais provoca o acúmulo de poluentes na atmosfera. A energia renovável vem do aproveitamento de recursos naturais inesgotáveis, como energia solar e eólica.

A energia renovável também pode ser chamada de energia limpa, pois produz energia mecânica ou elétrica sem poluir o meio ambiente. Os principais exemplos são a energia solar,  eólica, das marés e  geotérmica. O aquecimento global é um problema para todas as pessoas do planeta. A qualidade de vida depende do clima, assim como toda atividade humana depende dos recursos naturais.

Alimentos, roupas, ferramentas de trabalho ou domésticas tudo o que usamos em nossas vidas diárias deriva da natureza e, claro, da energia que mantém toda a tecnologia funcionando. Como resultado, foi observado um aumento na temperatura da terra.Este é um tema que preocupa a muitos, mas continua a ser controverso. Finalmente, as indústrias do mundo serão alimentadas pela queima de carvão e petróleo, enriquecendo o grande potencial do mundo.

No entanto, o uso desses recursos libera dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, prejudicando climas em todo o mundo. Danos recebidos não podem ser desfeitos. O que a humanidade pode fazer é parar as emissões de carbono e reduzir o impacto da vida humana no planeta, esperando que a natureza se regenere e proporcione séculos de vida de qualidade. E a  alternativa mais importante para proteger o meio ambiente sem mudar nosso estilo de vida moderno é usar energia renovável.

Quais os tipos de energias recomendadas para diminuir o aquecimento global?

Uma forma de fazer isso é substituir o petróleo como um dos principais componentes da matriz energética global por formas mais eficientes, como a solar e a eólica. Essa é uma das principais linhas de investimento do governo federal na produção de energia.

O Brasil gera pouco mais de 40% de sua energia a partir de fontes renováveis. Em termos de geração de energia, as usinas hidrelétricas são a força mais importante, respondendo por 64% da produção. No entanto, a matriz ainda não é suficientemente diversificada, o que muitas vezes leva a problemas de abastecimento como a crise brasileira de 2015, sem garantir a segurança energética.

Por exemplo, o custo dos painéis solares caiu 73% desde 2010, tornando a energia solar a fonte de eletricidade mais barata para muitas famílias na América Latina, Ásia e África. No Reino Unido, a energia solar e eólica onshore são mais competitivas do que o gás e serão a fonte de eletricidade mais barata até 2025. A energia comprada por meio do ACL é imune às flutuações anuais das tarifas de distribuição de energia elétrica, permitindo determinar com precisão os custos de curto, médio e longo prazo.

Além disso, no momento das negociações, estávamos analisando a possibilidade de ajudar a minimizar os impactos das mudanças climáticas comprando energia subsidiada de usinas solares, eólicas, de biomassa ou pequenas hidrelétricas. Além das iniciativas indiretas, a economia de energia também pode ser promovida de outras formas dentro das empresas, como a promoção de modos de transporte alternativos que evitem as emissões de CO2.

Um carro a gasolina popular emite cerca de 150 gramas de dióxido de carbono. 3,5 milhões de veículos circulam diariamente pela cidade de São Paulo. Se todos ficassem em casa um dia por semana, cerca de 10 milhões de toneladas de CO2 não seriam emitidas na atmosfera após um ano.

Como o consumo de energia elétrica pode afetar o aquecimento global?

A energia não renovável é gerada a partir de fontes de energia que a natureza esgota e tem um grande impacto ambiental no planeta. Esse tipo de fonte de energia tem origem em matéria orgânica, plantas ou animais e leva milhões de anos para se formar na natureza. Infelizmente, grande parte da eletricidade do mundo ainda é gerada pela queima de combustíveis fósseis.

As fontes fósseis incluem carvão, gás natural,  petróleo e seus subprodutos. A energia proveniente de recursos fósseis, também conhecida como energia convencional, é altamente poluente e prejudicial ao meio ambiente em toda a sua cadeia, desde a extração até o uso. Além disso, quando essa fonte de energia é queimada, libera vários gases poluentes, como o CO2, na atmosfera, causando efeito estufa e destruindo a camada de ozônio.

Dentre os recursos não renováveis, a energia nuclear é um dos mais prejudiciais à saúde humana. A metodologia é semelhante à utilizada em bombas atômicas, onde o calor é gerado pela fissão (decomposição) de elementos como o urânio. Em uma usina nuclear, o calor e o vapor produzidos acionam as turbinas do gerador. A geração de energia  sempre afeta a natureza. No entanto, cada processo tem sua própria singularidade. Esses efeitos podem variar muito, como: Exemplos: grandes inundações regionais, emissões de gases de efeito estufa, possíveis desastres nucleares,  inundações de barragens deslocadas, poluição de leitos d’água, etc.

Quando a luz solar atinge um painel solar, ele absorve o calor e gera eletricidade. A Terra recebe 14.000 vezes mais do Sol do que consumimos anualmente, tornando-se uma matriz que praticamente não tem impacto no meio ambiente. O desafio é reduzir os custos de produção e instalação e aumentar a popularidade do sistema a cada dia. Além disso,  a eficiência do painel deve ser melhorada para minimizar a pegada e gerar o máximo  de energia possível.

Qual a melhor fonte de energia para o aquecimento global?

A energia renovável é um recurso energético que pode ser regenerado em pouco tempo e é considerado inesgotável. São também uma alternativa ao modelo energético mundial, que se limita ao uso de combustíveis fósseis.

As fontes de energia não renováveis ​​são recursos energéticos que não podem ser renovados a curto ou  médio prazo, ou seja, podem ser esgotados. A extração dessas energias causa impactos ambientais negativos. Por exemplo, a queima de carvão  libera gases poluentes na atmosfera e contribui para o  aquecimento global. Os recursos não renováveis, também conhecidos como fontes convencionais de energia, compõem o modelo energético mundial.

Ou seja, são as fontes de energia mais utilizadas. Os combustíveis fósseis e seus processos de combustão agravam os problemas ambientais. O agravamento dos problemas ambientais causados ​​pelos gases poluentes lançados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis exige extensões dos modelos energéticos atuais. O aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas são exemplos de destruição ambiental.

Quais são as três fontes de energia que mais contribuem para o aquecimento global?

Energia Solar

Durante o dia, os módulos solares captam a luz do Sol e geram a energia solar! a energia solar permite a produção de eletricidade a partir da luz solar, um recurso renovável. Portanto, ao contrário dos combustíveis fósseis, não emite gases poluentes como óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Além de poluir o planeta, estes gases contribuem para o aquecimento global e prejudicam o acesso à energia para as gerações futuras.

Biocombustíveis

Os biocombustíveis são materiais usados ​​para gerar energia a partir de biomassa orgânica para uso em motores de combustão interna. Uma das principais vantagens é a sustentabilidade ambiental e a possibilidade de substituir alguns ou todos os combustíveis fósseis.

Os biocombustíveis são uma fonte de energia alternativa para reduzir o aquecimento global e diversificar a oferta diante do potencial esgotamento das reservas de petróleo. O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a produzir e utilizar biocombustíveis.

Os principais biocombustíveis produzidos neste país são o biodiesel e o etanol. Os incentivos fiscais para veículos movidos a álcool e isenções fiscais, principalmente para taxistas, foram feitos para estimular o consumo. Ao lado da indústria, a agricultura passou a receber incentivos do governo federal, aumentando o cultivo da cana-de-açúcar.

Energia Hidráulica

A energia hidráulica é obtida aproveitando o potencial gravitacional da água corrente e das cachoeiras. Quando é usado para gerar eletricidade, é chamado de energia hidrelétrica.

A importância da energia hidrelétrica é explicada pelo fato de ser uma fonte segura de eletricidade. As usinas hidrelétricas também podem alterar rapidamente sua capacidade de geração, permitindo que mais água flua através de suas turbinas, permitindo que atendam aos picos de demanda mais rapidamente do que outras fontes de energia.

Outro diferencial da energia hidrelétrica é que ela é uma fonte de energia limpa e renovável. Afinal, sem emitir gases de  efeito estufa, a água é um recurso que a natureza continua abastecendo.

Energia Eólica

A energia eólica é uma fonte permanente de energia para as pessoas. O vento consiste em grandes fluxos de gás que causam grandes flutuações ao longo do ano. Este movimento do ar, resultante do aquecimento errático da atmosfera pela radiação solar, pode ser convertido em energia utilizável.

Esse processo é conhecido como energia eólica e é usado para gerar energia mecânica por meio de moinhos de vento, para gerar eletricidade ou para impulsionar veleiros por meio de velas.

A energia eólica é uma alternativa renovável, limpa e permanente aos combustíveis fósseis em todas as partes do mundo. A energia eólica é convertida em energia elétrica por dispositivos chamados turbinas eólicas (ou turbinas eólicas), que contêm hélices que se movem na velocidade do vento.

Quais são os principais problemas causados pelo aquecimento global?

O derretimento das geleiras já é um efeito perceptível do aumento do nível do mar. Alguns estudos sugerem que  mais de 3.000 quilômetros quadrados da Antártida podem ser perdidos e que o derretimento do gelo da Groenlândia pode elevar o nível do mar em até 7 metros e inundar várias cidades costeiras.

Esta situação está prejudicando a vida animal nessas regiões, especialmente no Ártico, e causando problemas ambientais de natureza ecológica. Os oceanos não são os únicos que sofrem  com o derretimento do gelo. Alguns picos de  montanhas cobertos de gelo também são afetados pelo aquecimento, alterando os ciclos de vida dos animais nesses locais.

As mudanças na precipitação e a ocorrência de eventos extremos como furacões, inundações, tempestades, secas e incêndios estão afetando infraestruturas críticas, como linhas de energia, estradas e pontes, exigindo reparos mais frequentes e exigindo que os governos custem muito. As regiões Nordeste, Sudeste e Sul, que já sofrem com a seca, serão as mais atingidas. As cidades que já lutam com infraestrutura de saneamento e transporte sofrerão ainda mais com esses efeitos.

Prevêem-se grandes prejuízos no setor de infraestrutura, que responde por 59% do total, habitação, que responde por 36%, e  instalações de saúde e educação, que respondem por 5%.

Por fim, se você tem interesse em conhecer mais sobre energia solar e economia? Entre em contato com a nossa equipe e confira como podemos ajudar.

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação