fbpx
(51) 3909-7279

17/05/2018

Palestra aborda demandas do Rio Grande do Sul com a geração distribuída

Diretora da ABGD e da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, Mara Schwengber palestrou
durante o Fórum de Geração Distribuída com Fontes Renováveis, em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – As demandas do Rio Grande do Sul no mercado de geração distribuída, mais especificamente relacionadas à energia solar fotovoltaica, foram discutidas no Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis, nesta quinta-feira e sexta-feira, 17 e 18, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, em uma promoção da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). O assunto foi abordado pela empresária santa-cruzense e diretora da Solled Energia e da ABGD-RS, Mara Schwengber, durante o painel Geração Distribuída na Região Sul do Brasil.

Durante a explanação, Mara repassou informações sobre o mercado, números, comparativos entre o Brasil e o Rio Grande do Sul, unidades consumidoras e potência instalada por municípios gaúchos. Entre os desafios e o posicionamento do Estado, ela abordou a necessidade de uma legislação que transmita segurança ao investidor, as dificuldades com as concessionárias de energia e a falta de qualificação (certificações) de muitas empresas integradoras. Ela ainda falou sobre as oportunidades, exemplificando as associações, que ativamente auxiliam na busca de soluções para as dificuldades com as concessionárias de energia e com o Governo Estadual.

Outro destaque da palestra da empresária santa-cruzense, que também foi assunto de um dos painéis do fórum, foi o acesso a linhas de crédito. “As instituições financeiras e as cooperativas de crédito estão cada vez mais tornando realidade o investimento, quando, por exemplo, se torna possível trocar a parcela do financiamento pela economia da conta de energia”, ressaltou. No final da sua exposição, Mara ainda mostrou dados estatísticos que colocam o Sul do Brasil em destaque no mercado, bem como as estimativas de crescimento para os próximos anos. 

FÓRUM –
A geração distribuída com fontes renováveis tem crescido nacionalmente nos últimos anos. O Fórum da ABGD – associação oficial das empresas do ramo, que integra provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos – acontece anualmente com o objetivo de reunir a cadeia produtiva do setor. Esta edição no Rio Grande do Sul, com foco nos três estados do Sul, abordou as oportunidades de negócios, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação, perspectivas de crescimento, entre outros assuntos. A iniciativa contou com 410 participantes, entre especialistas e empresários representantes da indústria, comércio e serviços, pesquisadores, instituições de ensino, autônomos e interessados.

Mais vistos

Energia Solar é sinônimo de economia

Energia solar é a chave para economizar, ser mais eficiente fazendo mais com menos e viver [...]

Energia solar no Brasil estará presente em mais de 10 milhões de telhados

O potencial de aproveitamento da energia solar é enorme no Brasil e países com grande população [...]

Por que investir em energia solar?

Com um tempo médio de retorno de aproximadamente 5 anos, energia solar é um investimento no [...]

Como funciona a energia solar

Painéis solares aproveitam a energia solar em um processo envolvendo alta tecnologia que já está disponível [...]

Supermercado Zanetti – Sustentabilidade

Supermercado gera sua própria energia com o uso de painéis solares fotovoltaicos em formato de micro [...]

Casa de Carnes Villa – Case de Sucesso

Buscar rentabilidade financeira e redução de custo fixo é o ponto motivador de decisão da Casa [...]