fbpx

Qual é a melhor forma de se utilizar as energias sustentáveis?

É costume discutir sistemas fotovoltaicos e se perguntar como a energia solar pode ser utilizada e qual é a melhor forma de se utilizar as energias sustentáveis

Nesse sentido, estamos cientes de que ela pode ser produzida em sua casa, empresa ou indústria, mas existem diversos métodos para utilizar essa fonte de energia limpa e renovável.

A energia solar pode ser utilizada para diversos fins, incluindo a produção de eletricidade e aquecimento de água para uso doméstico ou comercial. Também pode ser usado para bombear água em lugares remotos.

Neste guia, qual é a melhor de se utilizar as energias sustentáveis e por que isso é tão importante.

Tudo pronto para começar? Então, vamos lá!

Como a energia solar pode ser usada?

Há três métodos diferentes podem fazer uso da energia solar: energia solar fotovoltaica, que produz eletricidade para o edifício, energia solar térmica, que aquece água e outros líquidos, e arquitetura bioclimática, que projeta o edifício para aproveitar ao máximo a energia do sol.

A energia solar pode ser usada de várias maneiras nas cidades, bem como em edifícios e residências. As principais considerações no uso da energia solar são acessibilidade e sustentabilidade.

Além dos inúmeros benefícios ambientais e sociais, o uso de energia solar pode resultar em custos de energia reduzidos.

Entenda qual é a melhor forma de se utilizar as energias sustentáveis

A energia solar fotovoltaica, que pode ser utilizada de várias maneiras, oferece aos consumidores, individual e coletivamente, a mais ampla gama de vantagens.

Como resultado, existem muitos métodos para usar painéis solares para coletar energia fotovoltaica.

Além disso, a energia solar fotovoltaica pode ser utilizada para alimentar luzes de LED, projetos educacionais e até mesmo a iluminação de áreas públicas como praças. Até 95% dos custos de energia são reduzidos como resultado deste método.

A energia solar fotovoltaica pode ser aproveitada em todo o seu potencial em porções mais altas do imóvel onde há maior incidência de raios solares com correta alocação e manutenção do sistema que capta a energia.

1. Recarga de aparelho elétrico

A energia elétrica é medida em física usando a unidade watt. A tensão elétrica (também conhecida como tensão) e a intensidade elétrica são multiplicadas para obter seu valor (chamado de corrente e medido em Ampere).

Você pode obter um carregador de 5 watts se o seu telefone for um modelo mais antigo e não precisar de muito suco para carregar.

Por outro lado, você precisará de um carregador solar de 10 a 15 watts se tiver um smartphone, tablet ou outro dispositivo que use eletricidade. Lembre-se de que esse valor se aplica apenas a um dispositivo sendo carregado de uma só vez.

Um carregador de 5 watts normalmente leva de 4 a 5 horas para ser concluído, enquanto um carregador de 10 watts leva cerca de 2 horas.

Se você estiver viajando com outras pessoas e elas também o usarem, carregadores com 15 a 25 watts de energia elétrica são uma ótima alternativa.

No entanto, esse poder não é útil apenas para carregamento em grupo; também é uma adição útil se você precisar carregar muitos dispositivos ao mesmo tempo. Em outras palavras, essa carga é melhor se você tiver um smartphone, GPS e farol.

Por poder ser usado para carregar laptops ou sistemas AC, as versões com mais de 25 watts são as mais caras e complexas. Esses modelos também precisam de uma bateria extra e inversor (como uma lâmpada, por exemplo).

É uma verdade que os principais carregadores solares são bastante poderosos. Eles também têm baterias, que reduzem a intensidade com que os gadgets consomem energia (menos amperes).

2. Funcionamento de aparelhos domésticos

O uso de eletrodomésticos é a aplicação mais difundida da energia solar em uma casa.

Os aparelhos usados ​​em casa não funcionam de forma diferente quando alimentados por energia solar; eles continuarão a funcionar como pretendido.

Aparelhos como liquidificadores e batedeiras, televisores e aparelhos de som na sala de estar, bem como ventiladores, luminárias e outros itens nos quartos, podem ser alimentados por energia fotovoltaica.

3. Iluminação pública

Os municípios e governos que buscam construir ambientes urbanos mais sustentáveis ​​podem encontrar a energia fotovoltaica como uma alternativa útil.

Além disso, como os sistemas fotovoltaicos têm vida útil longa e custos mínimos de manutenção, seu uso na iluminação pública pode resultar em redução de impostos para a população.

4. Eletrificação de cercas

Os proprietários de casas no Brasil estão adotando a técnica de ponta de utilização de placas de energia solar em um ritmo crescente. Não há nada de novo nisso, mas engana-se quem acredita que sua aplicação se limita a configurações dessa natureza.

Também é prevalente no entorno das indústrias agrícolas e alimentícias. Um dos usos mais impressionantes é quando usado em conjunto com as chamadas cercas elétricas que são alimentadas por eletrificadores à base de energia solar.

É uma solução para áreas remotas que não têm acesso a uma fonte de energia, e permite o uso igualitário de cercas elétricas para separação e racionalização do uso de pastagens e confinamento de animais.

É o chamado sistema de energia fotovoltaica off-grid e é equipado com baterias que são incorporadas ao próprio dispositivo para que ele possa funcionar.

Ele faz isso fazendo com que energia extra seja armazenada nas baterias para que possa ser usada pelo sistema durante os momentos em que há muito pouca ou nenhuma luz solar, como à noite.

Um dos benefícios mais significativos que as cercas elétricas alimentadas por energia solar têm sobre as que dependem da rede elétrica é o fato de não serem suscetíveis a interrupções de energia, como é o caso da rede que fornece energia elétrica para outros tipos de cercas elétricas .

Aqueles que procuram uma solução que proporcione segurança durante a vedação de animais em áreas remotas descobrirão que este dispositivo é uma excelente opção.

5. Sistemas de uso coletivo

Quando uma pessoa mora em uma cobertura ou em um condomínio de casas, ela tem a opção de instalar painéis solares no telhado de seu prédio, nas paredes do prédio ou no telhado de seu apartamento se houver varanda. Apartamentos e condomínios têm essas opções.

Se o sistema de energia solar for colocado em todo o edifício, as salas comuns, assim como os outros apartamentos, poderão usar a energia, o que resultará em economia de custos para todos os habitantes.

A utilização de sistemas fotovoltaicos para geração de energia solar em apartamentos é hoje a melhor escolha para quem está interessado em reduzir seus custos mensais de energia e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do mundo natural através do consumo de fontes renováveis de energia.

6. Arquitetura Sustentável Bioclimática

A arquitetura sustentável bioclimática significa um edifício mais confortável a nível térmico, mais saudável e auto suficiente em termos de consumo de energia. Seus princípios básicos são:

  • Aproveitamento total da luz solar através de elementos passivos, como a orientação da casa e projeto de instalação de energia solar;
  • Sistemas de ventilação mecânica totalmente avançados .De fato, as casas bioclimáticas buscam gerar energia limpa, eficiente e ecológica;
  • Impacto ambiental mínimo. Para isso, sua construção utiliza materiais atóxicos, que por sua vez podem ser reciclados, e que não requerem muito gasto energético para sua extração;
  • Projeto arquitetônico respeitoso com a vegetação, evitando a derrubada de árvores para sua construção.

A verdade é que o termo arquitetura ou construção bioclimática não é algo novo. Há vários anos que se fala de casas sustentáveis ​​e eficientes, dando origem ao conceito de ‘casa bioclimática’. Por esta razão, este tipo de construção é trabalhado em profundidade em vários estúdios de design de interiores no Brasil e no resto do mundo.

As casas bioclimáticas estão intimamente relacionadas à casa passiva ou ao design da casa passiva. De fato, estas casas são construídas seguindo vários critérios e técnicas que permitem poupanças exponenciais no consumo de energia.

No entanto, as construções bioclimáticas vão um passo além em termos de arquitetura ecológica, incluindo entre suas características um projeto construtivo que leva em conta o clima, a fauna e a flora nativas que circundam a casa.

Por fim, se você tem interesse em conhecer mais sobre energia limpa? Entre em contato com a nossa equipe e confira como podemos ajudar.

 

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação