A Indústria da moda está entre as Indústrias que mais necessitam de energia para se manter em pleno vapor.
O motivo? É que a Indústria da moda tem que sempre atender às grandes demandas dos seus consumidores e isso exige que haja muitas máquinas para produzir com velocidade as roupas e, claro, essas máquinas consomem muita energia e aumentam as tarifas de energia.
Então é natural que a Indústria da moda se volte para a energia solar como uma solução para diminuir custos com as tarifas de energia.
Quer saber com detalhes tudo sobre a energia solar na Indústria da moda?
Vem com a gente!
A relação da Indústria da moda com a energia renovável
Ao utilizar insumos renováveis como energia solar, hídrica e geotérmica, as empresas têxteis podem reduzir as emissões de carbono. Entenda como a relação da Indústria da moda com a energia já ocorre a mais tempo do que você imagina.
A Indústria da moda no século XX
A Indústria da moda (ou Indústria têxtil) foi sustentada por energias renováveis até os avanços técnicos do século XIX.
Naquela época, os fabricantes começaram a usar bombas de água movidas a vapor em vez de energia hidráulica para operar moinhos, que acabou sendo substituído por motores a vapor.
O desenvolvimento das fibras sintéticas derivadas do petróleo e a globalização do comércio, que desmembrou as cadeias produtivas mundiais, contribuíram para mudanças na Indústria têxtil ao longo do século XX.
A receita de mercado da Indústria da moda em 2020 foi estimada em 1,46 trilhão de dólares. O Consumer Market Outlook prevê que, até 2025, esse valor aumentará para cerca de US$ 2,25 trilhões.
O negócio da moda usa muita energia em sua forma atual. Sua cadeia de suprimentos demanda muita energia em cada etapa, o que resulta em emissões de carbono, processamento de fios, criação de tecidos, fabricação de têxteis, transporte e vendas no varejo de vestuário.
Fontes de energias renováveis para geração de energia
A fonte de energia necessária para operar as máquinas da fábrica é a eletricidade.
Além de iluminar fábricas e armazéns, mantém operacionais os equipamentos de controle de temperatura e refrigeração.
Os números da Revisão Estatística da Energia Mundial 2020 mostram que a geração global de energia aumentou 1,3% em 2019, menos da metade da média de dez anos atrás.
Com um valor de exportação de US$ 120 bilhões, a China, maior fabricante e exportador mundial de têxteis, foi responsável por mais de 90% do aumento líquido da economia mundial. O maior aumento na produção de energia foi proporcionado por fontes de energia renováveis.
Seu crescimento na produção de energia de 9,3% para 10,4% indicava que havia superado a energia nuclear. 84% da energia do mundo ainda vem de combustíveis fósseis, o que acelera as mudanças climáticas.
As emissões de gases de efeito estufa aumentaram a temperatura da Terra em cerca de 1,1 graus desde a Revolução Industrial. Os sistemas no mundo natural e humano são ambos vulneráveis às mudanças climáticas.
Em áreas de risco, limitá-lo a 1,5 graus Celsius pode diminuir a probabilidade de seca e problemas associados à escassez de água. Sul da Europa, Ásia Ocidental, Norte e Sul da África, América do Sul e Central e Austrália estão todos incluídos neste. Cerca de 60 milhões de pessoas extras nas áreas metropolitanas estariam em risco de secas catastróficas com um aquecimento de dois graus Celsius.
A importância da Indústria têxtil no Brasil
São vários os motivos para os brasileiros prestarem atenção no crescimento do setor têxtil e da moda no nosso país.
Para você ter uma ideia, o Brasil é o quarto maior produtor e usuário de jeans do mundo, segundo a Abit. Além disso, o país é o quarto maior fabricante de malhas do mundo e líder global em moda praia, jeans e homewear.
É claro que o setor têxtil brasileiro é importante devido aos benefícios econômicos do país.
A Indústria melhora as perspectivas de emprego é outro fator importante. Mas mesmo assim, entender as novas tecnologias e ter uma visão estratégica clara do campo são cruciais para ser competitivo.
Enfim, a Indústria têxtil no Brasil tem um grande potencial, 2,4% dos têxteis produzidos em todo o mundo são produzidos no Brasil.
Sustentabilidade na Indústria têxtil como negócio
Alguns empresários viram as enormes possibilidades na fabricação de tecidos e fibras reciclados. Eles criaram novos mercados e novas tecnologias , algumas delas bastante simples, para reaproveitar outros materiais, não apenas resíduos têxteis.
As Indústrias também têm procurado invenções que façam uso de sobras de materiais. Investir na produção de têxteis reciclados de fontes frescas também é uma boa ideia.
Outra questão de sustentabilidade que a Indústria da moda vem tornando uma prática cada vez mais comum é adoção da energia solar, já que o sistema fotovoltaico possui vida útil de aproximadamente 25 anos (alguns casos até 40 anos), rápido retorno sobre o investimento e existe uma redução na tarifa de energia.
Enfim, muito mais do que focar em preocupações ambientais e reduções de custos, investir em projetos sustentáveis como energia solar pode ser lucrativo para todos os envolvidos na Indústria da moda.
Se você quer conhecer um projeto nacional na Indústria da moda que adotou a energia solar como uma resposta eficiente para diminuir custos com energia elétrica e ser mais sustentável, confira este vídeo, um case de sucesso da Solled Energia com a Pitt Jeans.
Indústria da moda: os benefícios de mudar para energia solar
1. Economia de energia elétrica
A instalação de um sistema solar pode resultar em reduções de custos significativas para empresas de qualquer tamanho.
Essa abordagem pode, a médio prazo, oferecer economias consideráveis que se refletem nas despesas fixas da empresa, independentemente do segmento de atuação da Indústria.
Inicialmente, a compra de equipamentos solares é bastante cara. No entanto, existem várias opções de financiamento que tornam a compra de equipamentos muito mais simples.
Além disso, a conta de energia normalmente diminui drasticamente ao longo do tempo, talvez em até 95%. Tudo depende do tipo e da configuração da instalação.
2. Melhora a vantagem competitiva no mercado
Nos dias de hoje, proteger o meio ambiente deve ser uma prioridade para todos porque já afeta a existência de nossa espécie.
Por isso, se uma empresa adota ações que demonstram um compromisso genuíno com esse conceito, clientes e investidores a veem com bons olhos.
Os clientes mais exigentes e dedicados com hábitos de conservação são atraídos por negócios com visões sustentáveis, e seus números estão crescendo rapidamente.
As pessoas estão cada vez mais procurando comprar produtos de empresas que apoiam ideologias e práticas que são realmente ecológicas por natureza.
Como resultado, o uso de energia solar na Indústria serve apenas para fortalecer a vantagem competitiva de uma empresa e ajudá-la a conquistar e manter consumidores.
3. Durabilidade longa e pouca manutenção
A vida útil estendida do equipamento de cerca de 40 anos é outro benefício intrigante que incentiva o uso de energia solar na Indústria. Isso reduz significativamente os custos de manutenção, que geralmente exigem limpeza anual.
No entanto, é indispensável garantir essa durabilidade selecionando painéis solares e outros equipamentos, dando alta prioridade a marcas conceituadas e usando organizações especializadas para serviços de instalação.
4. Facilidade para instalação
Os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em qualquer estrutura em apenas alguns dias e requerem pouca ou nenhuma manutenção.
No entanto, para que funcione corretamente, deve ser colocado corretamente no exterior do edifício, de preferência no telhado.
Ao fazer isso, o sistema evita ocupar qualquer espaço útil na propriedade. Eles podem ser colocados em algumas circunstâncias para atuar como coberturas de veículos em estacionamentos de empresas.
Ressaltamos que uma de suas principais vantagens é que não interfere no trabalho que o pessoal da Indústria realiza. Isso indica que o sistema pode ser implementado em qualquer dia da semana, a qualquer hora.
5. Incentivos fiscais
Muitas pessoas desconhecem que o uso de energia solar em empresas e empreendimentos pode gerar benefícios financeiros por parte do governo. O Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, instituído em 2015, inclui essa tecnologia. Então, até 2030, há um investimento potencial de R$ 100 bilhões.
O grande objetivo é promover uma grande diminuição no uso de energia termelétrica. Quando as reservas hídricas das hidrelétricas são baixas, já usamos com frequência esse suprimento caro e caro.
Os incentivos são cruciais por esse motivo. Eles viabilizam a redução ou mesmo a interrupção completa do uso de combustíveis fósseis para a produção de energia.
6. Marketing verde
O marketing verde refere-se a técnicas para destacar as ações e características das empresas e seus bens que respeitam a preservação ambiental.
A gestão energética dos negócios é um assunto extremamente pertinente nas publicações deste formato, bem como em todas as outras iniciativas de marketing e comunicação aliadas ao marketing verde.
As práticas de contratação, geração de energia e consumo das empresas revelam muito sobre sua dedicação.
Além disso, consumir energia de fontes renováveis nesta situação e, principalmente, produzir sua própria energia são formas infalíveis de se engajar no marketing verde.
Por outro lado, ao considerar o marketing verde, mesmo as pequenas empresas podem lucrar com o uso da energia solar.
O investimento pode resultar em economia, bem como no desenvolvimento e sustentabilidade do negócio. Afinal, muitos novos clientes conscientes passaram a amar a ideia de apoiar as empresas locais.
7. Redução do impacto ao meio ambiente
A luz do sol é não poluída, abundante, natural e não renovável. Portanto, as empresas são capazes de minimizar significativamente os danos ambientais investindo em um projeto solar, tornando suas operações mais ecológicas.
Até recentemente, acreditava-se que apenas as grandes empresas poderiam ser responsáveis pela poluição e que é sua obrigação tomar medidas para limitar quaisquer efeitos negativos sobre o meio ambiente.
Esta noção está agora desatualizada porque todos nós temos plena consciência de que poluímos constantemente e de várias maneiras. Portanto, mesmo os pequenos empresários podem criar procedimentos voltados à preservação ambiental.
Desta forma, a energia solar só pode ajudar a fomentar uma nova cultura de sustentabilidade associada a uma consciência ambiental. O objetivo é proteger os recursos para a produção e proporcionar um padrão de vida mais alto no futuro.
Como podemos ajudar?
Tomara que o nosso conteúdo sobre “Energia Solar na Indústria da Moda” tenha o ajudado a entender a importância da solução da energia solar na Indústria da moda.
Você pode entrar em contato com a Solled Energia para receber as melhores orientações sobre um projeto de um sistema de energia solar. Entre em contato!
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