fbpx

Sustentabilidade x Valor agregado

Nas últimas décadas, a questão do desenvolvimento sustentável deixou de ser opcional para se tornar crucial, principalmente, em termos de capacidade de tomar decisões estratégicas em um contexto corporativo, valor agregado e reputação da marca e competitividade no mercado.

Aliás, a falta de compromisso com o desenvolvimento sustentável torna a empresa menos propensa a ganhar consciência do cliente a longo prazo ou atrair investimentos que valem a pena.

Quer saber mais Sustentabilidade x Valor agregado?

Então basta acompanhar a leitura deste texto até o fim. Vamos lá!

Por que a sustentabilidade se tornou tão relevante?

Já faz algum tempo que a sustentabilidade foi vista como mais do que uma simples tendência e uma exigência imediata. Faz sentido que as empresas que desejam se expandir e se manter competitivas no mercado estejam preocupadas com esses movimentos.

Para isso, é fundamental implementar estratégias que estimulem o crescimento econômico, garantindo a preservação do meio ambiente e tendo uma influência benéfica na sociedade.

Algumas iniciativas de sustentabilidade ganharam recentemente muita popularidade no setor de varejo. Entre estes, é importante destacar o uso de materiais reciclados na fabricação e comercialização de produtos, a retirada de plásticos e os chamados “alimentos ecológicos”, ou alimentos que tenham impacto ambiental positivo.

A implementação de medidas de sustentabilidade envolve o estabelecimento de uma conexão entre o negócio e a sociedade, a realidade e o contexto em que atua, o interesse e a visão dos efeitos positivos e negativos que produz na sociedade.

Para isso é importante ir muito além dos negócios e dos resultados financeiros da empresa.

Isso indica que administrar um negócio envolve muito mais do que apenas marketing, produção, gerenciamento e desenvolvimento de iniciativas e campanhas.

Ou seja, envolve mais do que apenas responder ao interesse do cliente. Um negócio deve ser muito mais do que isso, deve explicar por que e para quais propósitos existe na sociedade. Uma empresa deve se preocupar tanto com o presente quanto com o que deixa para o futuro e as próximas gerações.

Relação da sustentabilidade com o valor agregado

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 85% dos brasileiros dizem que se sentem melhor em suas compras quando escolhem itens vistos como sustentáveis, demonstrando como os consumidores modernos estão exigindo cada vez mais das empresas uma postura sustentável.

Portanto, as atividades das empresas acabam por ter um impacto direto em suas vendas.

Quase 80% dos clientes baseiam suas decisões de compra nos esforços de responsabilidade social, inclusão e impacto ambiental de uma empresa, de acordo com uma pesquisa do Capgemini Research Institute.

Por isso, uma empresa que não se adapta corre o risco de ficar para trás.

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Accenture, mais da metade dos clientes não possuem uma compressão total se a empresa de que eles estão consumindo é realmente sustentável, porque o conceito de sustentabilidade é relativamente novo.

É compreensível também segundo a mesma pesquisa que 70% dos entrevistados sejam a favor de um rótulo de fácil entendimento e obrigatório que declare se um produto é sustentável ou não. Todos esses números destacam como é importante que as empresas se adaptem

Embora os clientes estejam cada vez mais informados, é um processo lento e ainda há muito espaço para melhorias no Brasil. Nesse contexto, as empresas têm um papel significativo, inclusive na ampliação do entendimento dos clientes sobre sustentabilidade.

Colocar o cliente no centro das escolhas e procedimentos corporativos é uma característica desafiadora que quase todos os segmentos compartilham.

No entanto, dada a sua preocupação com os clientes, as empresas também devem considerar como podem incentivá-los a tomar medidas sustentáveis.

O que ocorre é que ainda há uma divisão, assim como há no Brasil. A obrigação de descarte e procedimentos relacionados é compartilhada pela indústria, distribuidores, varejistas, demais agentes que possam participar desse processo e pelo cliente, conforme regulamentação referente ao descarte de resíduos sólidos, por exemplo. O problema é que o cliente ainda não desempenha um papel importante nisso.

Assim, por um lado, há empresas que não se preocupam com o consumo consciente, mas trabalham para promovê-lo, enquanto, por outro, há empresas que priorizam a rapidez e a conveniência em detrimento dos compromissos de sustentabilidade.

Aqui reside a importância das organizações no esforço de alterar a perspectiva do público-alvo para que com essa seja possível ter ao mesmo tempo a prática da sustentabilidade e o valor agregado resultante dela.

Práticas sustentáveis que agregam valor a sua marca

1. Reciclar

Ao considerar a reciclagem, devemos considerar muito mais do que apenas a reciclagem.

Isso se deve ao fato de que o processo de reciclagem começa muito mais cedo quando você reúne e escolhe os itens que serão reciclados, bem como quando decide como cada um desses recursos será utilizado.

Por exemplo, as indústrias, podem reciclar materiais como ímãs de ferrite, cilindros e outros objetos.

A reciclagem ajuda mais do que simplesmente o meio ambiente. Somos porque temos lugares para vivermos, trabalharmos e nos divertirmos.

No mais, a reciclagem nos permite reutilizar resíduos para criar novos bens, preservando matérias-primas e protegendo o meio ambiente para nossas gerações atuais e futuras.

2. Economizar recursos

As pessoas frequentemente secam as mãos com papel ou até mesmo uma torneira pingando em um ambiente de trabalho, bem como em outros ambientes, como escolas, shoppings e lanchonetes.

Há algumas ações que podem mudar esse cenário, por exemplo, mantas térmicas, que podem ser uma escolha inteligente para bloquear o calor e, como resultado, reduzir a necessidade de ar condicionado e uso de energia. Esta é uma estratégia fantástica para conservar recursos.

Outra ideia interessante de economizar recursos é fazer campanhas para incentivar os funcionários e os consumidores a praticarem a economia de papel, água e energia.

Não apenas o meio ambiente se beneficiará disso, mas você também poderá obter economias mensais significativas na empresa.

3. Energia solar

Todos nós buscamos uma resposta rápida e eficiente, mas essa não é uma tarefa fácil, acessível e eficaz. Mais essencial, deve ser o mais vantajoso possível.

Aliás, uma opção interessante para desenvolver uma relação de sustentabilidade e valor agregado para o seu negócio nesse sentido é a energia solar.

A utilização de eletricidade a partir da energia solar resultará na redução do consumo de combustíveis, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa e a poluição.

Ao utilizar esta fonte alternativa, qualquer negócio ou empresa pode expressar sua participação na luta contra o aquecimento global e pode reduzir a dependência do país de fontes externas.

Com isso, uma empresa que usa energia solar ganha não apenas reduzirá as despesas operacionais, mas também servirá como uma ótima ferramenta de relações públicas e marketing.

E ter uma imagem ambientalmente responsável é bom para qualquer empresa, pois pode gerar uma resposta positiva dos consumidores.

4. Não usar copos descartáveis

Você sabia que usar copos reutilizáveis em vez de descartáveis podem ajudar o meio ambiente? Eles têm sido frequentemente usados em empresas nos últimos 20 anos por causa de sua utilidade, limpeza e acessibilidade. No entanto, o uso regular desses itens cria novos problemas para o meio ambiente.

A Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, realizou uma pesquisa que descobriu que o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclável do mundo.

A taxa de reciclagem no Brasil não passa de 20%. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a maior parte do lixo descoberto no oceano é composto por itens plásticos como garrafas, sacolas, embalagens de alimentos, copos e talheres.

Posto isto, substitua os copos descartáveis de plásticos por copos descartáveis de papel grosso

Por fim, se você tem interesse em conhecer mais sobre energia limpa? Entre em contato com a nossa equipe e confira como podemos ajudar.

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação