Toda pessoa que deseja praticar a sustentabilidade em casa deve examinar alguns comportamentos rotineiros que podem afetar o consumo.
Estamos cientes de que água potável e energia são recursos limitados e devem ser utilizados com responsabilidade.
Também precisamos ter muito cuidado com o quanto consumimos, pois o excesso leva à produção de ainda mais lixo.
Tudo isso é feito para pensar em uma vida mais sustentável, que use os recursos com sabedoria e aproveite ao máximo o que se consome.
Para tornar sua casa e rotina mais sustentável, continue lendo e anote essas sugestões!
1. Troque as lâmpadas para praticar sustentabilidade em casa
Reconhecer que a produção de iluminação também incluiu a tecnologia. Afinal, em comparação com os modelos incandescentes, que são os mais tradicionais do mercado, as versões fluorescentes são mais acessíveis e duram muito mais.
O mesmo vale para a iluminação LED contemporânea, que proporciona economia de custos ainda maior do que as fluorescentes.
É interessante notar que essas luzes exigem apenas 8W para acender, enquanto as lâmpadas incandescentes exigem aproximadamente 60W para fornecer o mesmo grau de luminância.
Finalmente, os dispositivos mais antigos contêm metais pesados que os mais recentes não contêm. Ao combinar essas mentalidades com a prática comum de sempre desligar as luzes em salas vazias, você pode cortar gastos e praticar a sustentabilidade.
2. Separe o lixo reciclável
O problema do lixo é outra grande preocupação. Em nossas vidas, todos nós geramos uma grande quantidade de lixo, e esse lixo precisa ser descartado. A questão é que, se separada adequadamente, uma quantidade considerável pode ser prontamente utilizada.
Para entrega em instalações de reciclagem, é possível segregar vidro, metais, plásticos e papéis. Obtemos esse objetivo usando um mecanismo de coleta seletiva. Cada tipo de substância tem um recipiente específico, representado por uma tonalidade diferente.
Ao fazer isso, você aumenta a probabilidade de criar menos lixo e dá a esses recursos novos usos. Utilize itens domésticos que podem ser usados para outros usos antes de serem desperdiçados como outro conselho. Por exemplo, a embalagem de produtos alimentícios, que podem ser usados para armazenar outras coisas.
3. Use menos embalagens
Normalmente, usamos copos descartáveis para beber água enquanto estamos em ambientes públicos. Carregar uma garrafa ou copo de plástico com você para usar conforme necessário é uma maneira de reduzir esse uso. Essas são atitudes comuns que são realmente benéficas.
Ao escolher uma garrafa, você pode evitar usar e lavar muitos copos durante todo o dia, mesmo quando estiver em casa. Uma redução aparentemente pequena que, quando levamos em conta a frequência com que certas práticas ocorrem, produz um efeito enorme.
Em relação à embalagem e descarte, você pode reutilizá-los ou ficar longe de itens que os utilizam em grande quantidade.
Ou seja, ao ir ao supermercado, você pode usar ecobags no lugar das sacolas plásticas. Você pode guardar o lixo naquelas sacolas que já tem dentro de casa. Ao fazer compras, você também pode selecionar itens com menos plástico.
4. Valorize materiais usados
Aproveitar as oportunidades em lojas de segunda mão é um conselho para economizar dinheiro que até inspirou uma tendência de decoração.
Por outro lado, os móveis de inspiração vintage podem dar ao espaço uma sensação única.
Aliás, máquinas de escrever e outros itens extremamente antiquados podem ser usados como assentos ornamentais em um espaço.
Há o hábito de adicionar nos móveis situações que tenham características como rasgos e pequenas rachaduras, que ainda estão em voga nas tendências de decoração. É uma maneira de pensar que enfatiza mostrar o passado e as “cicatrizes” associadas a cada elemento da casa, em vez de apenas comprar novos itens.
Cabe a você usar essas sugestões; o fato de que eles diminuem a necessidade dessas coisas depende de você. É interessante considerar o mobiliário que você pode usar para a decoração, além de colocar aqueles que ainda são funcionais à venda ou doação.
5. Tire eletrodomésticos não usados da tomada
Quando os aparelhos estão desligados, mas ainda conectados, suas luzes vermelhas permanecem acesas. Isso é chamado de despesa silenciosa. Os micro-ondas e computadores são exemplos de tecnologia que não usamos com frequência, mas deixamos nessa condição.
Frequentemente usamos aparelhos como o fogão e a geladeira, que devemos manter para conservar os alimentos. Há várias coisas adicionais, no entanto, que não se aplicam nesta situação. Devido a viagens, este conselho é discutido até mesmo durante os períodos de férias.
A intenção é economizar energia desligando os aparelhos quando a família estiver fora de casa. Por outro lado, podemos adicionar a dica à rotina se ficar na tomada o dia todo não for essencial. Afinal, reduzir o uso de energia e, claro, as despesas, será mais intrigante.
6. Evite sobrecarga de geladeira e freezer
Os alimentos devem ser mantidos frios ou congelados na geladeira e no freezer. Para fazer isso, a energia deve ser usada.
O principal problema é que muitas pessoas mantêm essas máquinas próximas, como ao lado de um fogão.
Uma incidência solar muito forte dentro da casa próxima a esses bens é outra possibilidade.
Mesmo que ainda cumpra seu propósito nessas circunstâncias, sua geladeira acaba sobrecarregada, pois o ar ao redor não pode ajudar a manter a temperatura constante.
Por se tratar de equipamentos que devem estar continuamente ligados, a consequência final é um consumo de energia ainda maior.
Como há uma oferta finita de energia elétrica, devemos trabalhar juntos para fazer um uso cuidadoso dela.
7. Escolha o ventilador sempre que possível
Sabemos que o ar condicionado oferece um excelente conforto, pois permite regular a temperatura interior. Isso reduz o calor da casa durante todo o verão, tornando-a mais aconchegante.
Por outro lado, utiliza muito mais energia do que os equipamentos convencionais que atendem ao mesmo propósito de refrigeração. Diante disso, tomamos a decisão de dar um conselho para quem pode ficar longe do ar condicionado.
Existem locais onde o ventilador, por exemplo, cumpre sua função com sucesso, principalmente em épocas de temperaturas mais quentes. A ideia é que você pode usar vários aparelhos de baixo consumo de energia e só usar o ar condicionado durante o tempo muito quente.
8. Aprenda a reutilizar água
Ao discutir sustentabilidade, é impossível ignorar a importância da conservação da água.
Por isso, aproveitar a água que é produzida após o último enxágue da roupa na máquina de lavar é uma ótima sugestão.
A capacidade de ativar este modo e liberar água em um balde está disponível em modelos modernos.
Há métodos, como, por exemplo, usar a água da chuva para tarefas como a limpeza do automóvel. Pequenos atos diários levam à sustentabilidade. O resultado é excelente quando calculamos a contribuição ao longo de um ano na ponta do lápis.
Portanto, considere as ações normais nas quais você pode usar a água para outros fins. Ao fazer isso, você pode diminuir o uso desse recurso inestimável e diminuir sua despesa mensal.
Embora parte da água da chuva não possa ser utilizada para consumo humano, ela pode ser utilizada no quintal ou no banheiro.
9. Coloque plantas na sua casa
Não importa se você mora em uma casa ou apartamento; escolher cuidar de plantas no entorno é extremamente intrigante. Isso se deve ao fato de trabalharem juntos para gerar uma espécie de microclima, além de embelezar e deixar o local mais confortável.
Em outras palavras, o clima é mais frio e a temperatura é consideravelmente mais agradável. Por outro lado, as plantas maiores tornam o vento que entra pela entrada ou janela mais forte. Além disso, são irrigadas constantemente, o que eleva o nível de umidade na área.
Você acaba sentindo menos necessidade de ligar os aparelhos para combater o calor como resultado disso. Ou, como indicamos no conselho anterior, você pode trocar o ar condicionado por um ventilador ou ar condicionado.
Estes são os métodos para implementar a sustentabilidade no dia a dia, que irão ajudá-lo muito. Você também pode adicionar esses atos à rotina gradualmente até que se tornem hábitos reais.
Ao mesmo tempo, você poderá contribuir para um mundo melhor com isso. Não se esqueça de transmitir conhecimento a todos os membros da família, além de conservar os recursos financeiros de sua família. Assim, conseguimos unir duas causas nobres.
10. Troque o carro por outras alternativas
É bacana trocar o carro por outras alternativas como uma bicicleta?
Os ciclistas no Brasil continuam enfrentando inúmeros perigos e acidentes apesar do crescimento significativo do número de ciclovias no país.
No entanto, muitos brasileiros já tomaram a decisão de abandonar seus carros em favor das bicicletas. Ao mesmo tempo, eles podem simplesmente ter optado por manter o veículo na garagem nos finais de semana e comprar uma bicicleta para usar todos os dias.
É possível, também, consumir de maneira consciente, saiba mais clicando aqui.
Por fim, se você tem interesse em conhecer mais sobre energia limpa? Entre em contato com a nossa equipe e confira como podemos ajudar.
- Como Calcular Bateria para Sistema Solar: Guia Prático! - 7 de outubro de 2024
- Quanto Tempo Dura uma Bateria Solar: Guia de Vida Útil - 1 de outubro de 2024
- Backup de Energia: A Importância de Sistemas Fotovoltaicos - 30 de setembro de 2024