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Energia Solar no segmento de transportes

A energia solar pode ser usada em carros, caminhões, ônibus e metrôs, bem como em iluminação pública e semáforos nas cidades.

Enfim, existem programas de uso da energia solar para transporte urbano em todo o mundo.

Apenas 0,5% da frota de automóveis do país estava funcionando com energia elétrica originada de energia solar no final de 2019, e havia apenas cerca de 40 estações de recarga disponíveis em lojas, shoppings e postos de gasolina.

No entanto, no ano de 2022 um estudo encomendado pelo Itaú Unibanco revela que 60% dos brasileiros desejam adquirir um carro elétrico no futuro.

Neste guia, veremos como anda a energia solar no segmento de transportes, mostraremos exemplos de empresas e projetos que adotam a energia solar e daremos uma perspectiva do futuro da energia solar no segmento de transportes.

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O uso da energia solar no segmento de transportes

Em Adelaide, na Austrália, o primeiro ônibus movido a energia solar do mundo estreou em 2013. Mais de 30% das emissões de carbono de Adelaide, incluindo as de transporte público e privado, fizeram com que a prefeitura da cidade buscasse uma solução para diminuir as emissões de carbono.

É aí que entram os ônibus chamados Tindo, que são particularmente especiais por serem todos elétricos, não produzindo emissões, ao contrário das frotas que são movidas a gás ou tecnologia híbrida.

Aliás, o ônibus não possui painéis solares e, em vez disso, depende de uma bateria que é carregada no terminal central de ônibus de Adelaide antes de embarcar em viagens pela cidade.

O ônibus pode percorrer cerca de 200 km em um dia de trabalho típico com condições de tráfego normais antes que sua bateria precise ser recarregada, no entanto, o mecanismo de frenagem regenerativa pode prolongar um pouco a vida útil da bateria.

No topo das paradas de ônibus, painéis solares são colocados para coletar energia durante o dia e, em seguida, usar a energia produzida para iluminar os painéis publicitários e os painéis informativos dos ônibus no final da tarde e à noite.

Embora a tecnologia mostre uma maneira natural e sustentável de atender a alguns dos requisitos mais fundamentais que os cidadãos têm, para outras pessoas pode parecer excessivamente simples e desnecessário.

Este experimento já foi feito pela Clear Channel UK com seus outdoors perto do ponto de ônibus Waterloo Bridge.

A eletricidade produzida pelos painéis solares no topo da estação é medida e, se necessário, as luzes são reduzidas, mas nunca apagadas.

Com a tecnologia atual, no entanto, grande parte da energia produzida pode vir em excesso e ser enviada para a rede nacional. Se cada ponto de ônibus tivesse comodidades como essas, só podemos especular sobre a quantidade de energia renovável que poderia ser produzida.

Para encerrar, temos mais um exemplo do uso da energia solar no segmento de transportes, um exemplo nacional, Expresso Leomar, uma empresa de transporte rodoviário de cargas que adotou a energia solar para reduzir custos e ser mais sustentável. Saiba mais sobre esse projeto neste vídeo.

Projetos de veículos que usam energia solar

Várias iniciativas curiosas estão atualmente em andamento. Por exemplo, se você gosta de barcos, deve se familiarizar com o PlanetSolar, o maior barco solar do mundo. Por outro lado, o Solar Impulse sem dúvida vai chamar sua atenção se você gosta de voar.

PlanetSolar

Há zero emissões de CO2 e zero litros de combustível usados pelo barco PlanetSolar.

Existem 29.124 células solares nele. Mesmo na escuridão total (por até 72 horas!), o barco pode continuar se movendo a toda velocidade graças à energia que essas células armazenam.

O barco pode transportar até 60 passageiros e atender a todas as suas necessidades usando apenas energia solar.

Ele viaja a uma velocidade máxima de cerca de 26 km/h e uma velocidade típica de cerca de 10 km/h.

Solar Impulse

O Solar Impulse é a única aeronave que pode voar dia e noite com energia solar.

É inquestionavelmente o maior projeto de aeronave solar até hoje.

Mais de doze anos de estudos de viabilidade, ideias e avanços no design apoiaram fortemente seus objetivos.

Além disso, mais de 50 engenheiros, 80 parceiros de tecnologia e mais de 100 consultores e fornecedores estão contribuindo significativamente para o projeto.

O Solar Impulse, no ano de 2021, realizou a primeira volta na Terra por meio de uma aeronave de asa fixa movida exclusivamente por energia solar.

União Européia e a energia solar no segmento de transportes

Até 2020, 10% da energia usada para transporte deveria vir de fontes renováveis, conforme exigido pela Diretiva de Energias Renováveis ​​(RED; 2009/28/EC) da União Europeia (UE), que estabeleceu a meta para cada Estado Membro. Desde 2011, apenas os biocombustíveis que atendem aos requisitos de sustentabilidade estabelecidos pela RED contam para o percentual de energia renovável.

Após um aumento constante desde 2005, quando era pouco menos de 2%, as energias renováveis ​​representaram 10,2% de toda a energia consumida nos transportes na UE em 2020, isso sugere que a meta de 10% em toda a UE para 2020 foi alcançada.

A principal causa do aumento foi o aumento do uso de biocombustíveis na Europa, entre 2011 e 2020, a quantidade de energia derivada de biocombustíveis compatíveis com RED e aplicada ao transporte mais que quadruplicou.

No entanto, a eletrificação dos sistemas de transporte rodoviário e ferroviário teve apenas um pequeno impacto no desenvolvimento até agora.

Ao estabelecer uma nova meta de aumentar a quantidade de energia renovável utilizada no transporte para 14% até 2030, o novo RED, também conhecido como RED II, fortaleceu os padrões de sustentabilidade para bioenergia em 2018.

A Comissão Europeia aprovou uma proposta de atualização do RED II no For-55, que sugere um objetivo de redução da intensidade de gases de efeito estufa para 2030, em vez de uma meta de atingir um certo percentual de energia renovável.

O grau de desenvolvimento difere entre os Estados-Membros. Apenas 12 países da UE parecem ter atingido a meta de 10% para 2020, de acordo com estatísticas do Eurostat (Suécia, Finlândia, Holanda, Luxemburgo, Estônia, Hungria, Bélgica, Eslovênia, Itália, Malta, Áustria e Irlanda).

A Suécia, que emprega impostos sobre energia e carbono para cumprir suas ambiciosas metas de transporte e tem a maior proporção de energia renovável no setor de transporte (um imposto de carbono sobre os combustíveis está em vigor desde 1991, e os biocombustíveis sustentáveis ​​estão isentos e sujeitos a reduções).

Como consequência das leis que promovem a mobilidade elétrica e o fornecimento de energia principalmente renovável do país, o uso de eletricidade renovável no transporte rodoviário expandiu-se significativamente na Noruega.

No entanto, na Noruega, em 2020, a porcentagem de eletricidade renovável utilizada no transporte foi de pouco mais de 3%.

O futuro da energia solar no segmento de transportes

Se o setor de transportes quer se tornar mais eletrificado, não pode contar apenas com a rede elétrica convencional e não renovável.

Para que o segmento de transportes tenha redução nas emissões de carbono e diminuir custos, a energia deve ser produzida usando fontes de energia renováveis, como a energia solar.

A quantidade de painéis que podem ser montados em um veículo limita a utilização da energia solar para o transporte, embora novas estratégias inventivas para a captação de energia solar estejam constantemente sendo desenvolvidas.

As células solares de polímero foram criadas como resultado de desenvolvimentos recentes em semicondutores orgânicos (PSCs).

Os painéis solares flexíveis e semitransparentes feitos de PSCs eficientes são criados usando um método único e exclusivo desenvolvido pela NextGen Nano e destinam-se a atender a diversos usos na indústria de transporte.

Esses PSCs também são menos prejudiciais ao meio ambiente do que as células à base de silício atuais, que durante a produção e descarte geram substâncias perigosas, incluindo chumbo, tetracloreto de silício e compostos de cádmio.

Por fim, se você tem interesse em conhecer mais sobre energia limpa? Entre em contato com a nossa equipe e confira como podemos ajudar.

MARA ANDREA SCHWENGBER

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