Tem ideia de quanto energia você gasta no dia a dia?
Não apenas na forma de eletricidade, mas também na forma de combustíveis fósseis como gasolina e álcool.
É improvável que milhões de pessoas reflitam, resultando em aumentos significativos no uso global de energia.
Como a maioria desses recursos é finita, cresce a necessidade de considerar fontes de energia renováveis.
Este é um assunto recorrente, embora permaneça notavelmente não esclarecido.
Simplesmente faça uma viagem pela sua cidade e conte quantas pessoas usam esses tipos de energia regularmente.
Pode até ser algo totalmente irreal dependendo de onde você reside.
No entanto, à medida que as cidades inteligentes se tornam mais populares entre as empresas, as energias renováveis vem se tornando menos um luxo e mais uma necessidade.
Bom, vamos parar de enrolação e mostrar qual significado e opções de energias renováveis, algumas que até mesmo você pode adotar no seu negócio ou casa.
Tudo pronto para começar? Então, vamos lá!
O significado das energias renováveis
As energias renováveis são fontes de energia que, para todos os efeitos, nunca se esgotam, como o próprio nome indica. Isso leva algumas pessoas a acreditar que estão disponíveis o tempo todo, mas esse não é o caso.
A verdade é que essas fontes de energia são continuamente renovadas, movendo-se do fim da cadeia para o início ao longo do tempo.
Considere como os recursos naturais operam em ciclos. A água do mar produz chuva, que nutre nascentes, rios e outras fontes de água potável.
Os animais são alimentados e os restos mortais são devolvidos à terra, nutrindo o solo e as plantas.
A energia renovável segue a mesma ideia. Para todos os efeitos, essa fonte é ilimitada, desde que o uso não ultrapasse o limite do que a natureza pode criar em um determinado período de tempo.
6 opções de energias renováveis
Há muitos tipos diferentes de energia acessíveis em todo o mundo, e muitos deles são renováveis.
Alguns serão mais rentáveis que outros, dependendo da localização, das condições climáticas e dos recursos disponíveis, mas sempre haverá mais de uma alternativa.
Isso nos impede de depender indevidamente de uma única fonte e ficar sem energia no caso de uma crise.
Enfim, acompanhe abaixo 6 opções de energias renováveis:
1. Energia eólica
Conhece aquelas hélices que ficam no meio do nada ou no oceano? São coletores de energia eólica, que produzem eletricidade a partir da energia cinética do vento.
Ok, não por causa disso diretamente, mas por causa do movimento que gera nessas estruturas, é por isso.
É simples entender por que esse tipo de fonte de energia é considerada renovável quando se considera o fato de que determinados locais apresentam ventos de alta velocidade 24 horas por dia e durante todo o ano.
O funcionamento é bastante simples: no meio da hélice está uma turbina geradora, que é um mecanismo que faz uso de correntes magnéticas para acionar a carga.
Esta corrente começa a acumular carga à medida que gira sob a influência do vento, e essa carga é então enviada ao seu destino através dos cabos que estão ligados a ela.
O aspecto mais empolgante é que essa técnica pode ser aplicada em uma escala mais compacta, tornando-a adequada para uso com dispositivos menores. Pode ser suficiente em algumas circunstâncias fornecer uma parte da energia necessária em uma residência.
2. Energia solar
A energia solar deve ser a forma mais conhecida de energia renovável em todos os países do planeta. A melhor parte, porém, é que ele pode ser usado em praticamente qualquer ambiente (não nublado na maioria das vezes).
Mais uma vez, o nome explica praticamente tudo sobre a coisa. É a conversão dos raios solares em energia elétrica utilizável. Os painéis fotovoltaicos, que convertem luz em eletricidade de forma direta, são usados para captar essa energia. Simples, útil e com muito pouco potencial de perda
Tem um baixo impacto, tanto durante o processo de instalação como durante a manutenção. Basta manter a superfície sempre limpa e na posição solar adequada.
Atualmente, não é difícil encontrar casas e empresas que tenham instalado esse sistema para aquecer a água do chuveiro, manter equipamentos ligados, acender algumas lâmpadas.
3. Energia hidrelétrica
A forma como a energia hidrelétrica é gerada é bastante comparável à forma como a energia eólica é. Turbinas, rotação, corrente elétrica, etc. A fonte de tudo isso, que antes era o vento, agora será o fluxo de água. Esta é a transformação que ocorrerá.
É preciso mais do que a força de um rio para gerar a quantidade de energia necessária para atender às necessidades diárias das grandes cidades. Para obter o máximo de potência das turbinas, você precisa economizar muita água e depois despejá-la quando a pressão estiver mais alta.
As barragens são construídas exatamente para esse fim. Eles armazenam a quantidade necessária de água, seja de rios ou chuva, e depois a descarregam de uma só vez.
E apesar da contaminação, toda essa água ainda é tratável e segura para beber.
4. Energia geotérmica
A energia geotérmica é um tipo de energia renovável derivada do calor produzido nas profundezas da própria terra.
É necessário perfurar o solo e ir a enormes profundidades para acessar esse tipo de energia.
A conversão de energia geotérmica em energia elétrica a um custo razoável é possível graças ao desenvolvimento de usinas geotérmicas.
É essencial aquecer um líquido para extrair vapor dele e usar esse vapor para acionar um sistema alimentado por um combustível fóssil ou um motor a vapor.
Isso, por sua vez, converte toda a energia que estava anteriormente contida na pressão em outra coisa, como movimento ou eletricidade. Quando se trata de usinas geotérmicas, a própria lava serve como fonte primária de calor. Esse calor é o que evapora a água e aciona o mecanismo.
Essa fonte é renovável por duas razões diferentes: primeiro, há um suprimento infinito de calor em vulcões e outras fontes de lava; segundo, a água que foi usada para mover as engrenagens pode ser recuperada e utilizada novamente.
Neste cenário em particular, o único potencial negativo é que a usina deve estar situada em uma região que tenha condições implacavelmente hostil porque deve estar próxima a uma fonte geotérmica para funcionar bem.
5. Energia de ondas e marés
A ondulação da água é, acredite ou não, uma excelente forma de gerar energia elétrica; de fato, praticamente qualquer coisa que crie movimento contínuo pode ser usada dessa maneira.
O que temos aqui é um híbrido de energia eólica e hidrelétrica, por assim dizer. Movimento, corrente elétrica e tudo o mais que há para falar.
O movimento não ocorre em uma única direção, mas segue o ritmo das ondas. Esta é a diferença chave.
Além disso, pode ser difícil descrever o sistema, mas fora isso, é um procedimento operacional padrão.
Algumas boias são colocadas na água, e essas boias são conectadas aos componentes que fornecem a energia elétrica.
O movimento das ondas e o movimento das marés fazem com que as boias se movam, o que por sua vez move o resto do mecanismo e gera energia. Este ciclo continua enquanto houver movimento na água.
É lamentável que esse tipo de geração de energia seja bastante impopular porque é difícil estabelecer uma usina desse tipo, quanto mais mantê-la uma vez que esteja operacional.
Os danos causados pela água e os custos associados à sua reparação são suficientes para inviabilizar o projeto.
No entanto, é possível que a tecnologia necessária seja desenvolvida em breve por alguém em um futuro não muito distante.
6. Energia de biomassa (H3)
A biomassa é um recurso renovável composto de matéria orgânica vegetal ou animal que é usada para gerar eletricidade. A lenha, carvão vegetal e pellets de madeira são as fontes de biomassa mais frequentes no Brasil (ainda em pequena escala).
O principal produto da floresta energética é a biomassa, que é usada para gerar energia limpa e sustentável.
Eles podem entregar usinas termelétricas a um preço competitivo, resultando em novas fontes de geração de energia com benefícios ambientais, econômicos e sociais, além de geração de empregos diretos e indiretos na área de instalação.
Outras vantagens significativas incluem a redução do desmatamento de florestas naturais, a proteção de ecossistemas críticos e a produção de madeira em áreas onde os recursos naturais são escassos.
Um dos produtos mais importantes das florestas energéticas é o carvão vegetal, que serve como redutor bioenergético na fabricação de ferro-gusa, sendo a siderurgia brasileira a carvão vegetal a única no mundo.
Ao substituir a biomassa por combustíveis fósseis, é possível retirar CO2 do meio ambiente por meio da fotossíntese e do estoque de carbono na biomassa, que pode ser utilizado no lugar de bens ou fontes de energia não renováveis, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Agora que você sabe qual significado e opções de energias renováveis, entre em contato com a Solled Energia e adquira o melhor serviço de energia solar para sua casa ou negócio!
- Como Calcular Bateria para Sistema Solar: Guia Prático! - 7 de outubro de 2024
- Quanto Tempo Dura uma Bateria Solar: Guia de Vida Útil - 1 de outubro de 2024
- Backup de Energia: A Importância de Sistemas Fotovoltaicos - 30 de setembro de 2024