Escolhida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, 3 de maio é o dia de homenagear o Sol. A importância dele vem desde o princípio da vida, pois sem o Sol, não haveria vida na Terra. Além disso, o Sol contribui para frear o aquecimento global, gerando energia solar e possibilitando alternativas energéticas de matriz sustentável e economia ao consumidor.
Principal fonte de energia do mundo
O Sol carrega consigo o título de principal fonte energética do mundo. Isso porque todas as outras energias derivam dele. O processo de fotossíntese torna possível todo o ecossistema do planeta funcionar. Há centenas de milhares de anos as plantas, algas e alguns animais captam e armazenam energia solar, gerando minerais como petróleo, carvão e gás natural.
A diferença do Sol e as demais estrelas
Chamado de Astro-Rei, só é possível se referir a ele assim uma vez que o Sol é o principal componente do Sistema Solar. Todos os planetas, planetas anões, asteroides, cometas, poeira e satélites desses corpos giram ao redor do Sol.
Do que o Sol é formado?
Essa resposta é química pura! Todas as estrelas são formadas por gás hidrogênio e hélio, muito mais o primeiro do que o segundo. Assim, estima-se que o Sol está fundindo hidrogênio e hélio em seu núcleo ao menos 4,6 bilhões de anos. O Astro-Rei ficou 40% mais brilhante do que era no momento da criação.
Como funciona a Energia Solar
A utilização dessa fonte de energia é recente. E ela só é possível graças aos módulos fotovoltaicos, que são feitos com materiais semicondutores. Esse material conta com elétrons livres e quando recebem a radiação solar, se agitam, ficando “carregados”. Quando isso acontece, eles fluem de um lado para o outro, gerando energia através de uma corrente contínua.
No entanto, os móveis de casa utilizam a chamada corrente alternada, que vai para dois lados. Por isso o sistema tem um inversor, que transforma a corrente contínua gerada pelos painéis em alternada, permitindo que seja utilizada, ocorrendo então o consumo instantâneo.
O Sol vai morrer?
De acordo com o Prof. Me. Rafael Helerbrock, mestre em ensino de física, presume-se que no futuro, o Sol converterá todo seu hidrogênio em hélio, aumentando seu tamanho exponencialmente. Já bem próximo ao final de sua vida, o Astro-Rei sofrerá um colapso gravitacional, processo no qual uma estrela fica sem combustível.
A solução para o futuro
A queima de combustíveis fósseis é a principal vilã do aquecimento global, que põe em perigo todo o planeta terra. De todas as fontes renováveis, a energia solar é a que menos causa impacto no meio ambiente. E, de todas as outras opções renováveis existentes, a solar ainda é a mais barata e a terceira maior tecnologia energética sustentável.
O futuro aponta para a valorização do Astro-Rei, em que não só os planetas do sistema solar se voltarão a ele, mas o futuro das próximas gerações também. Reconhecer sua importância e história e entender mais do nosso passado, obtendo subsídios para o futuro.