A energia solar vem aos poucos se tornando cada vez mais importante na nossa sociedade. Sua crescente pode ser justificada pelas diversas vantagens que essa tecnologia traz.
Apesar disso, ainda há muitas dúvidas a respeito. Por esse motivo, hoje, no nosso blog, iremos falar sobre 5 mitos e 5 verdades da energia solar.
Mitos:
1. Os painéis solares podem danificar o telhado da construção
Em condições normais o telhado fica exposto aos raios solares se tornando ao longo do tempo ressecados e quebradiços. Com a instalação dos painéis solares o telhado fica protegido pois não vai mais receber raios ultravioletas. O mesmo acontece com chuva de granizo, por exemplo, pois o painel fotovoltaico protege o telhado contra esses imprevistos.
2. O custo de instalação da energia solar fotovoltaica é muito alto.
De acordo com tantas qualidades e benefícios que a energia solar fornece para o seu consumidor, é normal se perguntar se essa tecnologia não seria muito cara para as pessoas.
A questão é que usando energia elétrica comum as pessoas irão pagar por ela até quando não forem mais usa-la, porém na energia solar em longo prazo, o custo vai se pagar sozinho pela economia gerada após a quitação do equipamento.
3. Os painéis não podem ser retirados depois que forem instalados.
Não só os painéis, mas o sistema completo pode ser instalado em outros locais, basta solicitar uma nova instalação.
4. O custo de manutenção é elevado.
A única manutenção necessária é a lavagem, para garantir a produção constante dos seus módulos.
5. Todos os painéis fotovoltaicos são iguais.
Negativo. Existem vários modelos, marcas e potências.
Verdades:
1. A energia solar é um investimento de longo prazo.
Sim, a energia solar é um ótimo investimento pra quem pensa em longo prazo. Devido a diminuição na conta de energia que pode ser reduzida em até 95% e a durabilidade do equipamento a longo prazo o investimento é imensamente compensador.
2. Energia solar deixa conta de luz mais barata.
É importante destacar que o fato de alguém usar energia solar em sua residência ou empresa não quer dizer que ela está isenta de pagar a taxa mínima cobrada pela distribuidora de energia elétrica convencional. O que haverá é uma diminuição notável desse pagamento que pode chegar a – 95% do seu valor. Ou seja, essa cobrança será de um valor muito reduzido, fazendo com o que o investimento em energia solar valha a pena.
3. A energia solar é limpa
Com toda certeza. Utilizando o sol como fonte de energia e sem causar danos à natureza, a energia solar é sem dúvidas limpa, e uma das fontes de energia mais promissoras e ecológicas do mundo.
4. É preciso solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico.
Se o sistema for OFF GRID onde a energia produzida utiliza baterias para o seu armazenamento não é necessária a homologação.
Porém é necessário destacar que o sistema mais comum e mais utilizado é a ON GRID onde a energia é projetada diretamente na rede elétrica e nesse caso é obrigatória a homologação.
5. Podem durar mais de 20 anos.
Sim, pois a garantia que todas as empresas têm obrigação de especificar para o equipamento é de 25 anos de funcionamento acima dos 80% do seu desempenho de fábrica.
Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma ou sugestão, estamos à disposição.
- Como Calcular Bateria para Sistema Solar: Guia Prático! - 7 de outubro de 2024
- Quanto Tempo Dura uma Bateria Solar: Guia de Vida Útil - 1 de outubro de 2024
- Backup de Energia: A Importância de Sistemas Fotovoltaicos - 30 de setembro de 2024