fbpx
(51) 3909-7279

14/03/2022

Falta de espaço físico, como solucionar?

A situação é bem comum. Ao passar por um bairro, você percebe casas magníficas com os conhecidos painéis solares nos telhados. Só uma coisa me vem à mente: como seria incrível ter energia limpa, renovável e mais barata em minha casa, como a energia solar.

Mas então você percebe que mora em um prédio e fica desanimado só de pensar em como seria difícil convencer cada um dos moradores a deixar você colocar qualquer coisa lá em cima. Pode até ser uma casa, mas como ele aluga, é improvável que o proprietário aprove tal envolvimento em sua propriedade. A realidade é que você não poderá instalar painéis solares em seu telhado, e agora?

Então, acompanhe este artigo para saber o que fazer para resolver o problema da falta de espaço físico para instalar um sistema de energia solar.

1. Espaço disponível

O espaço físico para acomodar os módulos solares é o primeiro requisito. Obviamente, se sua organização utiliza muita energia, a quantidade de painéis exigirá um espaço maior. Os sistemas de energia solar para armazéns e empresas ocupam uma quantidade média de espaço. Para determinar se você tem espaço suficiente para aceitar energia solar fotovoltaica, utilize a seguinte regra prática em sua construção:

Para cada kWp de potência, você precisará de cerca de 10m² de espaço.
Na realidade, quando um sistema fotovoltaico doméstico é instalado, esse número pode se aproximar de 7m².

Devido à necessidade de fornecer espaço para caminhada na cobertura, a presença de saídas de chaminés e outros dispositivos que podem sombrear e consumir o espaço físico das tábuas, impedindo que sejam montadas completamente em fila, é necessária uma área maior nas empresas e fábricas.

Ainda sobre o espaço, se estiver com problemas para encaixar as placas, procure por módulos mais eficientes. Por fim, a eficiência dos painéis pode reduzir significativamente o número de placas necessárias para atender às suas necessidades de energia.

2. Leve em conta o telhado

Este é um detalhe que muitos arquitetos e engenheiros ignoram ao trabalhar em um projeto. Esses especialistas frequentemente ignoram as distinções na fixação de módulos em diferentes tipos de telhados, seja por pressa ou por falta de compreensão prática. A telha de amianto, por exemplo, é um grande impedimento para a instalação de painéis solares fotovoltaicos. São delicados e podem quebrar durante a instalação dos módulos.

Se você tiver a opção, escolha telhas metálicas trapezoidais e termo acústicas. Eles são fáceis de instalar e incrivelmente duráveis, permitindo que os profissionais andem livremente durante a operação.

Telhados planos, como lajes e telhas de concreto pré-moldado, também são bons, e os painéis solares podem ser instalados de várias maneiras:

Estrutura aparafusada à laje com aplicação de impermeabilização; fixado com colas especiais que podem durar mais de duas décadas; com a adição de um suporte específico na parte traseira da prancha, que adiciona um pouco mais de peso ao conjunto.

3. Construa pensando na posição do sol

Seus painéis solares devem estar voltados para o norte e ter um grau de inclinação equivalente à latitude do local de trabalho para obter o máximo desempenho. Seu painel pode ser instalado em qualquer parte do telhado, com exceção da parte voltada para o sul, caso sua obra já tenha começado ou tenha tudo pronto. Vale a pena notar como a eficácia dos painéis varia pouco dependendo de sua orientação.

4. Leve em consideração o peso dos painéis fotovoltaicos

Leve em consideração a carga extra dos módulos se você ainda estiver projetando o site. Na realidade, o painel solar é um componente razoavelmente leve, mas dependendo do local de instalação, pode ser necessário um reforço adicional. Para facilitar sua vida, lembre-se de que cada metro quadrado de painel solar fotovoltaico instalado adiciona cerca de 15 kg.

Devido à leveza dos materiais utilizados na fixação, o peso do sistema pode ser reduzido se você considerar a cobertura solar ideal é escolher a telha termo acústica. O peso varia significativamente dependendo do mecanismo de fixação escolhido. Vale ressaltar que a colocação dos painéis pode resultar no que é conhecido como carga de vento. É o peso extra gerado pela resistência dos painéis à atividade do vento. À primeira vista, esse peso adicional pode parecer insignificante, mas pode adicionar até 70 kg por metro quadrado de placa do sistema.

Como solucionar a falta de espaço físico para instalação do sistema de energia solar?

Suponha que você não tenha espaço físico em sua casa ou empresa para investir em energia solar, mas tenha um terreno ou uma área fora do seu local de consumo (ex: fazenda, sítio). Você sabia que pode instalar energia solar neste local e obter créditos de energia, reduzindo seu custo de energia?

A seguir saiba mais sobre isso que pode ajudar a resolver o problema da falta de espaço físico para instalação do sistema de energia solar.

Usina solar remota

A não viabilidade de instalar painéis solares em casa ou no trabalho não é mais um argumento válido para quem quer se dedicar à energia solar. A nova resolução possibilitou a geração de energia longe do local de consumo. Na verdade, isso permite que os “sem teto”, como certos negócios, prédios comerciais ou pessoas que residem em estruturas, gerem sua energia remotamente colocando sistemas em outros locais, principalmente aqueles com irradiação superior solar.

Esse modo de operação permite, por exemplo, gerar energia em uma residência e utilizar o excedente para reduzir o consumo de outras unidades consumidoras de propriedade da mesma pessoa, como uma casa de praia ou uma fazenda. Aplica-se também às empresas que geram energia em sua sede e compensam o excesso de energia em suas filiais, desde que estejam na mesma área de atendimento da distribuidora.

Usina solar compartilhada

A opção permite que os consumidores interessados se associem a um consórcio ou cooperativa para pagar o custo de instalação de um sistema solar e utilizar a energia gerada para reduzir os custos do consórcio ou cooperado. Anteriormente, os proprietários de sistemas solares só podiam usar créditos de energia extras em locais que compartilhavam o mesmo CPF ou CNPJ. Esses créditos agora podem ser repassados a terceiros com diferentes números de CPF ou CNPJ para ressarcimento em outras unidades consumidoras dentro da mesma zona de concessão ou autorização.

No entanto, é necessária a comprovação do vínculo entre as partes, que pode ser realizado por meio de consórcios ou cooperativas de pessoas físicas ou jurídicas: moradores de prédio residencial ou comercial ou grupo de lojistas se reúnem para investir em um sistema fotovoltaico que irá gerar energia para todas as unidades consumidoras.

Geração em condomínios

A instalação de sistemas de geração distribuída em condomínios (verticais ou horizontais), classificados como empreendimentos de unidades multi-consumidoras, passou a ser permitida pela resolução revisada. Dessa forma, a energia gerada em um condomínio pode ser dividida entre os condôminos de acordo com critérios e percentuais acordados, o pagamento de contas são tratados de forma independente.

A energia utilizada para atender as áreas comuns é compartilhada entre os moradores, assim como as demais despesas do condomínio. As unidades consumidoras devem estar no mesmo imóvel ou em propriedades adjacentes para que isso funcione.

Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.

Mais vistos

Energia Solar é sinônimo de economia

Energia solar é a chave para economizar, ser mais eficiente fazendo mais com menos e viver [...]

Energia solar no Brasil estará presente em mais de 10 milhões de telhados

O potencial de aproveitamento da energia solar é enorme no Brasil e países com grande população [...]

Por que investir em energia solar?

Com um tempo médio de retorno de aproximadamente 5 anos, energia solar é um investimento no [...]

Como funciona a energia solar

Painéis solares aproveitam a energia solar em um processo envolvendo alta tecnologia que já está disponível [...]

Supermercado Zanetti – Sustentabilidade

Supermercado gera sua própria energia com o uso de painéis solares fotovoltaicos em formato de micro [...]

Casa de Carnes Villa – Case de Sucesso

Buscar rentabilidade financeira e redução de custo fixo é o ponto motivador de decisão da Casa [...]