Se você fazer uma rápida “googlada” sobre energia solar certamente você encontrará os termos sistemas off grid e on grid. Mas você tem ideia do que eles significam?
Dependendo do sistema escolhido (off grid ou on grid), vários elementos como custos, manutenção, projeto a ser realizar podem mudar. Enfim, acompanhe o conteúdo de hoje para aprender sobre as principais diferenças entre sistemas off grid e on grid.
Vamos lá?
Sistema On Grid
O sistema on grid (ou grid trie) quer dizer que a geração de energia solar que está ligada à uma rede público, isto é, quando a sua rede de energia produz mais energia do que você é capaz de usar, essa energia retornar à rede pública e vira créditos de energia que possuem validade de 5 anos. Essas informações são referentes a norma válida até 06/01/2023, onde os clientes tem direito adquirido até 2045.
Mas como funciona o sistema on grid?
Funciona assim: os módulos solares (painéis) coletam a luz do sol e a convertem em corrente contínua. E em seguida,, por meio de um “Inversor”, essa corrente é convertida em corrente alternada, que, quando combinada com a tensão, fornece a energia que consumimos.
Sistema Off Grid – Com Baterias
A abordagem mais fácil para descrever como o sistema off grid funciona é começar com a diferença fundamental entre ele e o sistema on grid. O sistema off grid é autônomo, ou seja, não requer vínculo com a rede de distribuição de energia local.
Isso só vai ocorrer graças as baterias, que se encarregam de armazenar o excesso de energia gerado. Apesar dessa diferença, os sistemas funcionam de forma notavelmente semelhante. Ou seja, tanto no sistema off grid quanto no on grid a energia solar é coletada por painéis solares e, em seguida, o sistema converte a corrente contínua em corrente alternada antes de distribuí-la.
Principais diferenças entre o Sistema Off Grid x Sistema Off Grid
1. Autossuficiência de sistemas off-grid vs dependência de sistemas on grid
A conexão com a rede elétrica local é a principal distinção entre sistemas on grid e sistemas off grid. Um sistema on grid é conectado à rede elétrica local, que fornece eletricidade para sua região e, consequentemente, para sua casa. Durante o dia, toda a energia excedente criada pelo sistema solar é alimentada na rede elétrica dessa maneira. Como resultado, um sistema on-grid não é totalmente independente do serviço público local.
Os sistemas off grid, por outro lado, são totalmente independentes e não dependem do fornecimento do distribuidor local.
2. Necessidade de baterias x armazenamento na rede elétrica
O excesso de energia é armazenado em baterias em um sistema off grid que não está conectado à rede elétrica. Você deve gerenciar o uso de energia em sua casa ou empresa usando-os. Como resultado, mesmo quando os painéis solares não estão produzindo eletricidade, as baterias são capazes de atender às necessidades do local, de acordo com o projeto adquirido.
Você não precisa adquirir baterias no outro método, pois a energia gerada é transferida dos painéis solares para a propriedade e depois para a rede pública.
Como veremos mais adiante, a energia viaja tanto para frente quanto para trás através do sistema elétrico.
3. Criação de créditos x ausência de créditos
Os bônus, ou créditos de energia, estão disponíveis apenas para indivíduos que empregam sistemas on grid. A razão disso é que o excesso de energia desse sistema é mandando para rede de distribuição de energia local e convertido em créditos de energia que possuem a viabilidade de uso por um período de cinco anos.
Quando a energia produzida pelas placas é insuficiente para abastecer toda a residência, a rede de distribuição de energia local intervém para preencher a lacuna, diminuindo ou dando folga ao uso da energia elétrica fornecida pelo sistema on grid. Isso porque a eletricidade gerada pelos painéis solares da sua casa também é enviada para a rede de distribuição de energia local.
Isso não é necessário no caso do sistema off grid. Não há vínculo com a rede de distribuição de energia local e, quando as placas são insuficientes, as baterias são utilizadas para atender as demandas.
4. Zona rural x zona urbana
Primeiramente para locais rurais e distantes onde a energia convencional não está disponível ou é instável, soluções alimentadas por bateria são recomendadas. Esses sistemas são uma excelente alternativa para as pessoas dessas localidades que desejam começar a utilizar a energia de forma mais sustentável, pois são totalmente autossuficientes.
A instalação de sistemas on grid é a escolha mais realista para indivíduos que residem em regiões metropolitanas. Enfim, essas são principais diferenças entre sistemas off-grid e on-grid são as seguintes. No entanto, ambos possuem características próximas, como a necessidade de instalar painéis solares e inversores para converter CC (corrente contínua) em CA (corrente alternada).
Primeiramente tanto o on grid quanto o off grin possuem cada um, seus pontos negativos e positivos.
Vejamos o on grid, ele possui no máximo 30% a 35% a mais de desempenho de captação de energia solar em relação ao off grid, bem como possibilita armazenar créditos na rede pública, porém não dispõe de uma ferramenta para guardar energia de maneira autônoma, acabando por precisar estar sempre conectado à rede pública.
Mas o que isso realmente significa para o on grid?
Pois bem, podemos afirmar que em contextos de problemas de distribuição de energia por meio da rede de distribuição de energia local, o sistema de energia solar on grid pode ser prejudicado caso esteja fazendo uso no momento em que há problemas de distribuição de energia da rede pública.
Em contrapartida, o sistema off grid não tem esse ponto negativo, pois não necessita estar conectado à rede de distribuição de energia local, bem como conta com alimentação contínua originada das baterias. Embora o investimento para ter um sistema off grid é alto em razão de que as baterias são itens que são bastantes dificultosos de se desenvolver, tem matérias de alta qualidade e possuem grande tecnologia, porém às vezes em prazo médio é possível ter o retorno no que foi posto no sistema off grid.
Qual é a melhor escolha entre esses dois sistemas?
O fato é que não existe uma solução para todo mundo para essa questão! Tudo depende do que o usuário quer. Claro, cada um desses sistemas tem seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens. Assim, se você não mora no campo e tem à disposição energia a vontade, mas quer uma redução na conta de energia, o on grid é opção mais interessante para você. Aqui os bônus nas contas de energia (créditos) e o investimento para ter um on grid ser menor se compararmos com off grid são bons pontos fortes do on grid.
Por outro lado, caso você resida no campo, ou tem um sistema de refrigeração que deva estar a todo momento ligado ou necessite se certificar que sua propriedade nunca falte energia, o sistema off grid é capaz de ser o ideal para você.
Por fim, gostou de acompanhar este artigo sobre “ as diferenças entre sistema off grid e on grid”? Espero que tenha te ajudado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.
- Como Calcular Bateria para Sistema Solar: Guia Prático! - 7 de outubro de 2024
- Quanto Tempo Dura uma Bateria Solar: Guia de Vida Útil - 1 de outubro de 2024
- Backup de Energia: A Importância de Sistemas Fotovoltaicos - 30 de setembro de 2024