No ano em que completou 10 anos de atuação no mercado gaúcho de energia solar fotovoltaica e em que o setor ficou extremamente aquecido, a Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, superou a meta e chegou à marca de 76% de crescimento em relação ao ano anterior. “O mercado aqueceu muito no segundo semestre em função principalmente dos aumentos das contas de energia elétrica, bandeira tarifária, e, principalmente, em função da crise hídrica”, salienta a diretora da Solled, coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) e diretora do Grupo G5 Solar, Mara Schwengber.
Conforme Mara, a empresa, que é parceira comercial da multinacional brasileira WEG, segue a estratégia de crescimento, com foco no oferecimento das melhores tecnologias em geração de energia limpa e renovável, sempre no intuito de gerar aos clientes mais economia e sustentabilidade nos negócios. “A nossa expectativa para 2022 é crescer 40% em relação ao ano passado. Já a projeção de crescimento do setor é de 105% sobre tudo que já foi instalado de 2012 a 2021”, declara a executiva.
Mara explica que, até 2020, eram 1.619 usinas fotovoltaicas instaladas pela Solled Energia. Já em 2021, a empresa contabilizou 850 novos clientes, mais de 47 mil módulos solares vendidos e 20MW. Ela é uma das pioneiras em solo gaúcho em instalação de usinas solares, sendo que, no ano passado, se destacou com três grandes clientes: DaColônia Alimentos Naturais, de Santo Antônio da Patrulha (2.022 módulos e 899,79 kWp); Coopermaçã, de Bom Jesus, na Serra Gaúcha (1.886 módulos e 839,27kWp); e Cerâmica Soares, de Viamão (1.486 módulos e 661,27kWp). No total, os clientes Solled economizaram, uma média, de mais de R$ 2,1 milhões no ano.
Atualmente, a Solled Energia conta com mais de 170 funcionários, entre efetivos e terceirizados. “Continuamos com vagas em aberto na área técnica, administrativa, vendas e engenharias. O reforço também ocorrerá no time de instalação e, além das oportunidades de aprendizado, continuamos com as vagas de estágios em diversas áreas”, destaca Mara. O planos da empresa ainda é expandir o atendimento para Santa Catarina, porém, sem sede administrativa. Desta forma, haverá um aumento na equipe comercial, com o intuito de atender as oportunidades de negócios em solos gaúcho e catarinense.
Projeto Social – O Projeto Social da Solled Energia tem o objetivo de fornecer a uma entidade sem fins lucrativos do Rio Grande do Sul um sistema fotovoltaico, de potência máxima de 50kWp, o que contribuirá para a redução de custos da instituição. Em 2022, as interessadas devem ser inscrever no site https://www.solledenergia.com.br/social/ até o dia 28 de fevereiro. Após as inscrições, um comitê escolherá cinco entidades, de acordo com os critérios do regulamento, para participar de votação popular, prevista para acontecer de 21 de março a 30 de junho no site da empresa, com a divulgação da vencedora dia 31 de julho. O projeto já colaborou com a sustentabilidade de três entidades: Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame) de Santa Cruz do Sul; Sociedade Assistencial de Candelária (SAC) – Recanto da Vida; e Associação Beneficente Santa Isabel, de Vacaria.
- Investimento em energia solar preserva 390 árvores por ano em fazenda gaúcha de arroz - 5 de junho de 2023
- Solled Energia participa de evento mundial na China sobre energia solar fotovoltaica - 19 de maio de 2023
- Entidades sem fins lucrativos do Estado podem concorrer a sistema de energia solar - 10 de abril de 2023