A preocupação com o futuro das novas gerações está ligada com a preservação dos recursos naturais. Neste sentido, diversas são as formas utilizadas para levar uma vida de maneira mais sustentável. Nos últimos anos, muitas pessoas estão em busca de sistemas capazes de auxiliar na geração da própria energia, seja para preservar o meio ambiente, economizar na conta de luz, ou ambas. As histórias de energia se entrelaçam umas as outras quando os propósitos são ligados à utilização da luz solar. A Connfeipão, padaria e confeitaria, de Santa Cruz do Sul, faz parte deste grupo que está em busca disso.
Prestes a completar 21 anos, a Connfeipão é especializada em pães, cucas, doces, salgados e produtos de mercearia, que conta com 12 funcionários. A padaria surgiu da vontade e do talento da empreendedora Iraci Schwengber que, antes de inaugurar o estabelecimento, em 18 de julho de 1996, produzia pães para vender de porta em porta. A história dela com a energia solar era uma espécie de sonho. O lado sustentável há muito tempo acompanha Iraci, que procura manter atitudes ecologicamente corretas.
A energia solar para Iraci é um aproveitamento daquilo que temos e que está à disposição e ninguém utiliza. “O sol está cada vez mais forte e devemos usufruir o que ele nos proporciona a nosso favor”. Ela diz se sentir, por muitas vezes, apavorada com a possibilidade de um blecaute em virtude do uso sobrecarregado da luz elétrica. A opção encontrada por ela para fazer a sua parte, foi a instalação do sistema solar fotovoltaico da Solled Energia. Há cinco meses, a padaria conta com as placas solares. “A gente faz um investimento que depois vai ter retorno”.
Com o sistema de energia solar, o estabelecimento deixa de utilizar grande parte da eletricidade e passa a gerar energia própria, o que não beneficia somente o seu negócio, como a todos, pois não está sobrecarregando a rede elétrica. Os filhos dela, Simone e Arthur, que auxiliam a mãe na padaria, também acreditam nisso. Os planos para o futuro são diversos, entre eles está modernizar ainda mais o seu empreendimento. Entretanto, um deles ela já realizou: a geração de energia limpa para as próximas gerações. “Se cada um fizer um pouco pela natureza, ainda vai dar para viver mais anos”.
- Energia solar também é qualidade de vida - 14 de julho de 2017
- Empreendimento familiar movido a energia solar - 28 de junho de 2017
- Churrasco garantido com energia solar - 20 de junho de 2017