Desde a última semana, o automóvel BMW I3, movido à eletricidade, tem percorrido a Serra Gaúcha para divulgar o uso de energias limpas e renováveis. O veículo, da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, está visitando as principais microusinas solares da empresa na Serra, promovendo as vantagens da produção de energia solar. “O uso das energias limpas é uma tendência mundial. Assim como o carro elétrico, a energia solar não polui o meio ambiente, pois não emite gases que causam o efeito estufa”, destaca a coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSolar) no Rio Grande do Sul e diretora da Solled Energia, Mara Schwengber.
Desde que foi adquirido, no início de 2019, o carro elétrico é abastecido, em Santa Cruz do Sul, junto ao eletroposto instalado na sede da empresa, às margens da RST 287, defronte ao Comando da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A energia elétrica do eletroposto é gerada pela garagem com cobertura de 15 placas fotovoltaicas, que produzem 4,8 kWp. Na Serra, o carro – que tem uma autonomia de 150 quilômetros – carrega as baterias junto a qualquer tomada de energia elétrica.
Roteiro – A primeira parada do veículo foi o Restaurante Favaretto, em Bento Gonçalves, que possui uma microusina de energia solar de 136 módulos e potência instalada de 46,92kwp. Na próxima semana, o carro elétrico estará em uma das maiores usinas da Serra, instalada junto à Vinícola Geisse, no município de Pinto Bandeira. No local, são 354 módulos, com uma potência instalada de 132,75kWp. Antes de retornar a Santa Cruz, o veículo também fará divulgação junto às empresas Massas Vó Enery, em Veranópolis, e Nichele Madeiras e Móveis, em Bento Gonçalves.
- Investimento em energia solar preserva 390 árvores por ano em fazenda gaúcha de arroz - 5 de junho de 2023
- Solled Energia participa de evento mundial na China sobre energia solar fotovoltaica - 19 de maio de 2023
- Entidades sem fins lucrativos do Estado podem concorrer a sistema de energia solar - 10 de abril de 2023