fbpx

Doçura gelada com energia que vem do sol

Você já pensou na relação entre o sorvete e o sol? Uma sorveteria em Santa Cruz do Sul encontrou na geração de energia solar uma aliada para garantir a sustentabilidade do seu negócio. A economia dos gastos foi o primeiro objetivo, em virtude da necessidade constante de energia elétrica para manter o sorvete sob refrigeração, o que gera custos altos com a conta de luz. A história de energia desta semana fala em superação, persistência e prosperidade. 1901

A Sorvetes Gut, administrada pela família Lisboa, é uma empresa sustentável, que além de se preocupar com a economia, colabora com a preservação do meio ambiente, pois a luz solar é uma ação de baixo efeito ambiental. As placas de energia solar estão em funcionamento há cerca de dois meses em uma casa em Candelária, de propriedade do empresário Gian Lisboa. Os painéis fotovoltaicos geram energia solar de maneira remota para a sorveteria do Shopping Germânia de Santa Cruz do Sul, gerenciada pelo empresário, que ainda utiliza os créditos na conta de luz do seu apartamento.

Conforme Gian, com o investimento nas placas fotovoltaicas, a economia estimada com energia elétrica é de 90% no verão e uma média de 75% nos demais meses. A geração de energia solar foi uma alternativa sustentável para continuar o sucesso do empreendimento, que também abrange uma fábrica e outra sorveteria, ambas localizadas em Candelária. Apesar disso, a trajetória não foi fácil, a família Lisboa passou por muitos desafios e provações.

A história da Sorvetes Gut teve início em 1982, quando Clóvis Lisboa, pai do Gian, adquiriu para o seu pequeno comércio uma máquina de sorvete expresso. Considerado pelo filho um multi empreendedor, ele inaugurou, em 1995, o primeiro bufê de sorvetes, no mesmo local onde já funcionava uma sorveteria por cardápio. Porém, neste período, a marca Gut já havia sido lançada no litoral gaúcho. A trajetória ainda foi marcada por um incêndio, que destruiu quase toda a fábrica. Entretanto, com auxílio dos amigos e muita persistência, o negócio começou a prosperar novamente.

Atualmente, pai e filho administram a indústria, enquanto a sorveteria de Candelária é comanda pela empreendedora Marlei Lisboa, mãe do Gian. Além disso, o sorvete da Gut é levado para mais de 500 pontos de venda no Rio Grande do Sul. Para confirmar que o investimento nas placas solares foi um excelente negócio, a família Lisboa projeta uma fábrica em local próprio e uma nova residência, ambas com geração de energia solar e com o pensamento no futuro das próximas gerações.

MARA ANDREA SCHWENGBER

plugins premium WordPress
Faça uma simulação