Como sabemos, a energia solar está em crescente crescimento principalmente pelo fato de ser uma fonte energética sustentável.
Hoje em dia você provavelmente já ouviu falar sobre essa fonte de energia, porém os primeiros indícios de energia solar surgiram em meados de 1954 através do engenheiro estadunidense Russell Shoemaker Ohl que anunciou a primeira célula fotovoltaica após uma reunião e que deu inicio aos estudos dos painéis solares em 1958 até os dias atuais.
Diante dessa breve introdução a respeito da origem dessa descoberta, há diversas curiosidades que você, caro leitor, talvez não conheça. Por esse motivo, hoje no nosso blog iremos apresentar 10 fatos interessantes sobre energia solar:
O Brasil é um dos países com maior capacidade para geração de energia solar
O Brasil tem um enorme potencial para geração dessa energia renovável, limpa e econômica, visto que recebe mais de 2.000 horas de insolação anual.
Telhado solar sem a utilização de painéis solares
Depois de mais de 35 anos utilizando painéis solares, atualmente a tecnologia fotovoltaica conta com a tecnologia de telhas solares, ou seja, transformam o telhado da sua casa em um gerador de energia sem a necessidade de placas solares e sem interferir no design da casa.
Iluminação solar em estradas
Isso mesmo, o futuro chegou também para criar estradas sustentáveis.
Por enquanto esses projetos são apenas experimentais ao redor do mundo e com a mesma premissa: aproveitar estradas com boa iluminação solar para geração de energia aposentando assim a rede elétrica nessas estradas.
Essa nova tecnologia já está sendo testada em diversos países do mundo como em uma ciclovia na Polônia, em uma via expressa na China, em uma rodovia na França, etc.
NASA x Energia Solar
Os pioneiros no uso da energia solar foram a indústria aeroespacial. A NASA, foi uma das empresas que seguiram esse caminho sustentável utilizando seu potencial energético para suas missões espaciais. Diante disso, vemos a importância da energia solar para a ciência.
Gera energia até em dias nublados
Se a energia solar é obtida através dos raios solares, como pode ser gerada em dias nublados?
Essa questão é respondida pelo fato de que há uma alta tecnologia inserida nos painéis solares capazes de identificar as mínimas partículas do sol mesmo em dias nublados gerando assim energia solar apesar de em menor quantidade de watts do que em um dia ensolarado.
Veículos movidos a Energia Solar
Atualmente há diversos modelos de veículos movidos a energia solar. É o caso do modelo eVe que foi criado por estudantes de engenharia de uma Universidade da Austrália e é considerado o carro elétrico movido a energia solar mais rápido do mundo, chegando a 140km/h.
Árvores Solares
Em resumo, são estruturas que se parecem com uma planta real, porém, produzem energia solar através de galhos feitos de placas solares.
Algumas cidades como Singapura já contam com 18 árvores solares em um parque chamado “Gardens By The Bay”. Podem ser utilizadas para por exemplo, carregar notebooks, tablets, bicicletas elétricas, etc.
No Brasil essa tecnologia já está presente em diversos estados como Ceará, São Paulo, Góias, etc.
Água gerada através da Energia Solar
Pesquisadores do Instituto do Instituto de Tecnologia de Massachussets em parceria com a Universidade da Califórnia criaram um dispositivo capaz de usar a energia solar para reunir partículas de água no ar. O equipamento é capaz de produzir de 2 a 3 litros de água por dia.
Preço da Energia Solar
De acordo com tantas qualidades e benefícios que a energia solar fornece para o seu consumidor, é normal se perguntar se essa tecnologia não seria muito cara para as pessoas.
A questão é que usando energia elétrica comum as pessoas irão pagar por ela até quando não forem mais usa-la, porém na energia solar a longo prazo, o custo vai se pagar sozinho pela economia gerada após a quitação do equipamento.
Compartilhamento de Energia
Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permite o compartilhamento de energia. Ou seja, você instala o sistema em um local e pode dividir entre mais consumidores localizados na mesma área de concessão, porém em endereços diferentes. Essa prática pode ser tanto pessoa física ou jurídica.
Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma ou sugestão, estamos à disposição.